quinta-feira, setembro 19, 2013

Desafio intermodal em Joinville-SC



Desafio intermodal testará qual transporte é o mais eficiente

Joinville,
19/09/2013

Qual meio de transporte é mais eficiente nas cidades? Em Joinville, a resposta será desvendada nesta sexta-feira (20), depois do desafio intermodal, prova prática que vai colocar na pista pedestres, bicicletas, motocicletas, automóveis, ônibus urbanos e táxis. O evento integra as atividades da Semana do Trânsito, que contará também com passeio ciclístico alusivo ao Dia Mundial Sem Carro, às 19h15.

O desafio intermodal tem como objetivo mensurar a qualidade dos deslocamentos urbanos. “Serve para avaliar quais os meios de locomoção são mais eficientes no meio urbano num dia comum”, explica Michele Fernandes Lins, do Instituto de Trânsito e Transportes (Ittran). De acordo com o Ittran, a proposta não é apenas medir a velocidade e quem chega primeiro, mas avaliar o custo ambiental, econômico e social de cada meio de transporte.

A avaliação do desafio será realizada por alunos do curso de engenharia da mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entre os itens que compõem a avaliação estão o custo do deslocamento (combustível, depreciação do bem, taxas e impostos), impacto ambiental, tempo de deslocamento e infraestrutura viária. No total, a equipe envolvida na atividade soma 47 pessoas.

Na pista, estarão dois automóveis, duas motocicletas até 250cc, três linhas de ônibus diferentes, dois táxis (um usuário procurará um ponto de táxi e outro chamará o táxi pelo telefone), dois pedestres caminhantes, dois pedestres corredores, dois ciclistas de competição e dois ciclistas urbanos.

O desafio é organizado pelo Ittran e UFSC em parceria com Gidion, Transtusa, Movimento Pedala Joinville, Movimento Pedala Gente e Museu da Bicicleta.



Passeio ciclístico



Terminando o desafio intermodal, inicia o passeio ciclístico alusivo ao Dia Mundial sem Carro, previsto para as 19h15, com a concentração em frente a Estação da Memória, na rua Leite Ribeiro s/n, bairro Anita Garibaldi.

O trajeto do passeio ciclístico começa pela rua Leite Ribeiro passando pelas ruas Eugênio Moreira, Inácio Bastos, Cel. Procópio Gomes, Dr. Paulo de Medeiros, Albano Schulz, José Vieira, Aloísio Pires Condeixa, Aracaju, Blumenau, Henrique Meyer, Visconde de Taunay, Ministro Calógeras, Getúlio Vargas, retornando para a rua Leite Ribeiro encerrando em frente ao Museu da Bicicleta. Na sequência, o grupo segue para o jogo do JEC

No jogo na Arena Joinville, previsto para as 21h50, além de apresentarem uma faixa a favor da Lei Seca, os jogadores utilizarão a camiseta da campanha que será entregue à torcida. Ao apoiar a campanha o JEC estimula seus torcedores a refletirem sobre as consequências de se dirigir alcoolizado.



Serviço:

Desafio Intermodal

Local: Início – UFSC (rua Presidente Prudente de Moraes, nº 406. Final – Estação da Memória (Rua Leite Ribeiro, s/n).

Quando: Dia 20/9, sexta-feira, às 18 horas



Passeio Ciclístico

Concentração: Estação da Memória (Rua Leite Ribeiro s/n)

Quando: Dia 20/9, às 19h15



Informações adicionais
Rodrigo Schwarz
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: rodrigo.schwarz@joinville.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COMENTAR!