quinta-feira, outubro 23, 2014

Virus Ebola, saiba como surgiu a doença - Profissionais da saúde recebem orientação em Joinville-SC



Profissionais da saúde recebem orientação sobre vírus Ebola

Joinville,
22/10/2014



Cerca de duzentos profissionais da saúde de Joinville participaram nesta quarta-feira (22) de capacitação sobre o vírus Ebola. O encontro, organizado pela equipe da Vigilância Epidemiológica municipal, ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores. Esta é a segunda ação da saúde para a prevenção à doença.

A primeira, também em forma de palestra, foi realizada exclusivamente para os profissionais que atuam na linha de frente dos atendimentos, como servidores de prontos-socorros de hospitais públicos e privados e pronto-atendimentos da rede básica.

No encontro desta quarta-feira, a enfermeira Ana Maria Brisola, da Vigilância Epidemiológica, apresentou um quadro geral da doença nos países africanos e explicou os procedimentos a serem adotados para identificar e encaminhar pessoas com suspeita da doença.

Pessoas oriundas de países como Guiné, Serra Leoa e Libéria que apresentem os sintomas devem ser isoladas e a Vigilância Epidemiológica acionada. “A possibilidade de o vírus chegar a Joinville é remota, mas é necessário estarmos preparados”, disse Ana.

A orientação geral transmitida para os profissionais da saúde é de que identificados os sintomas iniciais e constatado o grupo de risco (pessoas que vieram de países onde existe a doença), o paciente seja isolado e a Vigilância informada pelo telefone 3417-1383. Caso a doença seja identificada, a pessoa infectada será transferida para o hospital de referência.

Em Santa Catarina são dois os hospitais que estão aptos a receber doentes com o vírus Ebola, ambos localizados em Florianópolis. O Nereu Ramos para pacientes adultos e o Joana de Gusmão para crianças.

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Joinville, Aline Costa da Silva, a principal ação neste momento é a disseminação da informação para as pessoas envolvidas em saúde. “Cartazes e folders serão distribuídos nos PAs e unidades de pronto socorro e temos a previsão de fazer mais uma palestra, desta vez com empresários do setor farmacêutico e profissionais da educação”, comentou.

Sintomas

Os primeiros sintomas do Ebola são febre, dor de cabeça, mal-estar geral e cansaço e, por isso esta doença pode ser facilmente confundida com uma simples gripe ou resfriado.

No entanto, após uma semana de desenvolvimento da doença surgem outros sintomas do vírus Ebola, como enjoo, dor de garganta, tosse persistente, vômito frequente, que pode conter sangue; diarreia frequente, que pode conter sangue; sangramentos nos olhos, nariz, gengiva, ouvido e partes íntimas; manchas e bolhas de sangue na pele, em vários locais do corpo.

Transmissão

O Ebola é uma doença altamente contagiosa que é transmitida pelo contato com o sangue, urina, fezes, vômito, sêmen e fluidos vaginais de pessoas contaminadas, objetos contaminados, como roupas do doente, e pelo consumo, manipulação ou contato com fluidos de animais doentes. A transmissão só acontece quando os sintomas se manifestam, durante o período de incubação do vírus não há transmissão.

Como surgiu a doença


Os primeiros casos registrados de vítimas mortais do Ebola surgiram na África Central no ano de 1976, quando humanos foram contaminados através do contato com cadáveres de macacos.

Apesar de não se ter certeza da origem do Ebola, é conhecido que o vírus está presente em algumas espécies de morcegos que não desenvolvem a doença, mas que a conseguem transmitir. Assim, é possível que alguns animais, como o macaco ou o javali, comam frutas contaminadas com a saliva dos morcegos e, consequentemente, infectem os humanos ao consumir o javali contaminado como alimento, por exemplo.



Informações adicionais
Diego Rosa
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: drimprensa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COMENTAR!