segunda-feira, agosto 26, 2013

Mobilidade urbana urgente


Prefeitura de Joinville estuda implantar binário no final da rua Monsenhor Gercino

26/08/2013



O projeto de implantação de um sistema viário envolvendo trecho final da rua Monsenhor Gercino, no bairro Paranaguamirim, foi debatido nesta segunda-feira (26) com moradores do bairro Paranaguamirim pela Prefeitura de Joinville. A solução apresentada pelo Ippuj (órgão do planejamento de Joinville) é um sistema binário formado pelas ruas Monsenhor Gercino, que terá mão única no sentido centro-bairro a partir da rua Rio Velho, e as ruas Espigão e Átila Urban, no sentido bairro-centro.

Uma comitiva de moradores foi recebida na Prefeitura, liderada pelo vereador Adilson Mariano, depois de manifestações com o fechamento da rua Átila Urban no mês passado, que protestaram contra insegurança no trânsito por abuso de motoristas. Além do presidente do Ippuj, Vladimir Constante, a reunião contou com a presença do secretário da Subprefeitura Sudeste, Vilderson Laureano; do vice-prefeito Rodrigo Coelho e representantes da Secretaria de Infraestrutura Urbana e do Instituto de Trânsito e Transporte (Ittran).

As reclamações apontaram falta de sinalização e meios-fios, ocorrência de acidentes com mortes, rachas de madrugada e pontos críticos em confluências.

O projeto de implantação do binário será apresentado à comunidade na próxima sexta-feira (30) em reunião marcada para as 19h30 no salão de reuniões da igreja Santa Luzia.

A solução apresentada pela Prefeitura foi dividida em duas etapas. Num primeiro momento haverá a implantação do sistema binário com sinalização, que garantiria mais segurança no trânsito em função da transformação das ruas em mão única. A solução em segunda etapa, já com orçamento calculado, será o alargamento para 10 metros das caixas ruas Espigão e Rio Velho, com implantação de meios-fios, aterro para construção de passeios e revisão geral do sistema de drenagem. O custo final ficaria em torno de R$ 946 mil.

O Ippuj também considera a colocação de lombadas redutoras de velocidade nesses trechos após um estudo de fluxo, que teria de ser inferior a 600 veículos por hora.



Informações adicionais
Wagner Baggio
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: baggio@joinville.sc.gov.br


Comentando:
Joinville precisa urgentemente  de binários, uma solução paliativa para que nosso trânsito não chegue ao caos total. 
Não esquecendo que  projetos a cidade já está cheia, precisamos realmente é de obras finalizadas, a exemplo do binário do Vila Nova, e o início do binário da Almirante Jaceguay e por aí vai...

keilamiers

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COMENTAR!