segunda-feira, abril 29, 2013

Dia Mundial da Dança:

 Bolshoi e Escola Municipal de Ballet

Apresentações e atividades marcam a data, público prestigiou atividades no Teatro Juarez Machado.A edição do Dança Joinville em homenagem ao Dia Mundial da Dança lotou o Teatro Juarez Machado. O público presente nas noites de sábado e domingo pode conferir a produção das companhias joinvilenses nas mais variadas modalidades de dança.

As apresentações envolveram grupos da ANACÃ, Bolshoi e Escola Municipal de Ballet, Colégio AaZ, que também ministraram aulas abertas de balé clássico, folclore, sapateado, dança de salão e jazz para adultos e crianças a partir de 3 anos.

A programação do Dia Mundial da Dança, celebrado em 29 de abril, ainda terá ações dentro dos shoppings Garten e Mueller, com apresentações de dança, além das atividades do Instituto Festival de Dança, com intervenção em postes e placas da cidade e distribuição de adesivos alusivos à data.


Dia Mundial da Dança

Comemorado oficialmente em 29 de abril, a data tem a intenção de celebrar essa forma de arte e revelar a sua universalidade, transpor todas as barreiras políticas, culturais e étnicas e reunir as pessoas por meio de uma linguagem comum – a dança.

Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.

Confira alguns cliques do "Dia Mundial da Dança" na Escola Bolshoi:
Alguns alunos da Casa da Cultura também vieram participar de uma aula de dança clássica na Escola Bolshoi. “Tentei fazer os testes para o Bolshoi uma vez, mas não passei, sempre tive essa vontade de fazer uma aula na Escola, e hoje realizei este sonho, foi uma das melhores experiências de dança na minha vida, me deu ainda mais incentivo para continuar a busca pela profissionalização na dança” destacou Eder de Jesus Santos, aluno da Casa da Cultura há cerca de um ano.


Com passos delicados, roupas cor-de-rosa e uma alegria imensa, o grupo de pequeninas bailarinas, alunas de escolas de Joinville, dançaram, cantaram e se divertiram com as aulas no Bolshoi Brasil. Olhando atentamente cada passo, Geovana Luiza Reck, 16 anos, acompanhou a sua irmã Helen Reck, 8 anos, que estava com uma das turminhas dançando. “Minha irmã adora balé, ela costuma vir na Escola Bolshoi todo ano, ela já faz balé na sua escola há algum tempo. Helen sonha em ser uma bailarina quando crescer e é muito bom vê-la aqui dançando na Escola Bolshoi”.

A Magia da Dança

Outra ação inesquecível e que já faz parte da programação do Dia Mundial da Dança na Escola Bolshoi é a visita de bailarinas da instituição, vestidas com seus figurinos de princesas, que levam o encanto da dança para o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville-SC. “Isso que a Escola Bolshoi fez de levar um pouquinho de arte, da magia da dança para as crianças do hospital me emocionou muito. Esse ato pode parecer simples, mas se por alguns minutos conseguirmos fazer com que a criança sorria, e possa tocar em nossos figurinos esquecendo do ambiente em que está e, dessa forma leva-las para um lugar imaginário, isso é divino e compensador” revelou emocionada a bailarina da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, Amanda Gomes.


O momento mais esperado deste dia foi realmente as aulas de dança com professores da Escola Bolshoi. Todas preparadas especialmente para os visitantes, que ao final, receberam um certificado de participação emitido pelo Bolshoi Brasil. “Gostei muito da minha aula, todas nós estamos agradecidas a Escola Bolshoi por nos proporcionar momentos tão felizes, muito obrigada” ressaltou a senhora Maria de Lourdes Caetano, que participou de uma aula de dança com suas colegas do grupo SESC.

Fotos Vanderléia Macalossi e Bruna Horvath.

-Bacana mesmo ver esta ação do  Bolshoi que aproxima toda comunidade para conhecer de perto a magia da dança que movimenta todos os anos em julho nossa querida cidade.
keilamiers

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COMENTAR!