sexta-feira, dezembro 06, 2013

Está Kombinado: é o fim




Despedida Mundial da Kombi será realizada neste dia 08/12/2013! O evento acontece no estacionamento da Volkswagen da Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo. O evento em tom de despedida é uma realização do Sampa Kombi clube e pretende reunir centenas de Kombis de variados modelos.



A despedida Mundial da Kombi será realizada no dia 08/12/2013 no estacionamento da Volkswagen da Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo. O evento em tom de despedida é uma realização do Sampa Kombi clube e pretende reunir centenas de Kombis de variados modelos.


“Faremos um grande evento e todas as Kombis farão parte dessa exposição. Cheguem até as 9h da manhã para garantir o lugar para a sua Kombi. Vamos ficar até às 16 horas neste evento especial em homenagem às preciosas. Serão 200 vagas para a exposição e já temos 70 inscritos”, afirma Eduardo Gedrait, um dos organizadores da exposição.


Parar por quê?


Não será por falta de vontade do fabricante. Os engenheiros da Volkswagen não conseguiram posicionar freios ABS e air bag na Kombi, o que significa que estará em desacordo com a legislação brasileira daqui há um ano. Criada na Alemanha, começou a ser fabricada em 1950 e no Brasil em 1957, o utilitário multifuncional atingiu uma produção de 1,5 milhão em 2011. O fabricante – no Brasil – não confirma, mas não nega o fim da produção, e alega não ser a primeira vez que se depara com impasses técnicos.


A Kombinationfarhzeug, em português “veículo de uso combinado”, foi projetada no pós-guerra não somente por alemães, mas por um oficial das forças de ocupação inglês Major Ivan Hirst – a Alemanha perdeu a 2ª guerra mundial-, pelo engenheiro alemão Alfred Haesner e por um holandês, Ben Pon, que desenhou o projeto em 1947. A primeira versão vendida ao Brasil, em 1950, tinha apenas 30 cavalos, quatro marchas não sincronizadas e sistema elétrico de 6v, alimentado por dínamo. Segundo Hirst, a Kombi foi concebida no dia 23 de abril de 1947 e Haesner assumiu a produção. Em 1948, com a fábrica novamente sob controle da Alemanha, os primeiros protótipos rodavam pelas ruas, revelando o primeiro mini-furgão do mundo.


Fama internacional


A Kombi conquistou a simpatia de motoristas de diversos países, recebeu nomes curiosos como “Pão de forma”, em Portugal, “Papuga”, na Polônia, “Bulli”, na Alemanha, “Perua”, no Brasil e “Bus” nos EUA. Ela faz parte da história de muitas famílias brasileiras e é o ganha pão em setores como o dos transportadores de mercadorias, fretamento escolar e de funcionários, ou ainda lanchonetes móveis (caldo de cana). Atualmente, o Brasil é o único país com a produção ativa desde 1996, quando parou de ser fabricada em outros países.


O mercado externo procura pelo veículo brasileiro. Desde 2000, um fabricante de motor homes da Inglaterra compra de 100 a 200 Kombis anualmente. Um fabricante brasileiro, instalado na grande Joinville, passou a produzir um modelo similar para recreio, a Kombinet. O empresário Plínio Cesar diz que pensou em fabricar um motor home com preço mais popular. “O cliente me traz a Kombi e faço a montagem por R$34 mil, incluindo a mudança necessária na documentação, senão é alteração de características do veículo e dá problema”, diz ele, que vende a Kombinet para São Paulo, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina.

Por James Klaus

Mais informações acesse: http://www.jnbonline.com.br/despedida-da-kombi-sera-uma-festa/

Veja como foi a despedida da Kombi


Foto: https://www.facebook.com/ABit2low/photos


Fotos:Carmelita e Emílio Figueroa

Participaram 170 entusiastas da Kombi, de raras unidades importadas da Alemanha nos anos 50, a brasileira Last Edition, série de 1,2 mil exemplares  à novidade em termos de moradia ou escritório, fabricada pela empresa www.victoriamotorhomes.com.br a Kombinet, uma kombi transformada em Kombi casa ou kombihome, sendo fabricada em série, que teve seu início em 2012.


Fotos:Carmelita e Emílio Figueroa






A safari da Karmann Ghia do Brasil, que foi o primeiro motor casa fabricado em série no Brasil, segundo o grupo de Safaristas do Brasil que mantem o  registro das safaris fabricadas, não se tem noticias de mais que 600 exemplares pelo mundo.. Esse motorcasa era fabricado na década de 70 com a Chassi da Kombi furgão e Standart  e teve sua ultima unidade fabricada em 1995.

Veja o vídeo da Revista.webmotors.com.br/ onde mostra mais sobre esse Motorhome da Karmann Ghia do Brasil chamado de Safari.

Publicado em 09/12/2013
http://webmo.to/revista-wm◄ A grande companheira de viagens do aposentado José Barazal é a sua Kombi Safari 1985. O raro modelo produzido pela Karmann Ghia tem a estrutura de uma casa: há fogão, pia, banheiro e até cama de casal. Ao lado de sua esposa Ivanete Barazal, José roda o mundo com esta que é sua quarta Kombi. Assista ao primeiro episódio da série 'Eu e minha Kombi', uma produção WebMotors.

Reportagem: Ricardo Sant'Anna
Imagens: Guilber Hidaka, Bibo Bouzaz e Emerson Pena
Produção: Marcio Pereira e Fernanda Vergueiro
Roteiro: Carina Mazarotto
Edição e arte: Anderson Massambani
Editor-chefe: Rodrigo Ferreira























A kombi que vira casa - KOMBINET








Nossa querida velha senhora, pão de forma, pão pulmann,  peruinha, cabrita, Jesus me chama,Furgão,  microônibus Volkswagen Kombi, camper van, van. Agora tem uma nova versão a KOMBINET Kombihome, uma kombi casa.


A Kombi picku-up era conhecida como "cabrita" pois a traseira pulava muito quando vazia.













Jornalistas da Alemanha, Inglaterra, Áustria, Suíça e Holanda foram enviados pela Volkswagen de Hannover, na Alemanha, para a cobertura evento. TVs por assinatura gravaram imagens e entrevistas para documentários. Jornalista-celebridade, o inglês Mike Brewer fez gravações para seu programa "Wheeler Dealers", do Discovery Channel.






Quer ver mais fotos do evento, acompanhe em:



Enzo e Pedro em tom de despedida da Kombi, porem em casa porque a sua Kombi se transformou em kombinet Kombihome e em qualquer lugar que eles possam ir estão em casa e essa Kombi casa continua a todo vapor sua fabricação.

 Emílio, representando a Kombihome Kombinet na despedida da Kombi


 Emílio Figueroa e família  representando  a empresa www.victoriamotorhomes.com.br e a Kombihome Kombinet 



Link de matérias sobre o evento:





Parabéns aos organizadores do evento, em especial ao Sampa Kombi Club.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COMENTAR!