Cidade das Bicicletas ganha data especial
Joinville,03/01/2014
Joinville ganhou um motivo a mais, no final de dezembro, para se autodenominar a Cidade das Bicicletas. O prefeito Udo Döhler sancionou a lei número 7.666, que institui a Semana Municipal da Bicicleta, a ser realizada de 3 a 9 de março de cada ano.
A proposta foi apresentada pelo vereador Cláudio Aragão, que foi procurado por grupo de ciclistas que sugeriram a criação de uma data especial para fomentar a prática do ciclismo como recreação e até competição. A data sugerida coincide com os festejos anuais do aniversário de Joinville, que culmina com o dia 9 de março, feriado de aniversário da cidade.
“Já agendamos para fevereiro reuniões para estruturar programação da Semana da Bicicleta”, informou o vereador. Segundo Cláudio Aragão, nessa programação também devem se envolver a Fundação de Esporte, Lazer e Eventos (Felej) e a Escola de Trânsito, ligada ao Instituto de Trânsito e Transporte (Itrran).
Segundo o presidente da Fudação Ippuj (órgão de planejamento de Joinville), Vladimir Constante, Joinville tem uma forte vocação para o uso de bicicletas por sua topografia plana e uma rede de ciclovias de 125 quilômetros e um plano cicloviário que deve oferecer mais de 600 quilômetros nos próximos anos. “Hoje, nossa pesquisa de origem e destino da população mostra que 11,3% dos deslocamentos são feitos por bicicleta, contra 4,5% de outras cidades do mesmo porte. Queremos ampliar esse percentual para 20%.”
Informações adicionais
Wagner Baggio
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: baggio@joinville.sc.gov.br
Em tempo:
Muito bonito no papel essa tal Semana da bicicleta em Joinville, lembrada pelo vereador Cláudio Aragão em seu sua proposta e pelo prefeito Udo Döhler em sancionar a lei que instituiu a semana municipal da bicicleta.
Quem realmente usa a bicicleta para trabalhar, encontra nossas ruas esburacadas, estreitas e sem ciclovias ou ciclofaixas descentes, essas que levam do nada a lugar nenhum, não tem motivo para comemorar e sim cobrar.
Nos cruzamentos ciclistas e motoristas não se entende ao dobrar as equinas, não há semáforo para os ciclistas que em caso de acidente quem leva a pior é o ciclista.
Na ciclovia da rua Monsenhor Gercino, Itaum, por exemplo, os ciclistas não tem mais para onde ir quando acaba a ciclovia, pois simplesmente acaba e cada um por si.
Ciclofaixas são separadas por apenas uma pintura e que muitas vezes não são respeitados pelos motoristas, o ciclista que se cuide.
Nos bairros, é melhor nem comentar, mal tem calçadas para os pedestres, quiçá ciclovias e ciclofaixas.
aumentar a quantidade de ciclovias e ciclofaixas sem planejamento estratégico de mobilidade com sinalização adequada aos ciclistas é pura demagogia de político.
Keilamiers
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir15 dias após Joinville ganhar a Semana das Bicicletas e a prefeitura implantar um corredor de ônibus na rua Guanabara, que segundo ela, a Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj) fez um estudo antes da implementação do corredor pelo Ittran, atendendo a um pedido das empresas de ônibus que a Prefeitura achou viável. O objetivo, segundo o Ippuj, é livrar os coletivos dos congestionamentos e diminuir o tempo das viagens.
ResponderExcluirNão pensaram nos ciclistas e as manifestações começaram, muitos usuários ficaram na bronca e hoje na rede social o amigo do face Rhuan Cardoso nos enviou a mensagem avisando que estavam discutindo na rede do Wagner Luiz dias sobre a besteira que a D. Prefa fez, qdo receberam a notícia direto do assessor de comunicação da prefeitura Marco Aurélio Braga, de que a prefeitura irá voltar atrás e no lugar da faixa de ônibus irão colocar uma ciclofaixa, acompanhe a conversa:
Rhuan Cardoso :melhora para o ônibus mas não melhora para o ciclista e pedestre aquela rua Guanabara agora esta um nojo naquela ponte em frente ao terminal do Guanabara não passa um pedestre e um ciclista junto pq deixaram muito estreito e não tem ciclovia na rua Guanabara tem q pensar em todos e não só em empresas q arrecadam cada vez mais dinheiro
há 3 horas · 1
André Leonardo Veridiano :Tá muito arriscado aquilo.
há 3 horas
Leandro Lebkuchen :Corredor de ônibus onde passa uma linha... Ônibus a cada meia hora. Melhor seria mudar o semáforo. A Guanabara afunila pra uma pista ali e tranca o transito todo.
há 3 horas
Marco Aurélio Braga :Ainda aqui
há 3 horas
Rhuan Cardoso :aquela rua Guanabara já era perigosa agora ficou mais ainda pois colocaram a pista para o canto para fazer uma porcaria de faixa exclusiva para ônibus sem alargar a rua agora os carros só faltam passar por cima do ciclista e sabendo q tem que ter 1,5 m de distancia do ciclista por segurança , isso ficou uma bela porcaria e ainda vamos presenciar muitos acidentes ali desse jeito
há 2 horas
André Leonardo Veridiano :Tenho certeza de que irão tirar o corredor. Foi um erro.
há 2 horas
Rhuan Cardoso :André Leonardo vc acha q vai ser tirado o corredor de ônibus, isso nao vai acontecer pq oq eles querem é encher os bolsos dos empresários de transportes coletivo e nao estão nem ai para os ciclistas pq se eles pararem e analisarem iriam ver q o maior erro foi ter colocado esse corredor de ônibus, deveriam colocar uma ciclovia e melhorar as calçadas invés de fazer a besteira q fizeram
há 2 horas · Editado · 1
Marco Aurélio Braga :Já que a polêmica aqui está quente eu vou divulgar a decisão do prefeito. No lugar de corretor de ônibus será uma ciclofaixa. Ônibus retornam para a pista normal. Mudança a partir de segunda. Bicicletas ganham mais espaço. Abraço.
há ± 1 hora · 4
Marco Aurélio Braga :Circulação de ciclistas muito grande e implantação do corredor ficou perigosa. #FATO
há ± 1 hora · 1
Leandro Lebkuchen :Vi vantagem, mas vamos ver como vai ficar a esquina da Guanabara com a santo agostinho. Sem mudar aquilo, não vai resolver nada
há ± 1 hora
Rhuan Cardoso: Marco Aurélio Braga ai se a partir de segunda mudar isso dai eu #valorizo pq os ciclistas tb merecem espaço #abraço
há ± 1 hora
Marco Aurélio Braga Abraço Rhuan Cardoso.
há ± 1 hora
André Leonardo Veridiano uhul eu sabia!
há ± 1 hora
André Leonardo Veridiano Parabéns a Administração Pública pela resposta e ao povo da região que soube protestar.
Sabedoria popular não se discute! Vontade popular também não. Parabéns população que usa seu direito de protestar e exige respeito, e a prefeitura que soube retroceder á favor da maioria que pagam os seus salários. Abraços Keila Miers nosdejoinville@nosdejoinville.com.br