Uma chance encantadora, alem de ser com pessoas de credibilidade.
Viaje com tranquilidade sem se preocupar com roteiros e com hospedagem
Aproveite que ainda tem alguns Mhs disponíveis.
F:(48) 3028- 9554
E-mail: neide@ponteaereatur.com.br
Face: Ponte Áerea Turismo
https://www.facebook.com/neide.dutrafelix
Veja o relato de um casal que participou de uma das Caravanas de Motorhomes dos Brasucas na Europa:
Viajando pela Europa de Motor Home
Julho 2013
Relatório dos campings freqüentados
Camping El Delfin Verde – Rua Apart de Correus, 43 – GPS N42°00.722’ E003°11.269’ -http://eldelfinverde.com/
-Excelente infra-estrutura, Supermercados com os menores preços entre todos os campings frequentados, arriscando afirmar que de todas as cidades visitadas, inclusive com preços menores que o Duty Free. No local comprei todas as bebidas (vinhos, Whisky, Vodcas), bem como chocolates suíços da renomada marca Lendt. Restaurante, lanchonete, piscina, palco com apresentações de peças infanto-juvenis. Localizado a beira do Mar Mediterrâneo. Com aproximadamente 3 mil vagas, entre MH, Trailers, barracas e chalés. Banheiros excelentes, praticamente novos e limpos, tendo água quente em todas as torneiras, inclusive para a lavação de roupas e louças. Muito arborizado, conseqüentemente muita sombra.
Preço do MH E$ 10,00 p/dia e pessoa E$15,00. Atribuo a nota 5.
Carcassonne/França
http://www.france.fr/pt/locais-e-monumentos/cidade-fortificada-de-carcassonne
-Estacionamento com parquímetro, tendo apenas poucos sanitários, sem água e luz – O castelo merece boas horas de descobertas, eu passaria um dia inteiro. No interior das muralhas existe uma cidadela medieval, que muito encanta, e a todos os aficionados pela idade média. Lá foi ambientadas cenas do filme Robin Hood, de Kevin Costner. Valor de E$2,00 a hora.
Lourdes/França
Camping Plein Soleil – 11 avenue Monge 65100
www.camping-pleinsoleil.com
- Pouca estrutura, banheiros e sanitários de mediana conservação. É localizado num aclive, tendo dois patamares que são destinados aos box para barracas/MH etc. Tem aproximadamente 30 vagas. Arborizado. Não tem serviços de restaurante e mercado, devendo chegar de preferência com os mantimentos. Preço do MH E$10,00 e pessoa E$12,00. Atribuo a nota 2.
Bordeaux/França
Camping Le Village Du Lac – Boulevard Jaques Chaban Delmas, 33520 – GPS N44°53.785’ W000°35.103’
WWW.camping-bordeaux.com
- Camping com boa estrutura de box, com muita sombras. Banheiros deixando a desejar, poderiam ser melhores. Existe dois lagos, onde ficam margeados por chalés. Grande incidência de sapos ou rãs, que ao anoitecer produzem muito roídos. Para aqueles com sono leve poderão ter problemas. Tem uma pequena sala aonde são comercializados alguns gêneros, Pães, refrigerantes, cervejas etc. Conta com serviço de lavação e secagem de roupas por máquinas. Mantém um convênio com linha de ônibus, quando necessário fazem contato que dentro de 30 minutos passa pelo local. Atribuo a nota 2,5.
Saint Emílion/França
Estacionamento na Rua Grand Pontet, sem cobrança e sem serviço – Local aonde são produzidos os melhores vinhos do mundo. Percurso entre as estradas interioranas feitas por uma espécie de trem, porém sem trilhos, ao custo de E$6,50. Vale muito a pena conhecer, inclusive a cidadela que é repleta de encantos. Aos sábados e domingos tem uma feirinha, aonde pessoas vão vender objetos antigos a preços módicos.
Região do Vale do Luar:
Amboise/França
- Chateau Amboise – Montee Abd El Kader, 37403 – Endereço de um estacionamento sem serviço ao custo de E$5,00. Porém, observei a existência de um camping ao lado. Cidade encantadora, onde está localizado o Château d'Amboise castelo encantador, muito bem preservado, local aonde Leonardo Da Vincci escolheu para viver, permanecendo lá até a sua morte, encontra-se sepultado lá.
Chambord/França
Chateau Chambord – Place Saint Louis, 41250
– Estacionamento sem serviços custo de E$7,00 – Castelo que era destinado a residência no período da caça. Lugar esplendoroso, com grandes telas pintadas com motivos e cenas de caça. Mobiliário requintado, ingresso E$15,00.
Orleans/Olivet/França
Camping municipal d’Olivet – GPS N47°51’22” E1°55’32”
WWW.camping-olivet.org
– Trata-se dum camping municipal pequeno, porém muito bem cuidado. Conta com máquinas de lavar roupas e secadoras. Sanitários e banheiros muito bem conservados e limpos, sendo que é de uso coletivo homem e mulher no mesmo ambiente. Pequeno mercado. A princípio nós brasileiros ficamos chocados, mas, logo percebemos que todos tratam com muita naturalidade. Atribuo à nota 3,9
Versalhes/França
– Como a visitação iria ser breve, diante da proximidade com a cidade de Paris, estacionamos na Grande Avenida, muito arborizada, cobrança sob parquímetro. Castelo de riqueza sem par. Dá a exata noção da riqueza da França e de seus Reis, e de como viviam. Tetos ornamentados, com pinturas retratando cenas do cotidiano na corte. Retratos dos Reis, Rainhas e sua corte.
Paris/França
Camping Paris Bois de Bologne - Avenue Alle Du Bord De L Eau, 75016 – GPS N 48°52.228’ E 002°14.318’
WWW.campingparis.fr
- Está localizado a margem do Rio Sena, logo após Roland Garros, importante local destinado ao famoso torneio de tênis, aonde o tenista Catarinense e Florianopolitano Gustavo Kirten (Guga) sagrou-se 3 vezes campeão. Camping com boa estrutura, bom número de vagas, arborizado. Banheiros medianos, com aparência não muito boa, necessitando a substituição dos pisos e azulejos por cores mais claras, pois os existentes não dão um aspecto adequado. Máquinas para lavação e secagem de roupas ao custo E$4,00 lavagem e E$4,50 secagem - Conta com ônibus próprio que faz a ligação entre o camping e a estação Maillot do metrô, ao preço de E$1,30 por pessoa. Atribuo nota de 3,9.
Epernay/França
http://www.pariscityvision.com/pt/franca/champagne/epernay
– Rota da Champagne – Estacionamento na Champagne Mercier sem custo. – Avenue de Champagne, 70
– Cidade muito simpática e pequena. Lá estão alojadas diversas marcas, entre elas Mercier e Moet Chandom na mesma avenida n°20. Somente as produzidas naquela localidade é que podem ser denominada de Champagne.
Rota da Alsácia: Eguisheim, Colmar, Riquewitr e Strasborg
Eguisheim/França
– Camping Des Trois Chateaux – Rue Du Bassin, 10 – código 68420 – GPS N 48°02.557’ E 007°17.987’
- Www.campig-eguisheim.fr
- Camping de estrutura mediana. Banheiros bons e limpos. Cidadelas muito simpáticas, local de acasalamento de Cegonhas, que migram para chocar seus ovos nestas encantadoras cidades. Toda a cidade está empenhada em facilitar a confecção dos ninhos. Para tanto, fazem estruturas/bases metálicas e predispõe gravetos para serem coletadas por elas. Perdesse horas observadas o bater de bicos e os sons que elas produzem. Ponto alto além das cegonhas é sem dúvida a arquitetura com marcante influência alemã compostas por casas multicoloridas, dando um aspecto inesquecível. Preço MH E$10,00 e pessoa 12,00. Atribuo nota 3,0.
Mulhouse/França – Cidade que está localizado o museu do Automóvel – Avenue de Colmar, 192 – Apenas estacionamento com parquímetro destinado a visitação do referido museu, sem serviço. Ingresso E$8,50.
Berna/Suíça
– não existem pedágios na suíça, é cobrado no ato de ingresso em território suíço o valor de E$40,00, muito vantajoso, pois se evita constantes paradas em pedágios - Foi apenas uma breve parada, sem grandes atrações. Ficamos estacionados uma rua com parquímetro, muito difícil de encontrar vaga para um MH de 7metros. Não recomendaria.
Lauterbrunnem/Suíça
Camping Jungfrau - Weid 406, 3822 Lauterbrunnen, Suíça – GPS N 46°35.300’ E 007°54.507’
WWW.camping-jungfrau.ch
- Camping merecedor do termo “de primeiro mundo”. Excepcional estrutura, mercado para compras, restaurante. Sanitários todo em granito, com calefação, musica ambiente, secador de cabelos fixado numa espécie de trilho, que possibilita o seu uso de pessoas das mais diversas estaturas. Conta com máquinas para a lavação e secagem de roupas. Panorama em sua volta é encantador, a sua margem existe um riacho cujas águas são resultantes dos degelos das colinas ao seu entorno. A sua volta com casas típicas, ovelhas e vacas com cincerros, que ao caminharem produzem uma verdadeira música. Fácil sua localização, www.camping-jungfrau.ch. Atribuo a nota máxima 5.
Peschiera del Garda/Itália
– GPS N45°26.498’ E010°40.740’
- Estacionamento municipal – Via Milano 67 - Com apenas com água e zona para desague, controlada por parquímetro ao custo de E$15,00 apenas o MH.
Na localidade existem diversos campings, porém estavam todos com suas lotações esgotadas, inclusive ao lado do estacionamento existe um grande camping denominado Bela Itália. Cidade muito encantadora, a beira do lago Del Garda, local muito procurado pelos italianos para o veraneio. Pessoas encantadoras os seus habitantes, encontramos diversas moças de Criciúma/SC trabalhando como atendentes nas lojas, facilitando em muito a comunicação.
Sirmioni/Itália
– Estacionamento sem serviço – Via XXV Aprile, 6 - Controle por ficha, custo de E$7,00 por 3 horas. Cidade também na beira do Lago Di Garda, com fortificação muito antiga, comercio interno diversificado. Existem alguns campings, recomendaria o Camping Sirmione Di Soardi Riccardo, na Via Sirmioncino, 9, 25019, localizado também na beira do lago. Por ser indicação de terceiros deixo de tecer maiores comentários.
Verona/Italia
– Somente rápida passagem pelo centro da cidade. Não houve possibilidade de estacionar em virtude do trânsito intenso e a inexistência de vagas para um veículo de sete metros.
Padova/Itália (Santo Antônio)
– Estacionamento na via pública foi naquele dia vaga encontrada com certa facilidade e gratuita – GPS N45°23.614 E011°52.681 - Destaque para a Basílica de Santo Antônio.
Bolonha/Itália
– Estacionamento na via pública, encontrado com certa facilidade e gratuito. Cidade sem grandes atrativos, apenas com destaque para a universidade de Bolonha, Fontana Di Nettuno e para a catedral San Giacomo Maggiore com sua alta torre.
Veneza/Itália
– Campeggio Fuzina – Via Moranzani, 93 – 30175 Marghera – 04 15470055 – GPS N45°25’10.03” E12°15’21.32” -
WWW.camping-fuzina.com -
Camping de excelente estrutura, com bar, restaurante, mercado. Grande quantidade de vagas para MH e barracas existe diversos chalés também para a locação. Os sanitários deixaram muito a desejar, não são de bons aspectos, porém, limpos. Conta com serviço de lavação e secagem de roupas, ao custo de E$5,00 ambas as operações. Fica localizado no outro lado da Baía de Veneza. A travessia é realizada por um barco muito confortável, denominado de Vaporeto, apesar de ser movido por motor a combustão. Custo de E$26,00 por três dias de travessia. Cidade de muitos encantos. Seus canais aonde fizemos um passeio de gôndola, ao custo de E$40,00 por casal, sendo que estávamos em três casais, ou seja, E$20,00 por pessoa por uma hora de muita beleza vendo a cidade por dentro dos canais. A igreja de Veneza, Basílica de São Marcos, com suas influências do ocidente e do oriente, com seus mosaicos e ornamentos dourados, de rico esplendor. Ideal permanecer e conhecer a cidade ficando pelo menos dois dias. Atribuo a nota 3,6.
Florença/Itália
– Camping Michelangelo - Viale Michelangiolo 50125, Firenze, 05 56811977 – GPS N43°76.199’ E11°26.759’ –
WWW.campingmichelangelo.com - Camping localizado numa colina, box para estacionamento do MH são dispostos em vias com declives. Estrutura deixa muito a desejar, sanitários e banheiros em poucas condições, sujos. Fica no alto, para chegar à cidade deverá ser decida uma longa escadaria com degraus largos, fazendo com que o trajeto seja muito cansativo. Cidade monumento ao Renascimento. Destaque para a Duomo e Batistério as esculturas existente na cidade, em especial, David de Michelangelo. Atribuo nota 2,0.
Roma/Itália
- Camping Village de Roma – Via Aurélia, 831 - GPS N41°53.239’ E012°24.280’ –
WWW.campingvillageroma.it
- Camping de ótima estrutura, com restaurante, lanchonetes, serviço de lavação e secagem de roupas ao custo de E$4,00 ambas as operações. Tem piscina, box individuais cercados por plantas. Arborizado, mantém serviço de ônibus próprio para o trajeto até o centro histórico. Roma cidade de muitas ruínas, berço do direito romano, sistema jurídico imitado por muitos, Senado etc. Destaque para a imponência do Coliseu e para o Vaticano. Atribuo nota 4,8.
Morano Calabro/Itália
– Região da Calábria sul italiano – Ficamos estacionados em espaço destinado para MH, apenas com serviço água e desague – Fica ao lado da Chiesa di San Bernardino – GPS N39°50.29.95’ E16°8.14.49’ – Cidade é um encanto, datando de antes de Cristo. Cidade natal do meu avô (Giussepe Filomeno). Narrou um morador, conhecido por Rocco, que muito bem nos recebeu, fazendo inclusive às honras da cidade, que em época do império romano, Morano Calabro servia para a substituição dos cavalos e para o abastecimento da tropa, informando ainda que os artefatos de madeira, como os escudos eram produzidos por uma arvore (pinho), tamanha a resistência e dureza a impactos e que esse pinho somente é encontrado naquela região.
Salerno/Itália
– ficamos num estacionamento, com serviço apenas de luz e água – Lungomare Marconi, 91 (lungomare traduzindo = beira-mar) - GPS N40°39.983’ E014°47.313 - Custo de E$7,00 a diária – Muito seguro - Cidade que serviu como base para o percurso da Costa Amalfitana, com suas cidades: Maiore, Minore, Amalfi, Positano, Praiano. Utilizamos o ônibus para a inda, com paragens em cada cidade. Para o retorno fizemos por via marítima. Todas as cidades são uns encantos, recomendo a visitação.
Pompeia/Itália
– Camping Pompei – Via Plinio, 113 – WWW.campingpompei.it - Camping com os sanitários em péssimas condições de conservação e limpeza. Fica muito próxima a linha de trem. Defronte dele existe o Camping Zeus e ao seu lado o Camping Spartacus, sendo ambos de superior qualidade. – HM E$7,50 e por pessoa E$4,00. - Pelo atendimento do rapaz que fica na recepção, por sua simpatia é que atribuo nota 1,0, somente por isso. Portanto não recomendaria
Pisa/Itália
– Camping Village Torre Pendente – Viale Delle Cascine, 86 – GPS N43°43.438’ E10°22.985’ – WWW.campingtorrependente.it - Camping muito bom, de fácil chegada e saída, sanitários e banheiros novos e limpos e com água quente em todas as torneiras. Box com cobertura telada. Restaurante, mercado, piscina e bar. Conta com serviço de lavação e secagem de roupas. Atribuo nota 4,0
Lucca/Itália
- Não existe campings naquela cidade – Ficamos estacionados em via normal, controlada por parquímetro - GPS N46°35.300’ E007°54.507’ – Cidade de poucas atrações, não aconselharia sua visitação, gastaria este precioso tempo em Pisa ou mais a Frente em Lerici ou Cinque Terre.
Lerici/Itália
– Camping Gianna - Via Fiascherino, 2ª travesa, 19030 – GPS N44°3’40.510” E9°55.47.750” – WWW.campeggiogianna.com - Caminho que leva até o camping é extremamente estreito, requerendo cuidado redobrado. Fica numa colina, aonde estão distribuídos diversos box que também são muito estreitos. Sanitário e banheiros médios e limpos. Conta da piscina e bar/restaurante. E$15,00 o MH e E$10,00 por pessoa. Atribuo nota 3,0.
Nice/França
– Caming Parc Des Maurettes – Avenue Du Docteur Julien Lefebure, 730, Villeneuve Loubet - GPS N43°37’51.2” - E7°07’47.4” – WWW.parcdesmaurettes.com – Muito bem localizado, fácil de chegar e sair. Nossa ida e volta para o centro de Nice e para Mônaco foram realizados por trem, ao custo de E$3,00, que tinha estação acerca de 500metros em linha reta do portão do camping, bem como o ônibus 297 tinha seu ponto final defronte o camping. Camping com sanitários e banheiros em com pouco cuidado, de aspecto sujo, inclusivo com muito pouco volume de água, que não era muito quente, se aproximando do morno – Custo de E$20,00 MH e E$10,00 por pessoa. Atribuo a nota 2,5.
Mônaco/Mônaco
– com base no Camping de Maurettes, seguimos para Mônaco a bordo de um trem, muito confortável ao custo de E$3,00 por pessoa. Lá fizemos city tour em ônibus aberto, ao custo de E$18,00 por pessoa.
Aix en Provence/França
– Apenas uma breve passagem, com visitação ao Atelier do Paul Cessane, estacionamento ao custo de E$2,00. Cidade sem grandes atrações.
Manosque/França
– Apenas uma breve passagem, com visitação na cidade velha, estacionamento não pagamos, pois uma mulher que estava de saída gentilmente nos forneceu o ticket com três horas de duração. Cidade sem grandes atrações. Dalí seguimos para ver os campos de lavandas que estavam com início em sua floração (cor lilás) em 26 de junho.
Já a caminho para a devolução do MH, em Girona na Espanha, pernoitamos no posto de gasolina da Agip, um pouco antes da cidade de Arles/França. Ficamos estacionados defronte a lanchonete. Conta com sanitários e banheiros extremamente limpos e bem conservados. Com repletas variedades de sanduíches e pães. Muito seguros, não tivemos problema algum. Recomendaria pernoitar em alguns postos da Agip, nas autos estradas, como forma de economizar, pois são muito tranquilos.
Na grande maioria das duchas são utilizadas torneiras temporizadas, com forma de poupar água. Para a solução da não interrupção do fluxo de água é só contar mentalmente até dez e acionar novamente o registro, assim o fluxo não é interrompido. Outra solução que observei foi que alguém fez a adoção duma língua de sogra (tiras plásticas) e esqueceu de eliminar a prova do crime.
Eu particularmente fazia uso do box destinado aos deficientes, pois lá não havia temporizadores e tinha sanitário e pia nos mesmo ambiente, em todos os campings que passamos não avistei seque um deficiente, de maneiras que não causei transtorno algum.
Foram percorridos 6860 km.
Valor gasto em diesel – França E$877,20 + Itália E$515,72 = E$1.392,92
Valor gasto em pedágios - França E$353,15 + Suíça E$40,00 + Itália E$139,10 = E$532,25
Gastos com supermercados Espanha E$56,30 – França E$156,48 – Itália E$42,28 = E$255,06
Total gasto por casal com Mac Donald/Pizza/Choop/Restaurante = E$1.000,00
TOTAL E$3.180,17 para um casal para 28 dias rodando pela Europa.
Recomendo a utilização dos serviços, para a locação do Moto home, passagens, roteiros dicas etc, com a Empresa Ponte Aérea Viagens e Turismo, Proprietária Neide Felix, (48) 3028-9554 WWW.ponteaereaturismo.com.br e-mailponteaerea@ponteaereaturismo.com.br., que constantemente está organizando grupos para a viagem dos sonhos, uma vez que ela é pioneira nessa modalidade turística, contando com diversas parcerias em toda a Europa. Nós fizemos uso de todas as facilidades que a empresa Ponte Aérea pode nos proporcionar, nossa viagem foi muito tranquila e sem surpresas desagradáveis.
Antonio C. F. Machado e Claudia
Florianópolis SC
Preço do MH E$ 10,00 p/dia e pessoa E$15,00. Atribuo a nota 5.
- No território Frances os pedágios são de valores mais elevados, estradas são melhores e mais sinalizadas, auxiliando em muito na certeza de que estamos no caminho certo.
Carcassonne/França
http://www.france.fr/pt/locais-e-monumentos/cidade-fortificada-de-carcassonne
-Estacionamento com parquímetro, tendo apenas poucos sanitários, sem água e luz – O castelo merece boas horas de descobertas, eu passaria um dia inteiro. No interior das muralhas existe uma cidadela medieval, que muito encanta, e a todos os aficionados pela idade média. Lá foi ambientadas cenas do filme Robin Hood, de Kevin Costner. Valor de E$2,00 a hora.
Lourdes/França
Camping Plein Soleil – 11 avenue Monge 65100
www.camping-pleinsoleil.com
- Pouca estrutura, banheiros e sanitários de mediana conservação. É localizado num aclive, tendo dois patamares que são destinados aos box para barracas/MH etc. Tem aproximadamente 30 vagas. Arborizado. Não tem serviços de restaurante e mercado, devendo chegar de preferência com os mantimentos. Preço do MH E$10,00 e pessoa E$12,00. Atribuo a nota 2.
Bordeaux/França
Camping Le Village Du Lac – Boulevard Jaques Chaban Delmas, 33520 – GPS N44°53.785’ W000°35.103’
WWW.camping-bordeaux.com
- Camping com boa estrutura de box, com muita sombras. Banheiros deixando a desejar, poderiam ser melhores. Existe dois lagos, onde ficam margeados por chalés. Grande incidência de sapos ou rãs, que ao anoitecer produzem muito roídos. Para aqueles com sono leve poderão ter problemas. Tem uma pequena sala aonde são comercializados alguns gêneros, Pães, refrigerantes, cervejas etc. Conta com serviço de lavação e secagem de roupas por máquinas. Mantém um convênio com linha de ônibus, quando necessário fazem contato que dentro de 30 minutos passa pelo local. Atribuo a nota 2,5.
Saint Emílion/França
Estacionamento na Rua Grand Pontet, sem cobrança e sem serviço – Local aonde são produzidos os melhores vinhos do mundo. Percurso entre as estradas interioranas feitas por uma espécie de trem, porém sem trilhos, ao custo de E$6,50. Vale muito a pena conhecer, inclusive a cidadela que é repleta de encantos. Aos sábados e domingos tem uma feirinha, aonde pessoas vão vender objetos antigos a preços módicos.
Região do Vale do Luar:
Amboise/França
- Chateau Amboise – Montee Abd El Kader, 37403 – Endereço de um estacionamento sem serviço ao custo de E$5,00. Porém, observei a existência de um camping ao lado. Cidade encantadora, onde está localizado o Château d'Amboise castelo encantador, muito bem preservado, local aonde Leonardo Da Vincci escolheu para viver, permanecendo lá até a sua morte, encontra-se sepultado lá.
Chambord/França
Chateau Chambord – Place Saint Louis, 41250
– Estacionamento sem serviços custo de E$7,00 – Castelo que era destinado a residência no período da caça. Lugar esplendoroso, com grandes telas pintadas com motivos e cenas de caça. Mobiliário requintado, ingresso E$15,00.
Orleans/Olivet/França
Camping municipal d’Olivet – GPS N47°51’22” E1°55’32”
WWW.camping-olivet.org
– Trata-se dum camping municipal pequeno, porém muito bem cuidado. Conta com máquinas de lavar roupas e secadoras. Sanitários e banheiros muito bem conservados e limpos, sendo que é de uso coletivo homem e mulher no mesmo ambiente. Pequeno mercado. A princípio nós brasileiros ficamos chocados, mas, logo percebemos que todos tratam com muita naturalidade. Atribuo à nota 3,9
Versalhes/França
– Como a visitação iria ser breve, diante da proximidade com a cidade de Paris, estacionamos na Grande Avenida, muito arborizada, cobrança sob parquímetro. Castelo de riqueza sem par. Dá a exata noção da riqueza da França e de seus Reis, e de como viviam. Tetos ornamentados, com pinturas retratando cenas do cotidiano na corte. Retratos dos Reis, Rainhas e sua corte.
Paris/França
Camping Paris Bois de Bologne - Avenue Alle Du Bord De L Eau, 75016 – GPS N 48°52.228’ E 002°14.318’
WWW.campingparis.fr
- Está localizado a margem do Rio Sena, logo após Roland Garros, importante local destinado ao famoso torneio de tênis, aonde o tenista Catarinense e Florianopolitano Gustavo Kirten (Guga) sagrou-se 3 vezes campeão. Camping com boa estrutura, bom número de vagas, arborizado. Banheiros medianos, com aparência não muito boa, necessitando a substituição dos pisos e azulejos por cores mais claras, pois os existentes não dão um aspecto adequado. Máquinas para lavação e secagem de roupas ao custo E$4,00 lavagem e E$4,50 secagem - Conta com ônibus próprio que faz a ligação entre o camping e a estação Maillot do metrô, ao preço de E$1,30 por pessoa. Atribuo nota de 3,9.
Epernay/França
http://www.pariscityvision.com/pt/franca/champagne/epernay
– Rota da Champagne – Estacionamento na Champagne Mercier sem custo. – Avenue de Champagne, 70
– Cidade muito simpática e pequena. Lá estão alojadas diversas marcas, entre elas Mercier e Moet Chandom na mesma avenida n°20. Somente as produzidas naquela localidade é que podem ser denominada de Champagne.
Rota da Alsácia: Eguisheim, Colmar, Riquewitr e Strasborg
Eguisheim/França
– Camping Des Trois Chateaux – Rue Du Bassin, 10 – código 68420 – GPS N 48°02.557’ E 007°17.987’
- Www.campig-eguisheim.fr
- Camping de estrutura mediana. Banheiros bons e limpos. Cidadelas muito simpáticas, local de acasalamento de Cegonhas, que migram para chocar seus ovos nestas encantadoras cidades. Toda a cidade está empenhada em facilitar a confecção dos ninhos. Para tanto, fazem estruturas/bases metálicas e predispõe gravetos para serem coletadas por elas. Perdesse horas observadas o bater de bicos e os sons que elas produzem. Ponto alto além das cegonhas é sem dúvida a arquitetura com marcante influência alemã compostas por casas multicoloridas, dando um aspecto inesquecível. Preço MH E$10,00 e pessoa 12,00. Atribuo nota 3,0.
Mulhouse/França – Cidade que está localizado o museu do Automóvel – Avenue de Colmar, 192 – Apenas estacionamento com parquímetro destinado a visitação do referido museu, sem serviço. Ingresso E$8,50.
Berna/Suíça
– não existem pedágios na suíça, é cobrado no ato de ingresso em território suíço o valor de E$40,00, muito vantajoso, pois se evita constantes paradas em pedágios - Foi apenas uma breve parada, sem grandes atrações. Ficamos estacionados uma rua com parquímetro, muito difícil de encontrar vaga para um MH de 7metros. Não recomendaria.
Lauterbrunnem/Suíça
Camping Jungfrau - Weid 406, 3822 Lauterbrunnen, Suíça – GPS N 46°35.300’ E 007°54.507’
WWW.camping-jungfrau.ch
- Camping merecedor do termo “de primeiro mundo”. Excepcional estrutura, mercado para compras, restaurante. Sanitários todo em granito, com calefação, musica ambiente, secador de cabelos fixado numa espécie de trilho, que possibilita o seu uso de pessoas das mais diversas estaturas. Conta com máquinas para a lavação e secagem de roupas. Panorama em sua volta é encantador, a sua margem existe um riacho cujas águas são resultantes dos degelos das colinas ao seu entorno. A sua volta com casas típicas, ovelhas e vacas com cincerros, que ao caminharem produzem uma verdadeira música. Fácil sua localização, www.camping-jungfrau.ch. Atribuo a nota máxima 5.
Peschiera del Garda/Itália
– GPS N45°26.498’ E010°40.740’
- Estacionamento municipal – Via Milano 67 - Com apenas com água e zona para desague, controlada por parquímetro ao custo de E$15,00 apenas o MH.
Na localidade existem diversos campings, porém estavam todos com suas lotações esgotadas, inclusive ao lado do estacionamento existe um grande camping denominado Bela Itália. Cidade muito encantadora, a beira do lago Del Garda, local muito procurado pelos italianos para o veraneio. Pessoas encantadoras os seus habitantes, encontramos diversas moças de Criciúma/SC trabalhando como atendentes nas lojas, facilitando em muito a comunicação.
Sirmioni/Itália
– Estacionamento sem serviço – Via XXV Aprile, 6 - Controle por ficha, custo de E$7,00 por 3 horas. Cidade também na beira do Lago Di Garda, com fortificação muito antiga, comercio interno diversificado. Existem alguns campings, recomendaria o Camping Sirmione Di Soardi Riccardo, na Via Sirmioncino, 9, 25019, localizado também na beira do lago. Por ser indicação de terceiros deixo de tecer maiores comentários.
Verona/Italia
– Somente rápida passagem pelo centro da cidade. Não houve possibilidade de estacionar em virtude do trânsito intenso e a inexistência de vagas para um veículo de sete metros.
Padova/Itália (Santo Antônio)
– Estacionamento na via pública foi naquele dia vaga encontrada com certa facilidade e gratuita – GPS N45°23.614 E011°52.681 - Destaque para a Basílica de Santo Antônio.
Bolonha/Itália
– Estacionamento na via pública, encontrado com certa facilidade e gratuito. Cidade sem grandes atrativos, apenas com destaque para a universidade de Bolonha, Fontana Di Nettuno e para a catedral San Giacomo Maggiore com sua alta torre.
Veneza/Itália
– Campeggio Fuzina – Via Moranzani, 93 – 30175 Marghera – 04 15470055 – GPS N45°25’10.03” E12°15’21.32” -
WWW.camping-fuzina.com -
Camping de excelente estrutura, com bar, restaurante, mercado. Grande quantidade de vagas para MH e barracas existe diversos chalés também para a locação. Os sanitários deixaram muito a desejar, não são de bons aspectos, porém, limpos. Conta com serviço de lavação e secagem de roupas, ao custo de E$5,00 ambas as operações. Fica localizado no outro lado da Baía de Veneza. A travessia é realizada por um barco muito confortável, denominado de Vaporeto, apesar de ser movido por motor a combustão. Custo de E$26,00 por três dias de travessia. Cidade de muitos encantos. Seus canais aonde fizemos um passeio de gôndola, ao custo de E$40,00 por casal, sendo que estávamos em três casais, ou seja, E$20,00 por pessoa por uma hora de muita beleza vendo a cidade por dentro dos canais. A igreja de Veneza, Basílica de São Marcos, com suas influências do ocidente e do oriente, com seus mosaicos e ornamentos dourados, de rico esplendor. Ideal permanecer e conhecer a cidade ficando pelo menos dois dias. Atribuo a nota 3,6.
Florença/Itália
– Camping Michelangelo - Viale Michelangiolo 50125, Firenze, 05 56811977 – GPS N43°76.199’ E11°26.759’ –
WWW.campingmichelangelo.com - Camping localizado numa colina, box para estacionamento do MH são dispostos em vias com declives. Estrutura deixa muito a desejar, sanitários e banheiros em poucas condições, sujos. Fica no alto, para chegar à cidade deverá ser decida uma longa escadaria com degraus largos, fazendo com que o trajeto seja muito cansativo. Cidade monumento ao Renascimento. Destaque para a Duomo e Batistério as esculturas existente na cidade, em especial, David de Michelangelo. Atribuo nota 2,0.
Roma/Itália
- Camping Village de Roma – Via Aurélia, 831 - GPS N41°53.239’ E012°24.280’ –
WWW.campingvillageroma.it
- Camping de ótima estrutura, com restaurante, lanchonetes, serviço de lavação e secagem de roupas ao custo de E$4,00 ambas as operações. Tem piscina, box individuais cercados por plantas. Arborizado, mantém serviço de ônibus próprio para o trajeto até o centro histórico. Roma cidade de muitas ruínas, berço do direito romano, sistema jurídico imitado por muitos, Senado etc. Destaque para a imponência do Coliseu e para o Vaticano. Atribuo nota 4,8.
Morano Calabro/Itália
– Região da Calábria sul italiano – Ficamos estacionados em espaço destinado para MH, apenas com serviço água e desague – Fica ao lado da Chiesa di San Bernardino – GPS N39°50.29.95’ E16°8.14.49’ – Cidade é um encanto, datando de antes de Cristo. Cidade natal do meu avô (Giussepe Filomeno). Narrou um morador, conhecido por Rocco, que muito bem nos recebeu, fazendo inclusive às honras da cidade, que em época do império romano, Morano Calabro servia para a substituição dos cavalos e para o abastecimento da tropa, informando ainda que os artefatos de madeira, como os escudos eram produzidos por uma arvore (pinho), tamanha a resistência e dureza a impactos e que esse pinho somente é encontrado naquela região.
Salerno/Itália
– ficamos num estacionamento, com serviço apenas de luz e água – Lungomare Marconi, 91 (lungomare traduzindo = beira-mar) - GPS N40°39.983’ E014°47.313 - Custo de E$7,00 a diária – Muito seguro - Cidade que serviu como base para o percurso da Costa Amalfitana, com suas cidades: Maiore, Minore, Amalfi, Positano, Praiano. Utilizamos o ônibus para a inda, com paragens em cada cidade. Para o retorno fizemos por via marítima. Todas as cidades são uns encantos, recomendo a visitação.
Pompeia/Itália
– Camping Pompei – Via Plinio, 113 – WWW.campingpompei.it - Camping com os sanitários em péssimas condições de conservação e limpeza. Fica muito próxima a linha de trem. Defronte dele existe o Camping Zeus e ao seu lado o Camping Spartacus, sendo ambos de superior qualidade. – HM E$7,50 e por pessoa E$4,00. - Pelo atendimento do rapaz que fica na recepção, por sua simpatia é que atribuo nota 1,0, somente por isso. Portanto não recomendaria
Pisa/Itália
– Camping Village Torre Pendente – Viale Delle Cascine, 86 – GPS N43°43.438’ E10°22.985’ – WWW.campingtorrependente.it - Camping muito bom, de fácil chegada e saída, sanitários e banheiros novos e limpos e com água quente em todas as torneiras. Box com cobertura telada. Restaurante, mercado, piscina e bar. Conta com serviço de lavação e secagem de roupas. Atribuo nota 4,0
Lucca/Itália
- Não existe campings naquela cidade – Ficamos estacionados em via normal, controlada por parquímetro - GPS N46°35.300’ E007°54.507’ – Cidade de poucas atrações, não aconselharia sua visitação, gastaria este precioso tempo em Pisa ou mais a Frente em Lerici ou Cinque Terre.
Lerici/Itália
– Camping Gianna - Via Fiascherino, 2ª travesa, 19030 – GPS N44°3’40.510” E9°55.47.750” – WWW.campeggiogianna.com - Caminho que leva até o camping é extremamente estreito, requerendo cuidado redobrado. Fica numa colina, aonde estão distribuídos diversos box que também são muito estreitos. Sanitário e banheiros médios e limpos. Conta da piscina e bar/restaurante. E$15,00 o MH e E$10,00 por pessoa. Atribuo nota 3,0.
Nice/França
– Caming Parc Des Maurettes – Avenue Du Docteur Julien Lefebure, 730, Villeneuve Loubet - GPS N43°37’51.2” - E7°07’47.4” – WWW.parcdesmaurettes.com – Muito bem localizado, fácil de chegar e sair. Nossa ida e volta para o centro de Nice e para Mônaco foram realizados por trem, ao custo de E$3,00, que tinha estação acerca de 500metros em linha reta do portão do camping, bem como o ônibus 297 tinha seu ponto final defronte o camping. Camping com sanitários e banheiros em com pouco cuidado, de aspecto sujo, inclusivo com muito pouco volume de água, que não era muito quente, se aproximando do morno – Custo de E$20,00 MH e E$10,00 por pessoa. Atribuo a nota 2,5.
Mônaco/Mônaco
– com base no Camping de Maurettes, seguimos para Mônaco a bordo de um trem, muito confortável ao custo de E$3,00 por pessoa. Lá fizemos city tour em ônibus aberto, ao custo de E$18,00 por pessoa.
Aix en Provence/França
– Apenas uma breve passagem, com visitação ao Atelier do Paul Cessane, estacionamento ao custo de E$2,00. Cidade sem grandes atrações.
Manosque/França
– Apenas uma breve passagem, com visitação na cidade velha, estacionamento não pagamos, pois uma mulher que estava de saída gentilmente nos forneceu o ticket com três horas de duração. Cidade sem grandes atrações. Dalí seguimos para ver os campos de lavandas que estavam com início em sua floração (cor lilás) em 26 de junho.
Já a caminho para a devolução do MH, em Girona na Espanha, pernoitamos no posto de gasolina da Agip, um pouco antes da cidade de Arles/França. Ficamos estacionados defronte a lanchonete. Conta com sanitários e banheiros extremamente limpos e bem conservados. Com repletas variedades de sanduíches e pães. Muito seguros, não tivemos problema algum. Recomendaria pernoitar em alguns postos da Agip, nas autos estradas, como forma de economizar, pois são muito tranquilos.
Na grande maioria das duchas são utilizadas torneiras temporizadas, com forma de poupar água. Para a solução da não interrupção do fluxo de água é só contar mentalmente até dez e acionar novamente o registro, assim o fluxo não é interrompido. Outra solução que observei foi que alguém fez a adoção duma língua de sogra (tiras plásticas) e esqueceu de eliminar a prova do crime.
Eu particularmente fazia uso do box destinado aos deficientes, pois lá não havia temporizadores e tinha sanitário e pia nos mesmo ambiente, em todos os campings que passamos não avistei seque um deficiente, de maneiras que não causei transtorno algum.
Foram percorridos 6860 km.
Valor gasto em diesel – França E$877,20 + Itália E$515,72 = E$1.392,92
Valor gasto em pedágios - França E$353,15 + Suíça E$40,00 + Itália E$139,10 = E$532,25
Gastos com supermercados Espanha E$56,30 – França E$156,48 – Itália E$42,28 = E$255,06
Total gasto por casal com Mac Donald/Pizza/Choop/Restaurante = E$1.000,00
TOTAL E$3.180,17 para um casal para 28 dias rodando pela Europa.
Recomendo a utilização dos serviços, para a locação do Moto home, passagens, roteiros dicas etc, com a Empresa Ponte Aérea Viagens e Turismo, Proprietária Neide Felix, (48) 3028-9554 WWW.ponteaereaturismo.com.br e-mailponteaerea@ponteaereaturismo.com.br., que constantemente está organizando grupos para a viagem dos sonhos, uma vez que ela é pioneira nessa modalidade turística, contando com diversas parcerias em toda a Europa. Nós fizemos uso de todas as facilidades que a empresa Ponte Aérea pode nos proporcionar, nossa viagem foi muito tranquila e sem surpresas desagradáveis.
Antonio C. F. Machado e Claudia
Florianópolis SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO POR COMENTAR!