terça-feira, outubro 01, 2013

24 anos de Teatro Lambe-Lambe genuinamente brasileiro

30 de setembro o aniversário do Teatro Lambe Lambe  foi comemorando em 5 países


Denise Di Santos( Criadora do Teatro Lambe-Lambe) e Antônio bonequeiro(in memorian) Pioneiro do Teatro Lambe-lambe em SC

Ismini Lima( Criadora do Teatro Lambe-Lambe)


Noticias do Portal A Tarde
Dom , 29/09/2013 às 20:30
Teatro Lambe-Lambe é celebrado nesta segunda

Eduarda Uzêda





Ismini e Denise                                Marco Aurélio Martins | Ag. A TARDE

Ismine e Denise criaram o teatro Lambe-Lambe nos anos 80


No final da década de 80, as pedagogas, atrizes/manipuladoras e bonequeiras Denise Santos, baiana, e Ismine Lima, cearense, criaram um estilo de teatro de boneco que ficou internacionalmente conhecido. Trata-se do Teatro Lambe-Lambe, ou teatro de miniaturas, que utiliza uma pequena caixa cênica preta, portátil, onde é encenado um espetáculo de curta duração, através da manipulação de pequenos bonecos ou objetos. Eles são animados para apenas um espectador de cada vez.

Caixas semelhantes eram usadas por fotógrafos ambulantes que exerciam a sua atividade nos espaços públicos, como jardins, praças e feiras, desde o século 19. No Brasil, estes profissionais ficaram conhecidos como fotógrafos lambe-lambe. Uma das explicações para o termo é que eles tocavam a língua nas fotos durante a lavagem para avaliar a qualidade da fixação e da própria lavagem.

Por utilizar idêntico equipamento, uma espécie de máquina-caixote, revestida com madeira e coberta na parte posterior com uma espécie de saco negro, este teatro também ficou conhecido com Lambe-Lambe. 

Festejo

O dia internacional deste tipo de teatro comemora-se em 30 de setembro, data em que foi criado. Hoje, em homenagem à data, Salvador vai ser palco do Primeiro Festejo Mundial em Rede dos 24 Anos de Criação do Teatro Lambe-Lambe.

A programação festiva, que inclui apresentação de perna-de-pau (abertura) e nove espetáculos com esta técnica, acontece no Cruzeiro de São Francisco, Centro Histórico de Salvador, das 14 às 17 horas, com entrada franca.

No Brasil, atividades alusivas à data também acontecem em outras cidades da Bahia e em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Fora do país, no Chile, no Uruguai, na França e na Inglaterra. Mas em que circunstância surgiu o Teatro Lambe-Lambe?

Quem são estas pioneiras? A baiana Denise Santos, 63, natural de Irará e filha da bonequeira Andreza Santos, que criava bonecas de pano (era uma tradição em Irará, que infelizmente vem se perdendo), conta que em 1989 trabalhava com atividades pedagógicas.

"Construí uma boneca de espuma que estava muito na moda, grávida, que carregava uma bonequinha menor dentro da barriga. Eu usava estas bonecas em oficinas de educação sexual. Foi quando mostrei a Ismine, que argumentou que aquele tipo de cena não poderia ser feita daquela forma, pois o nascimento é um ato muito íntimo". 

Pioneirismo

Ismine, que não revela a idade e é natural da Serra da Ibiapaba - também conhecida como Serra Grande, no Ceará - e desde os nove anos radicada em Salvador, complementa: "Sempre pensei em usar as caixas pretas. As máquinas fotográficas antigas me inspiraram para que se criasse um espetáculo teatral. Assim surgiu a primeira montagem do Teatro Lambe-Lambe".

O espetáculo denominado A Dança do Parto foi mostrado, pela primeira vez, na Feira do Interior, no Parque de Exposições, se transformando em um grande sucesso.

Reconhecimento

A partir daí as duas bonequeiras contam que levaram a invenção a festivais, ganhando reconhecimento de artistas e estudiosos, a exemplo de Ana Maria Amaral, autora de vários livros de teatro de animação, e Antônio Leopolski, bonequeiro e um dos grandes divulgadores do Teatro Lambe-Lambe.

Engana-se quem pensa que o Teatro Lambe-Lambe seja feito só para as crianças. Denise conta que há, inclusive, espetáculos eróticos, a exemplo do Império do Sentidos, "que é bem picante e agrada aos adultos".

Falta de incentivo

Mas, enquanto companhias teatrais no mundo todo desenvolvem esta linguagem, chamada também de teatro de caixa, caixa mágica, miniteatro, na Bahia as profissionais reclamam da falta de incentivos.

"Fora da Bahia, o nosso trabalho é reconhecido e reverenciado. Aqui não somos selecionadas em nenhum edital", reclama Ismine, que também fala da falta de segurança nos espaços públicos e da falta de cuidado com a cidade. 

Denise concorda e afirma que "o trabalho com a caixinha exige muita criatividade. É um jogo de sedução entre o ator/manipulador e o público".



Para comemorar esse dia, a atriz Jô Fornari, integrante da Cia Andante, idealizou o evento 1º FESTEJO MUNDIAL EM REDE  que foi criando corpo pelas redes sociais .
Veja:



Evento inédito em comemoração aos 24 anos do teatro lambe-lambe, promoveu apresentações em vários estados brasileiros e em cinco países diferentes


Dia Internacional do Teatro Lambe-Lambe (1º FESTEJO MUNDIAL EM REDE)

Evento inédito em comemoração aos 24 anos do teatro lambe-lambe, irá promover apresentações em vários estados brasileiros e em cinco países diferentes. Os grupos presentes na programação do 1º Festejo Mundial em Rede irão se apresentar simultaneamente em suas cidades, no dia 30 de setembro, exatamente na data de aniversário deste gênero teatral, que nasceu na Bahia, em 1989.
O FESTEJO tem por objetivo comemorar, promover e difundir o dia do teatro lambe-lambe em todo o mundo. “Começamos com esta ideia nas redes sociais e os artistas e grupos de diversas cidades que trabalham com teatro lambe-lambe acabaram aderindo à ideia, o que contribuiu para que o evento tomasse uma proporção em nível internacional”, explica a atriz e produtora Jô Fornari, integrante da Cia Andante, idealizadora do evento.
As cidades brasileiras já confirmadas para o 1º Festejo Mundial em Rede são Itajaí, Porto Belo, Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis, Ribeirão Preto, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Novo Hamburgo e Garanhuns; além dos países: França, Inglaterra, Uruguai, Chile e Argentina.

O que é teatro lambe-lambe?
O teatro lambe-lambe é uma das várias manifestações das quais se constituem o teatro de animação contemporâneo. As apresentações acontecem dentro de uma caixa, por meio da manipulação de bonecos ou objetos, e para um único expectador por vez. Além disso, as apresentações possuem um curto tempo de duração. Criado em Salvador por Ismine Lima e Denise di Santos, foi inspirado nas antigas caixas de fotografia lambe-lambe.
Uma mobilização internacional de grupos e artistas que atuam com Teatro lambe-lambe para instituir o dia 30 de setembro como o DIA INTERNACIONAL DO TEATRO LAMBE-LAMBE.

Clipagens

Notícias do Chile

Fonte: http://www.biobiochile.cl/2013/09/25/valparaiso-se-une-al-primer-festejo-mundial-en-red-de-teatro-lambe-lambe.shtml

Fonte: http://www.enlaquinta.cl/ai1ec_event/primer-festejo-mundial-en-red-de-teatro-lambe-lambe/?instance_id=2540

Fonte: http://www.mercuriovalpo.cl/impresa/2013/09/27/full/26/


Notícias de Itajaí:
http://novo.itajai.sc.gov.br/noticia/6465

e mais:
Fonte: http://www.voxsc.com.br/vinte-quatro-anos-teatro-lambe-lambe/


Fonte: http://osoldiario.clicrbs.com.br/sc/diversao-e-estilo/noticia/2013/09/grupos-se-reunem-em-itajai-para-comemorar-aniversario-do-teatro-lambe-lambe-4284903.html



Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2013/09/grupos-se-reunem-em-itajai-para-comemorar-aniversario-do-teatro-lambe-lambe-4284903.html


Notícias de São Paulo:

Fonte: http://catracalivre.com.br/sp/ar-livre/gratis/festival-internacional-comemora-24-anos-do-teatro-lambe-lambe/?utm_source=soclminer&utm_medium=socialbox&utm_campaign=socialbox


Notícias de Jaraguá do Sul

Fonte: Folha SC - Página 11 - 27 de setembro

E mais...
Fonte: http://www.jdv.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=17773&Itemid=6 


Notícias da Bahia:

 Fonte: http://atarde.uol.com.br/cultura/teatro/materias/1537220-teatro-lambe-lambe-e-celebrado-nesta-segunda




Fotos Festejo

Jaraguá do Sul - SC






Santa Teresa - RJ


Reino Unido - França





Porto Belo SC


Brasília DF

Belo Horizonte MG


Itajaí SC




Garanhuns PE






Valparaíso - Chile





Parabéns a todos os organizadores deste magnifico evento, Nós de Joinville-Família Chugaboom que também somos atores Lambe-lambeiros sentimos muito por não estar presente, mas em pensamento e espírito estivemos com vocês!

Parabéns a todos os Caixeiros que participaram desta rede cultural brasileira.

A Caixa Elétrica 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COMENTAR!