terça-feira, outubro 04, 2011

A Polícia Militar está de olho em você

A Polícia Militar está de olho em você




Sistema de monitoramento por câmeras cobre a região central de Joinville

Imagens das 41 câmeras são enviadas via cabo óptico para a Central de Emergências 190, onde 10 atendentes monitoram os 06 telões em busca de suspeitos ou acidentes de trânsito.



Numa sala climatizada e restrita, uma parafernália de cabos, gravadores digitais e módulos garantem o registro de tudo que acontece na área de abrangência dos olhos eletrônicos

Quilômetros de cabo óptico conduzem diuturnamente o cotidiano da região central. Quando rompido um cabo desses, o custo de religamento mais simples é de R$ 20.000... cada um!




Quando uma ação suspeita é identificada ou denunciada via 190, um atendente direciona a equipe mais próxima ao local da ocorrência, fazendo o acompanhamento do suspeito ou da ação.


Nesse momento, guarnições de apoio específicas, como o Grupo de Resposta Tática (GRT), Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), Grupo de Patrulhamento Aéreo (GRAER) ou Bike Patrulha são enviados para apoiar a ação, podendo, inclusive, haver o acionamento do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), sediado em Florianópolis, que será enviado via aérea, se necessário.

Na mesma central também estão lotados os grupos de resgate do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (193) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU (192). A Polícia Militar participa desta categoria com o Grupo de Paramédicos (190).


Qualquer que seja a emergência, passará pela triagem da Central, para então ser deslocada a equipe mais adequada para a situação

Segundo o Sub-chefe da Central de Emergências 190, Tenente Daniel, são realizadas diariamente 2000 solicitações de atendimento, das quais, 100 serão classificadas como "nada constatado", ou seja, trotes.



  Ele comenta que o número maior de ocorrências acontece às quintas-feiras, com 2000 solicitações e aos sábados, com 2500 chamadas em média. Nos bairros, a maior parte dos solicitantes reclama de som alto após as 22h, e na área central são arrombamentos, furtos, assaltos, consumo/ tráfico de drogas e acidentes a maior parte das solicitações de atendimento.


Quem frequenta o centro da cidade certamente está sendo monitorado pelas câmeras e pelo olhar atento da Polícia Militar.

Texto e fotos: James Klaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COMENTAR!