domingo, maio 13, 2012

SAÚDE: 310 mil moradores já fizeram o cartão SUS em Joinville

EM jOINVILLE
A Secretaria Municipal da Saúde informa que 310 mil moradores de Joinville já receberam seu número do cartão SUS, exigido pelo Ministério da Saúde. Para facilitar o atendimento de quem ainda não fez o cadastro, no sábado da semana que vem, dia 19 de maio, algumas unidades de saúde estarão abertas para fazer o cartão SUS.  A definição de locais de atendimento e horários serão definidos até a próxima semana.

Até o momento, 44 milhões de brasileiros possuem o cartão SUS. O documento  é obrigatório inclusive para quem possui plano de saúde. A meta do governo federal é que todos os brasileiros tenham o Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou o número do documento até 2014. O objetivo é que o histórico dos atendimentos prestados ao paciente esteja registrado em uma única base nacional de dados, permitindo o acesso a estas informações por qualquer unidade de saúde.

Cartão SUS pela internet
A Secretaria da Saúde também disponibiliza o cadastro do cartão SUS pela internet. Basta acessar a página da Prefeitura de Joinville (www.joinville.sc.gov.br) ou da Secretaria Municipal da Saúde (www.saudejoinville.sc.gov.br). O cadastro online é uma forma rápida e fácil de fazer o cartão, sem precisar sair de casa. Devido ao grande número de acessos de todo país à base de dados do Ministério da Saúde (responsável por gerar o número do cartão SUS), o tempo de espera para receber o cartão SUS por e-mail pode chegar a 30 dias.
Para fazer o cadastro online, siga as instruções abaixo:
PASSO A PASSO:
Para retirar seu número do Cartão SUS, acesse a página da Prefeitura de Joinville (www.joinville.sc.gov.br) ou da Secretaria Municipal da Saúde (www.saudejoinville.sc.gov.br). Na página da Prefeitura, clique no ícone "Cidadão" e escolha a opção "Cartão SUS". Na página da Secretaria da Saúde, vá para a barra "Serviços" e clique em "Obter Cartão SUS". Preencha o nome completo e a data de nascimento e clique em "Pesquisar". Caso você já possua cadastro no SUS, irá aparecer ao lado do seu nome a opção "Visualizar". É só clicar e imprimir o seu Cartão do SUS. Caso não esteja cadastrado, irá aparecer a informação "Usuário Não Cadastrado - Solicitar Cartão". Nesta forma, clique sobre a informação e preencha todos os dados solicitados. Em até 30 dias, a Secretaria Municipal da Saúde lhe enviará o número do seu Cartão Nacional de Saúde (CNS). Ao acessar novamente o mesmo caminho, ele estará disponível para impressão. Imprima seu cartão e guarde-o.
Documentos exigidos para o cartão SUS: identidade ou certidão de nascimento e/ou casamento e comprovante de residência.
Outras informações na Secretaria da Saúde pelo 3481-5145 ou 3481-5120.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COMENTAR!