sexta-feira, junho 13, 2014

Exoesqueleto, a ciência brasileira e a copa

12.062014
O Projeto "ANDAR DE NOVO'  Walk Again

O pontapé foi apenas o primeiro passo.

E um dos chutes mais aguardados do dia não era o que daria início à partida entre Brasil e Croácia, mas o que seria a tão aguardada demonstração do projeto Andar de Novo do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis.



Neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis - Foto:REUTERS

Um dos momentos mais triunfais da carreira de Miguel Nicolelis, o sempre audacioso, ambicioso e polêmico cientista brasileiro, que costuma comparar seu projeto a nada menos do que uma “caminhada na Lua” para a ciência nacional. 

A demonstração foi preparada para ser observada pelo público e também pela comunidade científica nacional e internacional, que precisará aguardar a publicação do dados científicos antes de bater palmas em definitivo para o feito.
Foto: Miguel Nicolelis

O exoesqueleto pesa entre 60 e 70 quilos. Somado ao peso do usuário, o conjunto paciente-máquina deveria pesar algo entre 120 e 140 quilos. A pessoa vestindo o robô chegou à beira do gramado transportada por um carrinho motorizado (semelhante aos que são usados para retirar jogadores machucados do campo).
PHOTO BY KEVIN COXGETTY IMAGESPAGOS

O paciente que participou da demonstração foi Juliano Pinto, um atleta de 29 anos que mora em Galícia, uma pequena cidade do interior paulista. Os nomes dos outros sete voluntários também foram divulgados. Ao todo, seis homens e duas mulheres, todos do Estado de São Paulo. (http://migre.me/jN9sl)
Foto: Miguel Nicolelis
O projeto foi financiado pelo governo federal, que deu R$ 33 milhões para a montagem do exoesqueleto e a realização dos testes clínicos. A demonstração da Copa teve apoio financeiro do Itaú Unibanco, em valor não divulgado.


Comentaristas da televisão disseram que a Fifa não autorizou que a demonstração fosse feita no centro do gramado, porque o peso do robô danificaria a grama. Procurada pelo Estado, a assessoria de imprensa do projeto não confirmou a informação.


Nicolelis disse em entrevista ao Jornal Nacional que a Fifa havia prometido 29 segundos para a demonstração. “Nós realizamos em 16, e pelo visto a Fifa não estava preparada para filmar”, disse. (http://g1.globo.com/jornal-nacional/)**


Veja o único momento mostrado pela FIFA



Dr. Francis Collins, diretor do Instituto National da Saúde (NIH) dos Estados Unidos, maior agência de financiamento de pesquisa biomédica do mundo, visita o laboratório do Projeto Andar de Novo em São Paulo e se diz "maravilhado" com os resultados obtidos. Anualmente o NIH investe 38 bilhões de dólares em pesquisa biomédica, 5 bilhões dos quais em pesquisas em neurociência e neurologia.
Dr. Collins ainda afirmou que a ciência é global e projetos como o Walk Again são a forma de congregar mentes de vários países para solucionar problemas médicos que afligem a humanidade.

Para mais informações sobre o Andar de Novo e outros projetos voltados para a reabilitação de paraplégicos, vejaMiguel Nicolelis
Textos extraídos do blog:


Mas ainda bem que você pode ver no Facebook do projeto e sentir a importância deste momento que apesar ter durado cerca de dois segundos e deixou de fora a parte mais aguardada do espetáculo: a do “andar”. por diversos motivos que nem queremos aqui levantar, mas com certeza deveria ter sido apresentado unicamente, em uma apresentação especial para o tamanho e importância do feito.

Parabéns pelo esforço, verdadeiro orgulho de ser brasileiro.


Opiniões e modificações de texto: Keilamiers

Entenda melhor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COMENTAR!