segunda-feira, abril 29, 2013

Londrina-PR busca em Joinville caminhos para o crescimento


Joinville,
29/04/2013




Um dos mais importantes polos econômicos do Estado do Paraná e da Região Sul do Brasil, a cidade de Londrina está buscando em Joinville alternativas para maior crescimento econômico. Nesta segunda-feira (29/4), uma comitiva de entidades empresariais, entre elas a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Sebrae Norte (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Associação Comercial e Industrial (Acil) mantiveram agendas na Prefeitura de Joinville e visitaram projetos como o Perini Business Park.

A comitiva também contou com representantes da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Londrina e Senai na reunião que realizaram na Secretaria de Desenvolvimento de Joinville (Side), onde souberam do secretário Jalmei Duarte das ações para o desenvolvimento econômico dos próximos anos. “Falamos do nosso programa Pró Empresa, de atração de novos negócios, do Polo Tecnológico, do Inovaparq e da nossa vocação para setores como o metal-mecânico, têxtil, plástico e serviços”, relatou Jalmei Duarte.

Representantes das duas cidades falaram sobre as semelhanças e diferenças entre Joinville e Londrina, que travam uma disputa de décadas para se consolidar em terceiro lugar como cidade de maior potencial econômico da região Sul, abaixo de Curitiba e Porto Alegre. Joinville, hoje com 526 mil habitantes, é a terceira força econômica, seguida de perto por Londrina, com população de 515 mil habitantes. A grande diferença no perfil econômico entre as duas é que Joinville tem sua força econômica baseada na indústria e prestação de serviços enquanto a força de Londrina está na agroindústria, comércio e serviços.

A mesma influência que Joinville tem no Norte catarinense, que abriga cerca de 1 milhão de habitantes, é exercida por Londrina no Norte do Paraná com forte influência em uma região que conta com 801.756 habitantes.

Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COMENTAR!