segunda-feira, agosto 12, 2013

Oficina de Escultura em Areia na escola

Acontece na Escola Municipal Prefeito Whitich Freitag localizada na Av. Alves Castanha, no Parque Joinville  em Joinville-SC
(47 3437 9769)


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
"Iniciei fazendo este rosto, pra aquecer e passei pra outras formas. 
No final votaram pra que virasse caveira...
Amanhã tem mais...(Ademar Silveira)"



Foto: Divulgação
As atividades serão realizadas durante as aulas de Arte de cada turma,  dias 12 a 16 de Agosto de 2013, somente no período da tarde, culminando com uma bela exposição e performance durante a Festa da Família na Escola, que acontece no sábado.

Terá a participação de cerca de 600 alunos com idade entre 06 e 14 anos.
O objetivo principal é despertar a criatividade e habilidade, alem de ser uma terapia, como vivemos próximo ao litoral, no verão,  proporciona aos pais  tranquilidade, pois as crianças preferirão ficar brincando na areia do que se arriscar nas ondas.
 Trabalharemos formas diversas com enfase nas figuras marinhas como: tartarugas, golfinhos, tubarão etc.


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Foto: Divulgação
Ademar Silveira (Desenhista, Pintor e Escultor · Joinville-SC-Brasil)
Saiba mais em:
https://www.facebook.com/podekre


Nossa equipe esteve lá terça-feira (13.08.13) conferindo:







 Professora de Artes Visuais Geneci da Silva


James Klaus antes da entrevista  com a Diretora Mariléia 












O artista, explica:
"Quer fazer um Castelo de Areia?
O mais trabalhoso em fazer um castelo deste, é amontoar areia, você vai precisar de uma pá. Enquanto vai erguendo o monte, vai socando, quanto mais batida a areia, mais tempo vai durar a peça.
É importante que a areia esteja molhada, pois o sol vai secando e o vento sopra essa areia seca; este processo natural não desfigura a peça, apenas fica desgastada, portanto quanto mais úmida a areia, mais lento será este processo.
Feito isso, começamos a modelar o castelo, raspando o excesso de areia dando as formas que desejamos.
Se tiver uma colher de pedreiro, você ganha tempo, mas a ferramenta mais comum é o "palito de Picolé", com ele você risca os detalhes que representam as pedras por exemplo, mas você pode reunir outras ferramentas alternativas como: colher, palito de dente ou espeto, etc...
Comece sempre de cima para baixo, é claro que você sempre acaba voltando pra acertar algum detalhe, neste caso  terá que remover a areia que vai caindo sobre o que já esta pronto e é justamente a remoção de toda areia solta que estiver sobre a peça que vai dar o toque profissional.
Tente, experimente, como vai ficar? Ora, é o seu castelo!
Divirta-se!"

 Uma nova turma a cada aula  se renovava, desde 
os primeiros anos até o ultimo ano do fundamental.




































Fotos: Keilamiers
O Artista Ademar Silveira( Podekre)


Assista a matéria aqui:

4 comentários:

  1. Trabalho maravilhos, uma equipem envolvida, Escola, professores, comunidade juntamente com a equipe de NÓS DE JOINVILLE WEB TV.

    Parabéns.

    Professora: Geneci

    ResponderExcluir
  2. Oi querida profe Geneci, muito obrigado e parabéns pois tudo isso só é possível quando o mestre possibilita a inclusão de todos!! Olha a matéria em vídeo aí. Abraços.Keila & James Klaus

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita a nossa escola! Já postei no Blog sua entrevista e seu site para divulgação. Muito obrigada! Prof. Elaine (informática pedagógica)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Elaine, parabéns a todos vocês, um grande exemplo a ser seguido pelas demais escolas. Valorizar o que se tem em casa antes de buscar fora essa é a ideia. Obrigado vocês pelo acolhimento e carinho com nossa equipe. Conte sempre com a gente! Keila & James

      Excluir

OBRIGADO POR COMENTAR!