Câmera significa pequeno quarto. Mais tarde, a câmera escura, quando ainda não existia a fotografia, era um artifício empregado para conseguir imagens projetadas do exterior e cujas silhuetas eram desenhadas na parte oposta da referida câmera escura. Sua existência é conhecida desde o século XVI, quando artistas como Leonardo Da Vinci e outros pintores a usavam para desenhar.
No século XVII, as câmeras escuras deixam de ser grandes e passaram a serem móveis, desmontáveis e semiportáteis. Desenhar com luz era, na verdade, a utilidade destes objetos, por isso o significado etimológico das palavras gregas: foto (luz) e grafein (desenhar).
Os irmãos franceses Jean Niceforo e Claude Niepce foram os primeiros a relacionar a imagem realizada com luz e uma câmera escura. Mas eles não foram os únicos investigadores desta atividade. Mais tarde, o artista francês Louis Jaques Mandé Daguerre (1789 – 1851) trabalhou durante anos em um sistema para conseguir que a luz incidisse sobre uma suspensão de sais de prata, de tal maneira que a escurecesse seletivamente e fosse capaz de produzir a duplicação de alguma cena. Em 1837, Daguerre tinha aprendido a dissolver os sais mediante uma solução de tissulfato de sódio o que permitia gravar permanentemente a imagem.
Mesmo o avanço tendo sido notável, levava de 25 a 30 minutos para tirar uma fotografia, e se houvesse sol. Mas este não era seu principal inconveniente, senão a dificuldade de obter cópias. E foi outro inventor, William Henry Talbot (1800 – 1877), que fazia experiências com o que chamou de calótipos, que superou o problema em 1839. Com seus calótipos obtinham-se negativos que logo deveriam ser passados aos positivos em outras folhas. Em 1844, foi publicado o primeiro livro com fotografias. A partir de então, as investigações se concentraram em conseguir um papel para os negativos que fosse suficientemente sensível para ser rapidamente impresso.
Em Janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou ao mundo a invenção do daguerreótipo e em 19 de agosto do mesmo ano o governo Frances considerou a invenção de Daguerre como um presente para o mundo.
Por conta desses acontecimentos históricos o ano de 1839 foi considerado o ano da invenção da fotografia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO POR COMENTAR!