Por: g1.globo.com/pop-arte/noticia/
Atualizado em 04/10/2013 19h35
Paulo Coelho cancela participação na Feira de Frankfurt: 'Decepcionado'
Ele falou do tema em entrevista para jornal alemão, divulgada em seu blog.
'Não aprovo modo que está sendo representada literatura brasileira', disse.
Paulo Coelho cancelou a participação na Feira de Frankfurt, uma das maiores feiras literárias do mundo. Em entrevista para o jornal alemão "Die Welt", a ser publicada na edição de domingo e divulgada pelo escritor nesta sexta-feira (4), ele disse por quais motivos decidiu não participar do evento.
"Eu não vou para Frankfurt mesmo com a alta estima que tenho por essa feira porque simplesmente não aprovo o modo que está sendo representada a literatura brasileira. Não quero posar de um Robin Hood brasileiro. Nem de Zorro ou Cavaleiro Solitário. Mas não pareceria certo ser parte da delegação oficial brasileira, do qual não conheço a maioria dos escritores e que exclui tantos outros", disse ele em entrevista ao jornalista Martin Scholz.
"Eu duvido que sejam todos escritores profissionais. Dos 70 escritores convidados, eu conheço apenas 20, então os outros 50 nunca ouvi falar. Presumo que sejam amigos de amigos de amigos. Nepotismo. O que me incomoda mais: Existe uma nova e excitante cena literária brasileira. Mas a maioria desses jovens autores não está nessa lista", criticou.
"Falei publicamente e conversei com muitos colegas escritores que não foram convidados para Frankfurt como Eduardo Spohr, Carolina Munhóz, Thalita Rebouças, André Vianco, Felipe Neto e Raphael Draccon, só para mencionar alguns nomes. Eu tentei ao máximo levá-los para a feira, mas sem sucesso. Então, por protesto, eu decidi não ir mais para Frankfurt", disse.
O Ministério da Cultura, que em março deste ano divulgou a relação dos 70 escritores brasileiros selecionados, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não vai se manifestar sobre o assunto. O autor continua sendo homenageado, mesmo com o cancelamento da participação. A Feira de Frankfurt acontece na Alemanha, entre quarta-feira (9) e domingo (13). Serão apresentados 260 livros do Brasil, entre eles 117 obras que foram traduzidas para o alemão
Foto: Divulgação |
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO POR COMENTAR!