Projeto Jovem Cidadão Escola Municipal Pedro Ivo Campos
Karate-Do
Entende-se como Karate-Do a prática complementar de formação cultural e desportiva baseada no desenvolvimento do sistema de defesa pessoal e evolução interior.
Karate é uma palavra japonesa que significa ‘mãos vazias’. É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. O maior objetivo do karate é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo.
Além de ser um excelente meio de auto-defesa, o karate também é um meio ideal de exercício.
A Secretaria de Esportes de Joinville desenvolve vários projetos e a escola funciona como sede.
Os alunos se inscrevem conforme disponibilidade de horário no contra-turno de suas aulas e de acordo com sua preferência.
Ele lembra aos pais que todos devem ter dedicação para que seus filhos desenvolvam responsabilidade e disciplina não somente na prática do karatê mas sim de todos os outros esportes, nos estudos e na vida em geral.
O Karate esportivo
Nos últimos anos, foram formuladas regras de combate simulado para se evitar ferimentos graves, com o propósito de introduzir o karate como um esporte competitivo. O karate de torneio é um jogo de reflexos que exige ‘timing’, velocidade, técnica, estratégia, camaradagem e controle, onde prevalecem HONRA, LEALDADE e SENSO DE COMPROMISSO.
Durante os torneios, todos os golpes, embora fortemente focalizados, devem ser controlados precisamente antes do contato.
A graduação no caratê é importante para indicar o nível de experiencia dos praticantes, e é vista como sinal de respeito para os atletas menos graduados. Para demonstrar a graduação os caratecas usam uma faixa com uma cor na região da cintura. A ordem das cores das graduações variam de estilo para estilo mas como padrão, a faixa iniciante é a de cor branca.
Na classificação de faixas coloridas, Kyu significa classe, sendo que essa classificação é em ordem decrescente. Na classificação de faixas pretas,Dan significa grau, sendo a primeira faixa preta a de 1º Dan, a segunda faixa preta 2º Dan e assim por diante em ordem crescente.
Em um plano simbólico, o branco representa a pureza do principiante, e o preto se refere aos conhecimentos apurados durante anos de treinamento.
Desde que foi estabelecido e aceito o sistema de faixas coloridas, a graduação do caratê assemelhou-se muito ao seriamento escolar, entonces, para os alunos galgarem graus ascendentes, até o de mestre, são procedidos testes com diferentes características e exigências, de acordo com o grau de conhecimentos exigidos para a faixa imediatamente anterior, ou seja, o aluno obtem a próxima faixa, se conseguir demonstrar que aprendeu a todo o conhecimento correspondente ao grau que ocupa e pretende superar; em tese, somente quando o aluno aprendeu tudo de um estágio é que está pronto para prosseguir no caminho do caratê.
Habitualmente, também se exige certo período de tempo entre um exame e outro.
Entrega de faixas ( obi) para alunos que fizeram o exame
O Significado do OBI (FAIXA)
O obi é um cinturão ou faixa que serve para manter o kimôno fechado, a faixa tem um significado simbólico. Esse aspecto simbólico são as cores. Tradicionalmente, quando alguém começa a praticar Karatê, recebe a faixa branca. Após anos de treinamento, a faixa tende a ficar cada vez mais escura, assumindo uma coloração marrom.
Se continuar praticando, ela vai se tornando preta. A faixa preta significa que a pessoa esteve treinando Karatê por muitos anos.
Quando o karateca realmente se dedica ao Karatê, sua faixa, após a preta ,começa a ficar branca novamente, depois de muitos outros anos. Assim se completa o ciclo.
fotos: Keilamiers
Entenda as cores do OBI (FAIXA)
Branco é a cor da inocência
Indica quem tem a mente e o espírito "vazios", alguém que é leigo nos aspectos espirituais do Karatê-dô. Também indica que esse praticante ainda não conhece bem as técnicas do Karatê.
Marrom, é a cor da terra
É a cor da solidificação.
A faixa marrom indica que o praticante já se tornou competente, mas sua mente ainda é fértil. Nesta faixa muitos desistem e param o treinamento, julgando-se aptos o suficientes e caem na mediocridade, demonstrando a fraqueza que ainda possuem.
Preto é a fusão de todas as cores
Ela indica quem passou por dificuldades e desafios necessários para superar os obstáculos encontrados nos primeiros anos de Karatê.
Após tornar-se um Yudansha (faixa preta), é que realmente começa a jornada de um karateca.
Cada Karateca deveria saber que a faixa preta não é sinônimo de um prêmio, mas um objetivo e um símbolo da realização de um grande esforço dentro de um sistema de graduação.
EXISTEM TRÊS TIPOS DE FAIXAS PRETAS
1-) Existe a pessoa que por colaborar na divulgação do Karatê-dô tem o reconhecimento de seu serviço com um certificado de Faixa preta Honorário (chamado em japonês de Mey-dan ).
2-) Existe a pessoa que é Karateka e treina regularmente, mas não possui índice técnico para ser aprovado em exame de faixas oficial, por ser muito antigo, e para evitar constrangimentos, pode receber uma faixa preta em reconhecimento ao empenho demonstrado.É o Suisen-dan (grau por antiguidade).
3-) E, por último, existe o Jitsu-Kyoku--dan, que foi aquele praticante que se submeteu a banca examinadora e foi aprovado, possuindo nível técnico e treinamento que justifica a sua graduação.
IMPORTANTE: faixa preta de Karatê não é sinônimo de professor de Karatê, mas sim, de pessoa que se sacrificou o suficiente para conseguir um relativo controle de seu corpo e de sua mente .
Fonte: will-phoenix.vilabol.uol.com.br
Contribuição Deivid Rodrigo Correa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO POR COMENTAR!