quinta-feira, junho 21, 2012

Dois alunos do Bolshoi do Brasil são contratados por balé austríaco

Joinville,
21/06/2012


Dois jovens da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil ganharam um contrato de um ano com o Ballet do Salzburg Landestheater, na Áustria. O duo despertou a atenção de Peter Breuer, diretor da companhia, em visita à instituição do Bolshoi em Joinville no mês de maio. A paranaense Danúbia Pereira e o paraibano Iure de Castro agora dão início aos preparativos para a viagem que mudará completamente suas rotinas, abrirá portas e oportunidades de crescimento profissional e cultural para os bailarinos.

O objetivo da vinda de Peter ao Brasil, pela primeira vez, foi também descobrir novos talentos na área da dança. Entre os alunos do Bolshoi brasileiro e bailarinos de outras companhias visitadas no Rio de Janeiro, o diretor retorna com quatro novos integrantes. Na escola de Joinville, Peter destacou a boa estrutura e revelou que acha os bailarinos brasileiros muito fortes, com boa energia e talentosos.

Na Áustria, Peter foi diretor, por dois anos, da ex-bailarina da Cia. Jovem, Stephanine Ricciardi, quando iniciou sua carreira internacional e que atualmente é bailarina do Theater Dortmund. Trabalhou com o pianista da Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Eduardo Boechat, num workshop internacional na EDAS – SIBA (European Dance Art Salzburg - Salzburg International Ballet). Depois desse workshop, Peter convidou o pianista para montar a trilha do novo espetáculo da Salzburg - “Elements”, que teve estreia esse ano, no mês de janeiro.

Os bailarinos

Danúbia Carolina Barbosa Pereira, 19 anos, é natural de Ibiporã-PR, pratica esportes desde os sete anos de idade, iniciou na ginástica rítmica, mas o destino fez com que ela utilizasse suas habilidades artísticas para o balé clássico. Assim, em 2007, participou da audição da Escola Bolshoi e conseguiu uma vaga, que desde então, mudou completamente sua vida.

Hoje no último ano da Escola Bolshoi e com a conquista de ser a única bailarina escolhida por Peter Breuer para a companhia austríaca, a paranaense comemora. “Essa é uma oportunidade muito boa que tenho que aproveitar. Quero usar essa experiência para impulsionar a minha carreira como bailarina profissional. Além de prender outra língua, cultura e estilo de dança, estou muito feliz”.

Iure de Castro, 19 anos, nasceu em Campina Grande – PB, nunca havia dançado na vida, quando em 2004, a Escola Bolshoi foi apresentar um espetáculo e divulgar sua audição pelo estado da Paraíba. Na época muitas crianças foram mobilizadas, mas apenas dez conseguiram a vaga, entre eles estava Iure. Agora depois de oito anos em Joinville, o paraibano colhe os frutos de toda a mudança que passou com os anos de dedicação ao balé, que lhe rende a contratação para a companhia profissional de Ballet do Salzburg Landestheater, na Áustria. “Meu sonho sempre foi viver da dança e poder viajar pelo mundo com ela. Com a contratação vou poder realizar este objetivo, estou imensamente feliz, quando soube da notícia falei sim na hora, nem pensei em todas as mudanças que irei passar, não estou com medo, mas sim, com muita expectativa, tenho certeza que será uma evolução para a carreira de bailarino”.

Albenize Ballen Bueno
Coordenadora de Comunicação

(47) 3422-4070 ramais 232

(47) 7813 -9857 ID 936*18982 ou (47) 8801-8365
imprensa@escolabolshoi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COMENTAR!