quarta-feira, agosto 19, 2015

19 de agosto, dia mundial da fotografia


A primeira descrição de algo parecido com uma máquina fotográfica foi escrita por um árabe, Alhaken de Basora, que viveu há aproximadamente 1000 anos. Ele descobriu como se formavam as imagens no interior de sua tenda quando a luz do sol passava pelas frestas do tecido. Assim foram relatados os princípios do que viria a ser a câmera fotográfica.

Câmera significa pequeno quarto. Mais tarde, a câmera escura, quando ainda não existia a fotografia, era um artifício empregado para conseguir imagens projetadas do exterior e cujas silhuetas eram desenhadas na parte oposta da referida câmera escura. Sua existência é conhecida desde o século XVI, quando artistas como Leonardo Da Vinci e outros pintores a usavam para desenhar.

No século XVII, as câmeras escuras deixam de ser grandes e passaram a serem móveis, desmontáveis e semiportáteis. Desenhar com luz era, na verdade, a utilidade destes objetos, por isso o significado etimológico das palavras gregas: foto (luz) e grafein (desenhar).

Os irmãos franceses Jean Niceforo e Claude Niepce foram os primeiros a relacionar a imagem realizada com luz e uma câmera escura. Mas eles não foram os únicos investigadores desta atividade. Mais tarde, o artista francês Louis Jaques Mandé Daguerre (1789 – 1851) trabalhou durante anos em um sistema para conseguir que a luz incidisse sobre uma suspensão de sais de prata, de tal maneira que a escurecesse seletivamente e fosse capaz de produzir a duplicação de alguma cena. Em 1837, Daguerre tinha aprendido a dissolver os sais mediante uma solução de tissulfato de sódio o que permitia gravar permanentemente a imagem.

Mesmo o avanço tendo sido notável, levava de 25 a 30 minutos para tirar uma fotografia, e se houvesse sol. Mas este não era seu principal inconveniente, senão a dificuldade de obter cópias. E foi outro inventor, William Henry Talbot (1800 – 1877), que fazia experiências com o que chamou de calótipos, que superou o problema em 1839. Com seus calótipos obtinham-se negativos que logo deveriam ser passados aos positivos em outras folhas. Em 1844, foi publicado o primeiro livro com fotografias. A partir de então, as investigações se concentraram em conseguir um papel para os negativos que fosse suficientemente sensível para ser rapidamente impresso.

Em Janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou ao mundo a invenção do daguerreótipo e em 19 de agosto do mesmo ano o governo Frances considerou a invenção de Daguerre como um presente para o mundo.

Por conta desses acontecimentos históricos o ano de 1839 foi considerado o ano da invenção da fotografia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COMENTAR!