segunda-feira, setembro 09, 2013

IV Encontro Nacional de Campistas em Pomerode-SC


 Destino: Pomerode-SC


IV ENCONTRO NACIONAL CIDADE DE POMERODE-05 A 15 DE SETEMBRO DE 2013
Local: PAVILHÃO DE EVENTOS – FUNPEEL (Fundação Promotora de Eventos, Esporte e Lazer)
 Av. 21 de janeiro, 2.150 – Centro – POMERODE/SC














 Entrevistando Getúlio Barreto,  presidente da Assoc. Campismo Rodamundo de SC

Juleide campista do RS revendo Jim, nosso cinegrafista.

 Keila e Juleide matando saudade

 Jovens campistas,  o futuro em suas mãos.

 James Klaus, Nilton & Nerina de Florianópolis e Jim


 James Klaus e Osmar,  de Santa Helena PR

Keila(meio) com Vera e Hélio de Joinville SC
Neli do https://www.facebook.com/pages/Motorhomes com keila do Nós de Joinville

 No dia 07 de setembro já estacionados estavam quase 200 equipamentos e o encontro ainda nem tinha começado.
 Ao fundo você observa a fumaça do Churrasco solidário ao Hospital e Maternidade Rio do Testo realiza a sua tradicional festa no Pavilhão Principal do Parque Municipal de Eventos.



Churrasco e galeto para o almoço, café com bolo, Roda da Fortuna, shows, bazar e parque infantil encabeçam a lista das atrações. Todos os recursos arrecadados serão aplicados na manutenção dos serviços filantrópicos da entidade.
 Os Caravanistas de todo Brasil,  aproveitaram para colaborar com a festa e anteciparam sua vinda ao encontro, nesse dia de festa praticamente todos almoçaram no pavilhão ou levaram  o galeto ou churrasco adquirido para degustar em baixo de seu toldo.






Jim e James Klaus da equipe do Nós de Joinville Web TV

 Relíquias como a Safari da Karmann Ghia do Brasil estavam presente


 Um trailer muito natural


 Era 7 de setembro 



 Os animais de estimação também foram acampar





 Uma pequena exposição de orquídeas estava presente na festa  
 do Hospital e Maternidade Rio do Testo









Uma das mais belas heranças coloniais dos imigrantes alemães, a construção em enxaimel é uma das mais perfeitas adaptações da arquitetura europeia no Brasil.

Totalmente artesanal, o modo de construção começa pelo esqueleto feito em madeira, com vigas encaixadas na horizontal e vertical. Elas são sustentadas e travadas por vigas diagonais, que, esteticamente, dão um charme a mais na arquitetura depois de finalizada. O mais interessante é que tudo isso é construído sem pregos, somente com encaixes e pinos de madeira.

Passeio de carros de mola

Os carros de mola, precursores dos automóveis, eram carruagens de tração animal usados para o passeio das pessoas. As famílias dos imigrantes faziam uso do carro de mola apenas em situações especiais, como para se dirigir à missa ou culto.


Atualmente, aos finais de semana e feriados, o espaço em frente ao Zôo Pomerode é área de embarque reservada para passeios de carro de mola no Centro da cidade. Na Pousada Rural Mundo Antigo, também são oferecidos passeios pelo meio rural.

Informações: (47) 3387-2627 |turismo@pomerode.sc.gov.br




Saiba mais sobre Pomerode em: http://vemprapomerode.com.br/

Quer saber mais sobre a Associação de Campismo de SC Rodamundo, e sobre o encontro de Campismo acesse:

Até o fechamento desta matéria 09.09.13- Recebemos notícias que já estão em torno de 250 Motor Homes e trailers estacionados e a festa só começou. Segue até dia 15.09

Veja como estava o acampamento dia 07 de setembro de  2013


Boas acampadas.

Comentando:

                Lembrando que está na hora da virada, hora da discussão sobre o futuro do campismo no Brasil, festar é bom mas a que se pensar em discutir políticas públicas para o setor, visto que os campings estão se acabando e campings municipais são raros em nosso país onde as fábricas de Motor homes, trailers, campers e até de barracas estão a todo vapor.
 Pavilhão de eventos como de Pomerode, são raros os  que abrem espaços para os campistas, não cobram valor algum para o acampamento, mas tbém não tem estrutura adequada para receber os caravanistas, isso encarece para o campista que tem que arcar com as despesas de instalações provisórias de energia e água. 

Pensar no que você pretende com seu equipamento, para que ele serve e porque  que você está se intitulando campista,  é uma boa forma de começar a pensar politicamente nisso.
Reflita!



Texto :Keilamiers e site de Pomerode http://vemprapomerode.com.br/
Fotos: Keilamiers



6 comentários:

  1. Tanto as fotos como o texto, estão ótimos.Parabéns!
    Destaco a última frase para todos os que gostam ou estão inseridos no contexto:
    "Pensar no que você pretende com seu equipamento, para que ele serve e porque que você está se intitulando campista, é uma boa forma de começar a pensar politicamente nisso.
    Reflita!
    É isso que precisamos e que tão pouco presenciamos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Neli, obrigado pelo seu comentário. Precisamos fomentar a reflexão. Abraços, Keila

    ResponderExcluir
  3. Estou triste por não poder estar presente, mas no próximoano quero estar aí. Os Grupos já formados de Caravanismo, com Motorhomes ou mesmo Trailer e barracas, bem que poderiam requerer através de uma ação Civil Pública que onde exista lugares para o Turismo no Brasil que seja criado condições lugar adequado para esse fim. Os Governos Municipais fazem propagandas de turismo nos seus estados mas sem espaço para quem leva renda para o local. Todo Campista, gasta, onde quer que ele chegue. A classe unida levará mais vantagem em alguma reivindicação.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Anônimo, concordamos com você. A união de todos é que pode fazer a diferença, acho que está aí o grande desafio: Pensar no coletivo!Abraços, keila

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Anônimo, concordamos com você. A união de todos é que pode fazer a diferença, acho que está aí o grande desafio: Pensar no coletivo!Abraços, keila

    ResponderExcluir
  6. Olá, Keila e James!
    Dar os parabéns é muito pouco!
    Agradeço por te-los em meus contatos e receber informações tão valiosas para o nosso campismo.
    Grande abraço aos Amigos de Fé, irmãos e camaradas.
    Giba Quadros
    www.tocaes.com

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR COMENTAR!