quarta-feira, março 11, 2015

Vacinação contra o Papiloma Virus Humano (HPV)



SAÚDE 

 Prefeitura de Joinville capacita profissionais para vacinar meninas de nove a 11 anos contra o HPV
Joinville,
11/03/2015



Cerca de 110 técnicos de enfermagem e enfermeiros das 54 unidades básicas de Saúde de Joinville participam de um treinamento sobre a vacinação contra o Papiloma Virus Humano (HPV) na Unidade de Imunização.

A capacitação dos profissionais ocorre até esta quarta-feira (11). Ela é realizada em três etapas e qualifica dois profissionais de saúde de cada unidade. Após a atualização, serão promovidas orientações sobre a importância da vacina em escolas municipais, estaduais e privadas, com apoio da Secretaria de Educação.

Desde 2014, a vacina contra o HPV faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. O câncer de colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais fatal às mulheres no Brasil, após o de mama e de brônquios e pulmões.

O Ministério da Saúde espera formar a 1ª geração livre do risco de morrer do vírus do HPV. Além das meninas entre nove e 11 anos, as vacinas também estão disponíveis para mulheres que convivem com HIV e têm até 26 anos.

Em 2014, a campanha contra o HPV imunizou meninas de 11 a 13 anos. Nesta fase, a vacinação foi ampliada para a faixa etária de nove a 11 anos. O município espera atingir 11.934 meninas, ou 80% deste público-alvo.

Cada unidade básica terá autonomia para definir a estratégia mais adequada para promover a vacinação em sua área de abrangência. "Até o fim de março, faremos o contato com todas as escolas para sensibilizar pais, familiares e responsáveis. Queremos que eles acompanhem as meninas na ida às unidades de saúde, a fim de evitar estresse emocional. Esta vacina trará resultados na vida adulta delas", explica Maria Goreti, responsável pela Unidade de Imunização da Secretaria da Saúde.

A Unidade Básica de Saúde do Adhemar Garcia conta com toda a equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem capacitada, segundo a enfermeira Jeise Capelari Demathe. Entre eles, a técnica de enfermagem Jacqueline Ramthun Pohl. "Além de esclarecimentos e aquisição de material para nossos atendimentos, vamos levar a atualização à unidade para decidirmos a melhor maneira de trabalhar em nossa comunidade, seja com palestras ou outras formas de orientação”, disse.

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Porém, a menina só estará 100% protegida contra o câncer de colo de útero após receber as três doses. A segunda deve ser tomada seis meses depois da primeira. Já a terceira, cinco anos após a primeira dose. Em 2016, serão vacinadas meninas que completam nove anos de idade.

Meninas de 11 a 13 anos que não tomaram a dose inicial em 2014 podem aproveitar a oportunidade para se prevenir e procurar um posto de saúde. A mesma orientação vale às meninas nascidas em 2000 e que perderam as etapas anteriores de imunização. Vale ressaltar que a comprovação desta vacina será exigida em matrículas e rematrículas da rede municipal de ensino.



Informações adicionais
Diego Rosa
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: drimprensa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COMENTAR!