sexta-feira, janeiro 31, 2014

Cidade das bicicletas enfrenta protesto contra ciclofaixa compartilhada

VITÓRIA DO POVO!

Rua Guanabara ganha ciclofaixa

Ônibus voltam a transitar em faixa compartilhada com automóveis



O corredor de ônibus implantado há duas semanas em trecho da rua Guanabara, entre o terminal de ônibus e a rua Fátima, será eliminado para dar lugar a uma ciclofaixa. A decisão foi anunciada pela Prefeitura de Joinville nesta sexta-feira (31) atendendo manifestações de moradores da região que não aceitaram o compartilhamento da mesma faixa por ônibus e bicicletas.

Com essa mudança, os ônibus voltarão a compartilhar a pista com os automóveis em mão dupla de direção e os ciclistas terão uma faixa exclusiva.

O plano inicial da Prefeitura era garantir maior agilidade aos ônibus que se dirigiam ao terminal de integração e que estavam levando de 15 a 20 minutos nos horários de maior movimento para percorrer 700 metros desde a rua Fátima.

Nova pintura de solo e sinalização vertical serão feitas na segunda-feira à noite (se o tempo colaborar) pelo Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville (Ittan). A partir de terça-feira a mudança será efetivada. ”Reavaliamos o sistema, ouvimos a população e estamos acatando a sugestão de dar um espaço adequado aos ciclistas. Os ônibus, infelizmente, voltarão a ter dificuldade de deslocamento naquela região”, explicou o presidente do Ippuj (instituto de planejamento de Joinville), Vladimir Constante.

O presidente do Ippuj classificou aquele trecho da rua Guanabara como “o maior gargalo no sistema viário de Joinville” e que só será resolvido a médio prazo com a implantação de um sistema binário formado pelas ruas Guanabara e Anêmolas. O projeto já existe e está incluído no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) para Cidades Médias.

Vladimir Constante anunciou que em cinco meses haverá duas intervenções naquele trecho da rua Guanabara que irão permitir a volta do corredor exclusivo do ônibus e manutenção da faixa para bicicleta. Será o alargamento dos dois lados da ponte sobre o rio Itaum, que passará a contar com passeios de 3 metros, e a construção de passeio ao longo do trecho com plena acessibilidade.

Será um investimento próprio da Prefeitura de R$ 600 mil.

http://www.joinville.sc.gov.br/noticia/6562-Rua+Guanabara+ganha+ciclofaixa.html


Moradores do bairro Fátima temem mortes no corredor de onibus compartilhado com ciclistas


Rua Guanabara, zona Sul de Joinville,  instalado  novo corredor de ônibus no trecho entre o cruzamento com a Fátima e o Terminal Deputado Nagib Zattar, no último dia 17 de janeiro, alterações no trânsito levaram a prefeitura decidir compartilhar o corredor de ônibus com os ciclistas.

Foto: Anderson Antonio
Quinta (30.01) moradores, ciclistas e lideranças comunitárias fizeram 2 protestos contra a decisão da prefeitura, por sofrerem com a decisão da implantação da ciclofaixa compartilhada,  pela manhã a Associação de Moradores e o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança Pública) do bairro Fátima se manifestaram com faixas em frente à sede da associação. À tarde, cerca de cem pessoas fizeram um “pedalaço” pelo corredor.
Foto: Andre´Veridiano

Publicado em 30/01/2014
PEDALAÇO (Manifestação em defesa dos pedestres e ciclistas da Rua Guanabara).



Crédito:http://www.youtube.com/watch?v=FBcEdt-X8nc&feature=share
Coletivo Metranca

O movimento teve início no facebook 

Foi organizado por André Leonardo Veridiano, 25 anos, estudante universitário.
https://www.facebook.com/andreveridiano

"O novo corredor de ônibus da Rua Guanabara está causando riscos às vidas de pedestres e ciclistas que usam a via todos os dias. Pois agora é preciso competir espaço com os ônibus e as calçadas são péssimas. Exigimos espaço seguro para ciclistas e pedestres! Vamos nos mobilizar antes que aconteça alguma tragédia!
André Leonardo Veridiano."







A prefeitura enviou esse material após esta manifestação:

CONVITE COLETIVA DE IMPRENSA SOBRE RUA GUANABARA – Hoje, sexta /17 horas


A Secretaria de Comunicação (Secom) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj) convidam os jornalistas para a coletiva de imprensa que será realizada nesta sexta-feira (31/1), às 17 horas.

Os jornalistas serão recebidos na sala de reuniões do Ippuj, onde o diretor-presidente, Vladimir Tavares Constante, irá falar sobre o corredor compartilhado por ônibus e bicicletas da rua Guanabara.

O que: Coletiva de Imprensa
Quando: hoje – 31/1 – 17 horas
Tema: corredor compartilhado por ônibus e bicicletas da rua Guanabara


Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: elairjornalismo@yahoo.com.br

-Enquanto isso na Espanha...

Um concurso de vídeos sobre as ciclofaixas acaba de ser lançado pela Rede de Ciclovias Recreativas das Américas. A organização espanhola quer reconhecer as diversas vias existentes no continente e a importância que elas têm em mudar realidades culturais, sociais e o estilo de vida nos centros urbanos.

As ciclofaixas de lazer são as que funcionam apenas aos fins de semanas e feriados. “Já existem vias desse tipo em mais de 300 cidades do continente americano, beneficiando mais de 1,3 milhão de pessoas a cada final de semana”, afirma a organização em seu site. Elas serão o tema dos vídeos que devem ser enviados, em espanhol ou português.

As imagens do concurso serão avaliadas segundo os critérios: tema, originalidade, criatividade e impacto. Os vídeos devem ter a duração mínima de 45 segundos e, no máximo, cinco minutos. Quatro pessoas serão premiadas.

Não há restrições para se inscrever, qualquer um pode participar. Os vídeos já podem ser enviados a partir deste sábado (1) e o prazo final será 15 de fevereiro. Veja aqui o regulamento completo ecomo enviar o seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COMENTAR!