terça-feira, janeiro 13, 2015

Orientação sobre serviços de corte de árvores e recolhimento de galhos


Prefeitura de Joinville orienta sobre serviços de corte de árvores e recolhimento de galhos
Joinville,
13/01/2015



Devido aos temporais de verão, caracterizados por ventos fortes, e que geralmente ocasiona queda de galhos ou árvores, a Secretaria do Meio Ambiente de Joinville informa à população para solicitar o recolhimento ou cortes de galhos em áreas públicas através da Ouvidoria da Prefeitura, no ramal 156.

O serviço é realizado por uma empresa terceirizada pela Secretaria do Meio Ambiente. A Prefeitura de Joinville não realiza corte e/ou poda de árvores em terrenos particulares. É responsabilidade do proprietário do terreno providenciar esse serviço. Informações sobre como encaminhar de forma correta podem ser conferidas abaixo:

Árvores e vegetação



Neste tópico, você encontra informações sobre plantio e cortes e/ou podas de árvores em locais públicos e particulares, além de esclarecimentos de dúvidas sobre mudas, como denunciar desmatamentos, entre outros.

Corte ou poda de árvores

Solicitar corte ou poda de árvores ou de vegetação em terreno particular

➨ O Município de Joinville não realiza corte e/ou poda de árvores em terrenos particulares. É responsabilidade do proprietário do terreno providenciar o corte e/ou nesta situação. Para isto, siga os passos abaixo.
Se você quer cortar/podar uma ou mais árvores ou vegetação que está plantada dentro de seu terreno, siga os passos abaixo para obter a autorização de Supressão de Vegetação (SV):
Tendo a autorização, você pode realizar você mesmo a poda ou corte da(s) árvore(s), conforme solicitado. Para evitar acidentes, porém, é recomendável que você procure uma empresa ou profissional especializado para que o mesmo realize o corte e/ou poda.
Caso a fiscalização compareça à sua casa para verificar a poda e//corte, você deve apresentar a autorização de Supressão de Vegetação emitida pela Secretaria do Meio Ambiente.

Importante!

Se a árvore ou vegetação está plantada em terreno vizinho, mas seus galhos ou arbustos caem para dentro do seu terreno e você quer podar estes galhos, você mesmo pode fazê-lo. Lembre-se, porém, que se for uma poda radical, que possa prejudicar ou matar a árvore, você deverá solicitar a autorização de Supressão de Vegetação (SV), seguindo os passos acima.

Solicitar corte ou poda de árvore ou de vegetação em local público

➨ Para sugerir o corte ou poda de árvore em calçada, praça ou parque públicos, ligue 156, das 8 às 18 horas, de segundas a sextas-feiras, ou registre aqui sua sugestão.
Se a árvore está em um local público, como praça, parque ou calçada, o corte ou poda é realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, por meio de contrato com empresa especializada.
Os pedidos de corte ou poda de árvores em locais públicos passam por análise de técnico florestal da Secretaria de Meio Ambiente. Havendo autorização do técnico, o serviço é realizado por empresa contratada pela secretaria conforme cronograma estabelecido pela secretaria.

Dúvidas?

Tendo dúvidas sobre corte ou poda de árvores, ligue (47) 3433 2230, das 8 às 17 horas, ou 156, das 8 às 18 horas, ou compareça pessoalmente à sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na Rua Anita Garibaldi, 79, Anita Garibaldi, das 8 às 17 horas, de segundas a sextas-feiras.

Importante!

Cortes ou podas de árvores realizados sem a autorização pela Secretaria do Meio Ambiente, sejam em terrenos particulares ou públicos, estão sujeitos à fiscalização e a sansões como multa e outras consequências.

Denunciar corte de árvores ou desmatamentos ilegais

➨ Para denunciar cortes e/ou podas de árvores irregulares ou desmatamentos ilegais, ligue 156, das 8 às 18 horas, de segundas a sextas-feiras, ou registre aqui sua denúncia.
As denúncias registradas são encaminhadas ao setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, que averiguará, em um prazo de 20 dias úteis, se o proprietário do local possui ou não autorização de supressão de vegetação fornecida pelo órgão.
Se constatado corte ou poda irregulares ou desmatamento ilegais, o proprietário do local poderá sofrer consequências como auto de infração, embargo da ação e multa.

Plantio de árvores

Plantio de árvores em locais públicos

➨ Para sugerir o plantio de árvore em calçada, praça ou parque públicos, ligue 156, das 8 às 18 horas, de segundas a sextas-feiras, ou registre aqui sua sugestão.
O plantio de árvores em áreas públicas, como praças, parques ou na calçada, é realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, por meio de contrato com empresa especializada.
Por haver regras para o plantio de árvores em locais públicos, ele não deve ser realizado por particulares.

Plantio de árvores em terrenos particulares

➨ Para orientações sobre o plantio de árvores em sua casa, ligue (47) 3433 2230, das 8 às 17 horas, de segundas a sextas-feiras..
O plantio de árvores no seu terreno ou em terrenos particulares também devem obedecer regras. Para evitar transtornos, é recomendável que não sejam plantadas árvores que fiquem muito altas, que possam danificar a residência ou que gerem transtorno a vizinhos.
Para orientações sobre o plantio, utilize o telefone acima ou procure um profissional especializado na área.

Dúvidas?

Ligue (47) 3433-2230, das 8 às 17 horas, ou 156, das 8 às 18 horas.

Sugestões ou reclamações?

Para sugestões ou reclamações quando ao conteúdo desta página, ligue 156, das 8 às 18 horas, de segundas a sextas-feiras, ou registre aqui sua manifestação (você será direcionado ao serviço de Ouvidoria).
Informações adicionais
Diego Rosa
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: drimprensa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COMENTAR!