quarta-feira, janeiro 22, 2014

Nova resolução de trânsito para e-bikes

JNB Online

Coluna Veículos
Por: James Klaus view more articles
Publicado em 20 Janeiro 2014
http://www.jnbonline.co m.br/nova-resolucao-de-transito-para-e-bikes/




Foto: divulgação



Modelos de bicicletas elétricas que seguirem as especificações normativas não serão mais consideradas ciclomotores e, portanto, dispensam a obrigação de carteira de habilitação para o condutor bem como emplacamento do equipamento. A regra foi divulgada no Diário oficial da União e embora a bicicleta não seja considerada motor ciclo, o uso do capacete não está completamente dispensado. O modelo de capacete a ser usado daqui para frente é o modelo específico para ciclismo estilo mountain bike.


Já a habilitação do condutor na categoria “A” – específica para a condução de moto – também não será mais necessária. Outra novidade é que como a e-bike não é um ciclomotor, fica dispensada do pagamento de IPVA e do seguro obrigatório DPVAT. Mas para se encaixar na nova determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é preciso observar alguns detalhes.


Requisitos obrigatórios:


- Sinalização noturna dianteira, traseira e lateral;

- Espelhos retrovisores;

- Buzina;

- Assistência do motor elétrico deve ser apenas por meio do pedal;

- Não pode ultrapassar a potência de 350 Watts e a velocidade não pode exceder os 25 km/h.


O presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Fermanjan, diz que esse momento é muito importante para a mobilidade das grandes cidades, onde comprovadamente o trânsito de veículos e o transporte coletivo insatisfatório buscam por uma solução prática e ecológica.


Regras de trânsito e bom senso devem ser observados, pois o fato de estar num veículo motorizado redobra a necessidade de respeito aos pedestres. Muitos ciclistas pensam que podem invadir a calçada e que têm preferência sobre os demais transeuntes, mas a realidade não é essa. O ciclista deve seguir regras de trânsito como os demais veículos, inclusive nos semáforos, onde deve parar e respeitar a precedência no sinal verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COMENTAR!