terça-feira, setembro 22, 2015

Cerimônia de encerramento do Encontro Econômico Brasil-Alemanha

Foto: José Paulo Lacerda

ACORDO MERCOSUL-UE E NEGOCIAÇÃO PELO FIM DA BITRIBUTAÇÃO SEGUEM NA AGENDA PÓS-EEBA

Cerimônia de encerramento do Encontro Econômico Brasil-Alemanha foi realizada nesta terça-feira (22), em Joinville. Em 2016, o evento será realizado no Estado alemão da Turíngia



Joinville, 22.09.2015 – No encerramento da 33ª edição do Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA), o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, destacou que os resultados são significativos, mas que não se concluem com o fim do evento. "Temos que avançar em dois pontos na parceria bilateral: na negociação do acordo entre União Europeia e Mercosul, com a liderança da Alemanha e do Brasil; e na retomada das negociações pelo fim da bitributação", afirmou. Na cerimônia, realizada ao meio-dia desta terça-feira (22), em Joinville, foi lançado oficialmente a edição 2016, que terá como sede o Estado alemão da Turíngia.

Na tarde desta terça-feira estão sendo realizadas as visitas técnicas ao Porto de Itapoá, Institutos SENAI de Inovação em Laser e de Tecnologia em Sistemas de Manufatura, BMW, Siemens Healthcare e Perini Business Park.

Côrte também destacou as rodadas de negócios realizadas no EEBA, com cerca de 150 participantes. "Temos grande expectativa quanto aos resultados futuros desses encontros", afirmou. O empresário alemão Knuth Baumgarter, da Micro-Hybrid, fabricante de sensores clínicos, disse que a rodada foi a oportunidade para iniciar a exportação seu produto para a América do Sul. “Queremos e temos a esperança de criar uma empresa aqui. Essa é uma das razões de estarmos hoje no Brasil. Amanhã, por exemplo, temos cinco encontros com empresários em São Paulo”, contou Baumgarter.

Para Mark Rea, da Compuciclado, empresa catarinense pioneira na exportação de lixo eletrônico, o encontro permitiu iniciar novos negócios. “Enxerguei, realmente, uma chance de encontrar pessoas e empresas com quem eu pudesse ter uma articulação, um relacionamento e, eventualmente, prospectar novos negócios” concluiu.

Mobilidade: Ao longo do encontro foram realizados diversos fóruns. Os participantes do painel Mobilidade e Conectividade debateram as novas soluções de mobilidade que estão sendo implementadas nos grandes centros urbanos dos países europeus, gerando conforto e economia, além de reduzir a emissão de poluentes. No entanto, houve consenso que a adoção destas tecnologias no Brasil deve ser precedida por obras de infraestrutura e planejamento de longo prazo.

Para a vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Gleide Patrizi, é preciso pensar em planos que tenham continuidade independente dos ciclos políticos. Ela ressaltou que, mesmo com a crise atual, a perspectiva é que em cerca de 20 anos a quantidade de carros por habitante dobre no País. "Em São Paulo é mais complicado, mas nas cidades médias pelo Brasil ainda pode ser feito um planejamento", defendeu.

Saúde: A telemedicina, modelo de atendimento a distância que auxilia o paciente em recuperação, deve crescer no Brasil nos próximos anos, reduzindo os custos com saúde e ampliando o atendimento nas áreas distantes dos grandes centros. O tema foi debatido durante fórum sobre saúde, no EEBA. O modelo, consolidado na Alemanha e em outros países, leva o especialista ao paciente, faz acompanhamento remoto da recuperação, reintegração dele após o tratamento, além de diagnósticos e terapias simples. Para o neurologista alemão Bodo Kress, o uso da telemedicina pode reduzir o número de pessoas internadas nos hospitais. Em muitos casos, as pessoas podem fazer a reabilitação em casa, mas, pelo fato de não ter o acompanhamento diário, acabam internadas. Nestes casos, o atendimento a distância é uma alternativa ao paciente, com custo mais baixo, e maior comodidade.

NR 12: Para equacionar os problemas causados pela Norma Regulamentadora 12 (NR 12), a sugestão é adotar a normativa europeia, considerada uma das mais avançadas, claras e seguras do mundo, com definições sobre os deveres do fabricante e do usuário de máquinas. A proposta foi defendida pelo diretor da Multivac, Michael Teschner, em workshop no EEBA. “Ninguém entende na Alemanha porque a máquina não atende as exigências do Brasil. O mundo tem que convergir para uma norma só. O custo do fabricante é absurdo. Por que não se copia o que é bom? Por que tem que inventar outro caminho totalmente confuso?", perguntou ele.

A NR-12, editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), regulamenta o uso de máquinas e equipamentos e passou por mudanças que agregaram 300 novas exigências às 40 que já estavam em vigor. Michael explicou que as máquinas fabricadas pela empresa são de engenharia cem por cento alemã, vendidas em diversos países, mas não atendem a norma brasileira.

Infraestrutura: A busca por alternativas que aumentem a eficiência e elevem a competitividade do setor produtivo foi defendida de diversas formas pelos integrantes de um fórum sobre infraestrutura e energia, que também integrou a programação do Brasil-Alemanha. Com mais de 8 mil usinas de biogás, a Alemanha lidera a produção de energia a partir desta fonte que é uma das principais alternativas às usinas nucleares. Hans-Dieter Beuthan, da Câmara Empresarial e Científica Brasil-Alemanha (AHK), destacou que as usinas de biogás no país europeu produzem quase 4 gigawatts de eletricidade. “Essa produção é o equivalente ao gerado por três usinas nucleares”, afirmou Beuthan. Em parceria com a SCGás, a Alemanha assinou protocolo de intenções para a realização de projetos na área de biogás.

O diretor-presidente da Transnordestina Logística, Ciro Gomes, destacou os projetos que vêm sendo realizados pela melhoria da infraestrutura no país, como a ferrovia que tem mais de 1,1 mil quilômetros de extensão e cortará o semiárido do nordeste. O investimento é de R$ 11,2 bilhões com recursos totalmente nacionais, que ligará o sertão do Piauí aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Ele lembrou ainda que a cabotagem deveria ser a principal matriz para o escoamento da produção. “Temos que investir mais em portos. Se nossa população está no litoral, a produção (especialmente de minério de ferro e de grãos) está no interior”, lembrou Gomes, sugerindo a integração de diversos modais que liberte o setor produtivo das rodovias.

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br

Confira mais sobre o encontro em: http://fiesc.com.br/noticias/acordo-mercosul-ue-e-negociacao-pelo-fim-da-bitributacao-seguem-na-agenda-pos-eeba

sexta-feira, setembro 18, 2015

Fim da exigência de extintor de incêndio em carro

Resolução 556 de 17/09/15 

Torna facultativo o uso do extintor de incêndio para os automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.

Extintor ABC de 1 quilo passou a ser vendido mais caro (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Altera o art. 1º, art. 7º e o art. 9º, altera o § 2º e acrescenta o § 3º ao art. 8º, da Resolução CONTRAN nº 157, de 22 de abril de 2004 e revoga o item 20, do inciso I, da art. 1º da resolução CONTRAN nº 14 de 1998.


RESOLUÇÃO Nº 556, DE 17 DE SETEMBRO 2015 Torna facultativo o uso do extintor de incêndio para os automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 12, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e conforme o Decreto nº 4.711 de 29 de maio de 2003, que trata da Coordenação do Sistema Nacional de Trânsito – SNT, Considerando o disposto Considerando o que consta do processo administrativo nº 80000.000521/2015-52 RESOLVE: Art. 1º Alterar o art. 1º da Resolução CONTRAN nº 157, de 22 de abril de 2004, que passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 1º Esta norma torna facultativo o uso do extintor de incêndio, para automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada, do tipo e capacidade constantes da tabela 2 do Anexo desta Resolução, instalado na parte dianteira do habitáculo do veículo, ao alcance do condutor. § 1º Os proprietários dos veículos descritos no caput poderão optar pelo uso do extintor de incêndio. 2º Os fabricantes e importadores dos veículos descritos nos caput deverão disponibilizar local adequado para a instalação do suporte para o extintor de incêndio, na forma da legislação vigente. § 3º Os proprietários de veículos que optarem por utilizar o extintor de incêndio deverão seguir as normas dispostas nesta Resolução. §4º É obrigatório o uso do extintor de incêndio para caminhão, caminhão-trator, micro- ônibus, ônibus, veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos, gasosos e para todo veículo utilizado no transporte coletivo de passageiros. Art. 2º Alterar o art. 7º da Resolução CONTRAN nº 157, de 2004, que passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 7º Os extintores de incêndio deverão atender às seguintes exigências: I – nos veículos automotores previstos no item 1 da tabela 2 do ANEXO, deverão ter a durabilidade mínima e a validade do teste hidrostático de cinco anos da data de fabricação, e ao fim deste prazo o extintor será obrigatoriamente substituído por um novo; (redação dada pela Resolução nº 223/07) II. nos veículos automotores previstos nos itens 2 e 3 da tabela 2 do Anexo, deverão ter durabilidade mínima de três anos e validade do teste hidrostático de cinco anos da data de fabricação.” Art. 3º Alterar a redação do § 2º e acrescentar o § 3º ao art. 8º da Resolução CONTRAN nº 157, de 2004, que passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 8º .................. (...) § 2º A partir de 1º de outubro de 2015, os veículos automotores obrigados a utilizar o extintor de incêndio só poderão circular equipados com extintores de incêndio com carga de pó ABC. § 3º A partir de 1º de outubro de 2015, os proprietários de automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada, que optarem pela utilização do extintor de incêndio, deverão utilizar extintores de incêndio com carga de pó ABC.” Art. 4º Alterar o art. 9º da Resolução CONTRAN nº 157, de 2004, que passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 9º. As autoridades de trânsito ou seus agentes deverão fiscalizar os extintores de incêndio, nos veículos em que seu uso é obrigatório, verificando os seguintes itens: (...)” Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Art. 6º Fica revogado o item 20, do inciso I, do art. 1º da Resolução CONTRAN nº 14, de 1998. Alberto Angerami Presidente Guilherme Moraes Rego Ministério da Justiça Himário Brandão Trinas Ministério da Defesa Alexandre Euzébio de Morais Ministério dos Transportes José Maria Rodrigues de Souza Ministério da Educação Pág. nº 03, da Resolução CONTRAN nº 556/2015. Luiz Fernando Fauth Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Edilson dos Santos Macedo Ministério das Cidades Marta Maria Alves da Silva Ministério da Saúde Marcelo Vinaud Prado Agência Nacional de Transportes Terrestres




http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao5562015.pdf

Encontro Econômico Brasil-Alemanha em Joinville-SC



Prefeitura de Joinville participa do Encontro Econômico Brasil-Alemanha
Joinville,
18/09/2015 

ABERTURA DO BRASIL−ALEMANHA DEBATE COOPERAÇÃO PARA SUPERAR DESAFIOS




A Prefeitura de Joinville vai participar ativamente da 33ª edição do Encontro Econômico Brasil−Alemanha (EEBA), que abre oficialmente na próxima segunda-feira (21), às 9 horas, no Complexo Expoville, em Joinville, e segue durante a terça-feira (22).

O município terá um estande no evento, onde vai divulgar atrativos turísticos e também os potenciais econômicos, por meio da Fundação Turística e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Side). Servidores que falam a língua alemã estarão recepcionando o público. Além disso, no domingo e segunda-feira (dias 20 e 21), oito integrantes do Ministério da Agricultura da Alemanha vão visitar a área rural do município.

No domingo, o grupo conhecerá, na região de Pirabeiraba, a empresa de produtos orgânicos Viapaxbio, às 16h, a Casa Krüger, às 16h30, e a Estrada Bonita, às 17 horas. Na segunda-feira, os alemães visitam a propriedade de Osvaldo Rieper, na Estrada do Salto II, bairro Vila Nova, que produz a Cachaça da Vila. Às 11h30, eles conhecem a Fundação 25 de Julho, almoçam na Sociedade Rio da Prata (SC-418) e, às 13h30, visitam a fábrica de cerveja artesanal Opa Bier, em Pirabeiraba.

“Queremos mostrar ao grupo da Alemanha a realidade do nosso meio rural, processos de produção e o trabalho da Fundação 25 de Julho”, explica o presidente do órgão municipal, Valério Schiochet. Durante o encontro, também será apresentado o Complexo de Desenvolvimento Rural de Joinville e Região, formado pela Fundação 25 de Julho, Casa Krüger, Cidasc, Epagri e Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke.

Programação:

O evento abre oficialmente às 9 horas de segunda-feira, com o tema “cooperação para superar desafios”. Após a cerimônia, serão realizados painel sobre políticas econômica e comercial e oportunidades de negócios entre Brasil e Alemanha, além de fóruns sobre inovação, bioeconomia e biotecnologia, digitalização da economia e os desafios enfrentados pelas cidades. Durante o encontro, o prefeito Udo Döhler vai participar de reuniões para divulgar a potência econômica do município.

Na terça-feira (22), o EEBA se inicia às 8h30, com a realização de encontros de negócios multissetoriais. Ao longo da manhã também serão realizados fóruns sobre mobilidade e conectividade, saúde, energia e infraestrutura, além de workshop sobre segurança no trabalho e as consequências da Norma Regulamentadora 12. Ao meio-dia será a cerimônia de encerramento do Encontro e a divulgação da edição de 2016, que será realizada no Estado de Thuringia, na Alemanha.

Organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e sua congênere alemã Bundesverband der Deutchen Industrie (BDI), o encontro reunirá 865 empresas brasileiras e alemãs com sede no Brasil, e 184 empresários alemães virão na comitiva do vice-ministro da Economia e Energia da Alemanha, Matthias Maching. Também estará em Joinville um representante dos Estados Unidos e outro da Inglaterra.

Prêmio: no domingo (20), das 19 às 23 horas, será realizada a solenidade Prêmio Personalidade Brasil−Alemanha 2015, na Sociedade Harmonia-Lyra. O homenageado brasileiro será Weber Porto, CEO da Evonik Degussa Brasil. O premiado alemão será Heiz Hermann Thiele, presidente do conselho fiscal Knorr-Bremse Group. O evento é exclusivo para associados da Câmara Brasil−Alemanha e seus convidados. Mais informações no site da Fiesc: www.fiesc.com.br 
http://fiesc.com.br/noticias/abertura-do-brasil-alemanha-debate-cooperacao-para-superar-desafios


Diego Rosa
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: drimprensa@gmail.com

Festa da Cerveja de Joinville



Prefeitura divulga as atrações da Bierville
Festa da Cerveja de Joinville


A Prefeitura de Joinville, por meio da Fundação Turística, a empresa Sol Feiras e Eventos e a cervejaria Ambev divulgaram a programação da Bierville – Festa da Cerveja de Joinville.

O evento, que acontecerá de 29 de outubro a 1o de novembro, no Complexo Expoville, marca a estreia de Joinville no circuito das festas de outubro de Santa Catarina.

“Joinville, a maior cidade do Estado, não poderia mais ficar fora do circuito das festas de outubro de Santa Catarina. Vamos resgatar nossas tradições, nossa história e presentear o público com um grande evento onde a alegria e os sabores da cultura germânica são representadas em uma grande festa”, afirmou Raulino Esbiteskoski, presidente da Fundação Turística.

De acordo com o presidente, a criação de um evento como a Bierville era um desejo da atual administração de Joinville, e sua concretização foi possível graças à parceria com a iniciativa privada.

“Estamos muito satisfeitos com o fato de a Sol Eventos e a Ambev terem acreditado no nosso projeto. Mais uma vez, vemos que a parceria entre o poder público e a iniciativa privada são essenciais para o desenvolvimento turístico de Joinville”, completou.

A Bierville será realizada no Complexo Expoville e a expectativa é de que 50 mil pessoas visitem a festa. Para atrair o público, a programação está repleta de atrações de qualidade, traduzindo todo o estilo e alegria da cultura germânica.

De acordo com Norberto Mette, diretor da Sol Feiras e Eventos, a Bierville vai reunir ícones das festas germânicas: “Vamos trazer para a festa bandas renomadas como a Cavalinho, Os Montanari, Vox 3, Banda Society, a Original Donaushcwaben Musikanten, entre outros destaques. A gastronomia também será diversificada e com os principais pratos típicos da culinária alemã”.

A cerveja oficial da Bierville será a Brahma. O público optar pelo tradicional Chopp da Brahma, reconhecido por seu sabor e aroma neutro, que torna a bebida mais leve, ou pelo Chopp Brahma Black, que apresenta como diferenciais a cremosidade extra e o efeito visual tipo cascata, graças ao processo de fabricação especial.

Também presente no evento, o presidente da Santur (Santa Catarina Turismo S/A), Valdir Walendowsky, ressaltou a importância de Joinville participar do roteiro das festas germânicas. “As festas étnicas transformaram o turismo de Santa Catarina. E Joinville, que também tem a cultura germânica no seu DNA, não poderia deixar de ter a sua festa da cerveja”, comentou.

Para o prefeito Udo Döhler, a Bierville vai incluir definitivamente Joinville no roteiro das festas alemãs de Santa Catarina: “Estamos constituindo o trade da cerveja para fazer a melhor festa de Santa Catarina”.

Sobre a festa

O horário de funcionamento da Bierville será das 19h à 1h, na quinta-feira (29/10) e das 19h às 2h, na sexta-feira (30/10). No sábado e domingo, a festa estará aberta ao público das 17h às 2h.

O valor da entrada será de R$20 e meia-entrada R$10 (para estudantes e menores de 10 ou maiores de 60 anos). Menores de 18 anos só entram acompanhados dos pais ou responsáveis. O valor do estacionamento será de R$15 para carros e motos; R$30 para vans; e R$45 para ônibus.

A Bierville – Festa da Cerveja de Joinville, será realizada pela Sol Eventos – empresa que já assinou importantes eventos como a Oktoberfest, o Festival Gastronômico de Blumenau e o Festival de Botecos de Rio do Sul. O evento terá o patrocínio da cervejaria Ambev e apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, por meio da Fundação Turística.

Informações à imprensa:
Graziella Marques Bilá
Assessora de Imprensa
(47) 3453-2663 / 8496-9802
fundacaoturistica.joinville.sc.gov.br
facebook.com/descubrajoinville

sexta-feira, setembro 04, 2015

Encontro de pessoas que amam acampar na natureza

1º VQQ de Primavera em Garopaba-SC 


VQQ ( Vai Quem Quer) Modalidade de encontros de amigos campistas 

 Estilo de acampar e se encontrar, o Vai quem quer, o famoso VQQ, criado pelo campista Jão o Bão de Tupã SP, com finalidade de encontrar os amigos em qualquer camping sem taxas e pacotes, sem compromissos de jantares, bingos e outros. Se quiser juntar panela junta, se quiser ficar na sua fica, importante é ir se quiser encontrar os amigos e futuros amigos.

Acontecendo! Já estão no camping mais de 50 equipamentos em torno de 80 pessoas, são esperada pelo menos umas 150 pessoas e mais de 80 equipamentos durante o periodo de 03 a 10 de setembro que é onde se entende a estadia para os que vão ao encontro Nacional de caravanistas do grupo Rodamundo de SC;

De 03 a 07 de setembro de 2015, no Camping Lagoamar em Garopaba-SC.



1º VQQ de Primavera em Garopaba-SC – De 03 a 07 de setembro de 2015, no Camping Lagoamar em Garopaba-SC.
Foto: Anibal Bassan Jr.

Foto: Anibal Bassan Jr.
Foto: Anibal Bassan Jr.
Foto: Anibal Bassan Jr.

Foto de  Robson Da Romas Bolsas
Foto: Anibal Bassan Jr.



Para os que vão ao encontro em Pomerode-SC, do Rodamundo, que estiverem no camping ou chegarem até dia 08 de setembro podem ficar até dia 10. Após o dia 10 o camping volta a ficar fechado.

Lembrando que o camping só abrirá a partir do dia 03 de setembro.


Estrutura completa, de frente para o mar com muito espaço e natureza. Confirme sua presença com antecedência e nos ajude a programar melhor sua estada.
Foto: Anibal Bassan Jr.

Valor da diária é de R$ 20,00 por pessoa.

Crianças de 06 a 10 anos paga meia diária, ou seja R$ 10,00.

Acima de 10 anos valor normal.

Não será cobrado taxa extra do equipamento.

São aceitos qualquer tipo de equipamentos de campismo.
Será aceito animal de estimação desde que seguido as regras de cuidados com os pets.(somente para esse encontro)

Encontro Vai quem quer(VQQ)

VQQ chamado pelo Campista Luis Antonio Brasil https://www.facebook.com/luisantonio.brasil

Ver sobre o camping e outras opções de hospedagem no camping:
  http://www.lagoamar.com.br/
Confirmar presença: https://www.facebook.com/groups/276870852434110/events/

Apoio:

Romas Bolsas – Sorteio de uma Bolsa e uma camiseta do encontro para os que estiverem presente no dia do sorteio.
https://www.facebook.com/romasbolsas/timeline
Romas Bolsas
Web TV Nós de Joinville-Programa Campismo Brasileiro

www.nosdejoinville.com.br

Grupo Campistas e Futuros Campistas do Brasil

Ver sobre o camping e outras opções de hospedagem no camping: http://www.lagoamar.com.br/
Apoio:https://campistasefuturoscampistasdobrasil.wordpress.com/

AÇÃO SOCIAL PELO BRASIL

http://andarilhamorgana.wix.com/andarilhadobem#!doacoes/c1avz

Vamos aproveitar que Deus nos deu a chance de poder aproveitar a vida com saúde e vamos fazer uma boa ação.

Este VQQ, em solidariedade aos irmãos menos favorecidos do norte do país convida os participantes a CONTRIBUIR com qualquer valor a ser depositado na conta da ANDARILHA DO BEM ou entregar para o Luis Antonio Brasil que chamou esse VQQ, que ele se compromete de depositar para ela.

Conheça o trabalho dela no seguinte endereço:

https://www.facebook.com/pages/Andarilha-do-Bem/1402670313295991?sk=timeline

http://andarilhamorgana.wix.com/andarilhadobem

Doações: http://andarilhamorgana.wix.com/andarilhadobem#!doacoes/c1avz
10394512_1512269409002747_5645534067883982871_n