Acontece em Joinville

2017

Pescando no Rio Cachoeira?


Janeiro
A cena seria mágica e linda se não fosse no século XXI em pleno ano de 2017 sendo um dos rios mais poluídos de SC. Nas décadas de 50/60 o Rio Cachoeira tinha muita utilidade onde se podia pescar, tomar banho e praticar esportes como o Remo.No século XX ele foi assassinado pelo progresso e hoje não passa de um esgoto a céu aberto. Assim pescar para se divertir, comer ou vender é um ato de incoerência e até um problema de saúde pública. Cadê a vigilância sanitária? órgãos ambientais?
Se quiser conhecer melhor a história do Rio Cachoeira, recomendo o vídeo documentário: Onde Nasce o Cahoeira - https://youtu.be/486oiJM4Pmg



Publicado e gravado por: Marcia Camargo 

https://www.facebook.com/marcia.camargo.14268?hc_ref=NEWSFEED



Exposição "A Ditadura no Brasil - 1964-1985 - A Verdade da repressão a memória da resistência.


Em parceria com o Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), a instituição de ensino Bom Jesus/IELUSC está sediando uma exposição fotográfica sobre a ditadura militar, estruturada pelo curso de Jornalismo. A mostra intitulada " A ditadura no Brasil 1964-1985: a verdade da repressão, a memória da resistência, apresenta fotos e textos sobre o período. Produzida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a exposição tem circulado pelo país e ficará aberta à visitação até o dia 27 de Novembro.




A mostra é aberta à comunidade e está disponível no auditório do Centro Cultural Deutsche Schule, que funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 11h45 e das 13h30 às 22h, exceto nas terças-feiras, quando encerra o expediente às 18h. 
 (Bloco A do campus Centro do Bom Jesus/Ielusc).
Outras informações pelo telefone 47 3026 8075. 
Rua Princesa Isabel, 438 Centro
89201-270 Joinville/SC


Vinte painéis, com fotos e textos, narram o período da Ditadura no Brasil (1964 a 1985). Trata-se uma aula de história sobre "os anos de chumbo", período em que muitos brasileiros lutaram contra o regime militar e a favor dos direitos humanos e da democracia.



Informações e fotos de Danielly Vilaca, professora do Curso de Jornalismo.
e Bonja Informa:http://www.ielusc.br/portal/?COM&NOT=4131




Definidas as próximas consultas públicas sobre segurança nos bairros de Joinville

08 de nov. 3015

Os encontros recomeçam a partir do dia 10 de novembro




A Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) definiu as datas das próximas consultas públicas para ouvir dos moradores, comerciantes e lideranças comunitárias quais são os principais problemas de suas regiões. O objetivo é colher subsídios que vão ajudar na elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública.

Depois de cinco consultas, realizadas em outubro nos bairros Vila Nova, Nova Brasília, Costa e Silva, Bom Retiro/Santo Antônio e Pirabeiraba, os trabalhos recomeçam na próxima semana, sempre das 19h30 às 21 horas.

Até dezembro serão finalizadas as 15 consultas públicas previstas, abrangendo todas as regiões de Joinville.

Nos encontros são discutidas as seguintes temáticas: trânsito; drogas; furtos e roubos; depredação e vandalismo; e violência de base. Para cada dificuldade apresentada, uma sugestão para solucioná-la é proposta pelo munícipe.

O secretário de Proteção Civil César Nedochetko espera a participação da comunidade nesses debates. “Estamos propondo a participação e a discussão dos problemas de forma sistemática, com o objetivo de obter resultados através de uma análise mais próxima da realidade de cada região. Só vamos ter uma fotografia mais nítida se contarmos com a ajuda das pessoas que convivem como os problemas”, destaca.

Nedochetko acrescenta ainda que as regiões indicarão representantes para participar do fórum geral, com a presença de autoridades que compõem o sistema de segurança (municipal, estadual e federal) que atua em Joinville. Este grande encontro está previsto para fevereiro de 2016.

Confira a agenda das próximas consultas públicas

Horários: das 19h30 às 21 horas

10/11 - Centro Social Urbano do Iririú – Rua Tuiuti, 1010 - Iririú
Região: Aventureiro, Iririú e Jardim Iririú

11/11 - Escola Municipal Rosa Maria Berezoski – Avenida Júpiter, 839 – Jardim Paraíso
Região: Jardim Paraíso, Vila Cubatão e Jardim Sofia

17/11 - Hospital Regional Hans Dieter Schmidt - R. Xavier Arp - Iririu
Região: Boa Vista, Comasa e Espinheiros

18/11 - Casa dos Conselhos – Rua Afonso Pena, 840 - Bucarein
Região: Bucarein, Atiradores e Anita Garibaldi

19/11 - Escola Amador Aguiar – Rua Álvaro Maia, 1.021
Região: Paranaguamirim, Jarivatuba, João Costa, Adhemar Garcia e Ulysses Guimarães

24/11 - Plenarinho da Câmara de Vereadores – Av.



Herman August Lepper, 1100 - Saguaçu
Região: Centro, América, Saguaçu e Glória
Fonte:https://www.joinville.sc.gov.br/noticia/11246-+Definidas+as+pr%C3%B3ximas+consultas+p%C3%BAblicas+sobre+seguran%C3%A7a+nos+bairros+de+Joinville.html



Sexta 16 outubro de 2015

Um avanço importante em nossa cidade

Prefeitura de Joinville sanciona lei que regulamenta comércio de Food Trucks

Foto: Divulgação Internet
Em ato simbólico realizado nesta sexta-feira (16) em frente ao prédio da Prefeitura de Joinville, o prefeito em exercício Rodrigo Coelho assinou a Lei Complementar nº 443, que regulamenta o comércio de alimentos em vias e espaços públicos e particulares através dos Food Trucks. Proprietários de veículos e o vereador Fábio Dalonso, autor da lei, participaram da solenidade.

Food Trucks são caminhões equipados para preparar e vender alimentos. Em Joinville, a modalidade se popularizou a partir de eventos realizados em finais de semana na Expoville. Com a lei, que entra em vigor em 60 dias a partir da assinatura, a atividade passa a ser regulamentada de forma inédita em Santa Catarina.
Foto: Victoria Motor Homes


“É uma satisfação poder fazer parte deste momento e só temos a agradecer à Prefeitura e à Câmara de Vereadores pela preocupação regulamentar a atividade”, disse Rogério Diote, representante da Associação Joinvilense de Food Trucks.

O prefeito em exercício, Rodrigo Coelho, destacou o caráter inovador da prática da venda de comida em veículos itinerantes. “É uma inovação bem-vinda, que agrada a todas as faixas etárias. A aprovação desta lei, inédita no Estado, com certeza vai servir de modelo para outras cidades”, disse.

Depois de entrar em vigor, a lei será regulamentada pelo Poder Executivo no prazo de 90 dias.

Fonte:https://www.joinville.sc.gov.br/noticia/


Comentando:
Isso serve de exemplo para que continuemos lutando pelo campismo no Brasil, os Food Truks na sua maioria são fabricados nas mesmas empresas que fabricam Veículos de recreio-Motorhome-Casa sobre rodas.
Os campistas em geral e principalmente os caravanistas precisam se unir e pedir seu espaço nas cidades como acontece fora do Brasil, locais de paradas, campings municipais etc...
Keila. 

16 julho 15

A prefeitura de Joinville publicou esses informativos para a esclarecer a população na hora de identificar em é Guarda Municipal e Agente de Trânsito e suas atribuições.









Será que estaremos realmente seguros?


                             Fotos: Divulgação internet

SEGURANÇA 

Guardas municipais terão porte de arma em uma semana

Joinville,
09/07/2015



Até sexta-feira (17) da próxima semana, os 44 guardas municipais de Joinville poderão trabalhar com armas de fogo. Os portes de arma funcional serão entregues pela Superintendência Regional da Polícia Federal em Santa Catarina, conforme convênio assinado nesta quinta-feira (9) com a Prefeitura de Joinville.

“Para nós é muito importante termos esses portes de armas, mas que ninguém precise usá-las”, ressaltou o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, César Nedochetko. A formalização do acordo foi assinada pelo prefeito Udo Döhler e pela delegada superintendente da PF em Santa Catarina, Mara Toledo Piza Baiocchi de Sant’Anna.

Durante audiência no Gabinete do Prefeito, com a presença do delegado da PF em Joinville Oscar Biffi e do comandante da Guarda Municipal Atanir Antunes, o prefeito Udo Döhler relatou que a presença dos agentes no entorno das escolas já tem produzidos bons resultados. “Temos recebido vários relatos positivos por parte de diretores, professores e pais de alunos. É uma forma efetiva de proteger nossas crianças contra a ação de traficantes”, afirmou.

Segundo o convênio, cabe à Polícia Federal receber e verificar a documentação para o cadastramento de todos os integrantes da Guarda Municipal indicados pela Prefeitura, junto ao Sistema Nacional de Armas-SINARM.

Diz o convênio que somente será permitido o efetivo porte de arma pelo guarda municipal após o envio de comunicação oficial pela DELEAQ/SR/DPF/SC (Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos), a qual apresentará a relação nominal dos guardas aptos a portarem arma de fogo, com seu respectivo número de porte funcional cadastrado no Sistema Nacional de Armas, que deverá constar na carteira de identidade funcional. O prazo de validade dos portes de armas será de dois anos.

Na audiência, o prefeito Udo Döhler destacou que a Guarda Municipal representou um grande avanço para Joinville e que o processo seletivo foi muito rigoroso, em um concurso com cinco mil inscrições. A delegada Mara Baiochchi de Sant’Anna destacou ser “muito importante que a Guarda tenha nascido sabendo de sua identidade e sua missão”. Ainda este ano a Prefeitura fará novo concurso para ampliar o número de guardas.

O chefe da Guarda Municipal, Atanir Antunes, explica que a equipe já recebeu a formação técnica e prática durante o período de quatro meses na Academia de Polícia, em Florianópolis, em 2014. “Depois de formados, eles continuam recebendo atualizações todos os meses, nas variadas modalidades”, comenta.

O começo das atividades da Guarda Municipal foi em rondas nas escolas, praças, parques e no terminal rodoviário. A equipe conta com o apoio logístico de seis viaturas e equipamentos como taser (arma de choque), algemas, gás de pimenta e a tonfa (cassetete para defesa pessoal).



Informações adicionais
Raquel Tolazzi
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: raquel@joinville.sc.gov.br






ESPORTE 

Atletas de Joinville vão participar do do Pan-Americano Juvenil, no Canadá

Joinville,
07/07/2015



A Confederação Brasileira de Atletismo confirmou nesta terça-feira (07/07) a convocação de duas atletas de Joinville para as disputas do Campeonato Pan-Americano Juvenil, que será realizado nos dias 1º e 2 de agosto, em Edmonton, no Canadá.

As convocadas são Ana Lays Bayer, do lançamento de martelo, e Letícia Oro Melo, do salto em distância. As atletas têm apoio da Felej através do programa bolsa atleta municipal.

Ana Lays Bayer foi convocada na prova do lançamento do martelo/4kg, com sua melhor marca de 55,08 metros. Ela ocupa a primeira colocação no ranking brasileiro juvenil e sul-americano de menores. A atleta é também recordista brasileira de menores na prova com a marca de 63,87 metros com martelo de 3kg.

O treinador da atleta João Carlos dos Santos está fazendo preparação especial para que a atleta esteja no ápice de sua performance durante a competição.

A atleta Letícia Oro Melo foi convocada por estar em segundo lugar do ranking brasileiro juvenil, ter feito o índice, e ser a atual campeã sul-americana juvenil. O treinador Alceu Boska Vavalett vem preparando a atleta para competições de alto rendimento. Letícia foi campeã sul-americana de menores em 2014 e campeã sul-americana juvenil em 2015.

As atletas são vinculadas à Associação Corville de Atletismo, e a representam em campeonatos estaduais e nacionais interclubes. Também representam a Fundação de esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej), em competições intermunicipais/Olesc/Joguinhos/Jasc, e representam a Federação Catarinense de Atletismo em competições interseleções estaduais.

Ana Lays Bayer tem patrocínio da Rôgga, construtora e incorporadora, e Letícia Oro Melo tem patrocínio da Aceville Transportes.

Com o apoio recebido, as atletas vem participando de competições em São Paulo e Paraná, com o objetivo de aprimorar performance, enfrentar adversárias de alto rendimento e adquirir experiência.

“O apoio é de fundamental importância no desenvolvimento da carreira das atletas. Permite a participação em competições com maior frequência e que evoluam tecnicamente”, comenta Margit Weise, coordenadora de atletismo da Felej. As atletas treinam diariamente na pista de atletismo da Univille/Campus Universitário.



Informações adicionais
Diego Rosa
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: drimprensa@gmail.com

SOCIAL - Joinville adere a projeto da Celesc para famílias carentes

Joinville,
06/07/2015



Em Joinville, cerca de 4,7 mil famílias de baixa renda poderão ser beneficiadas pelo projeto Energia do Bem, da Celesc.

Na segunda-feira (6), o prefeito Udo Döhler assinou a parceria nessa ação que visa reduzir os gastos com energia, através da substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, instalação de aquecedores a energia solar para chuveiros e a substituição de refrigeradores por equipamentos similares mais econômicos.

Técnicos da Celesc farão visitas a essas famílias, que estão cadastradas com a tarifa social da estatal, para fazer as avaliações necessárias aos requisitos do projeto.

Para Joinville estão previstos dois mil refrigeradores, mil aquecedores para chuveiros e quatro mil kits de lâmpadas fluorescentes. O valor do investimento da Celesc para esse projeto em Joinville é de R$ 5,6 milhões. Os consumidores que receberem os equipamentos terão uma redução de até 70% no valor da conta de energia.

Informações adicionais
Wagner Baggio
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: baggio@joinville.sc.gov.br

INFERNO EM POERA,  RUA DOS SUÍÇOS 

COSTA E SILVA

Moradores e usuários da rua dos Suíços no Costa e Silva, reclamam que o fluxo de veículos e ônibus é intenso e a poeira tem sido o maior inferno da vida deles. Exibido no programa Tribuna do Povo da Ric Record dia 03.02.15 reportagem James Klaus, imagens Diogo Kleimmann.



A rua Dos Suiços é uma rua centenária que faz ligação do bairro Costa e Silva com Vila Nova.
Esta rua inicia na marginal da BR 101 passa ao lado do Posto Ipê KM 37, serve como saída de marginal da BR 101 Km 37 sentido Sul/norte.
Recebe em confluência logo no início as ruas Almirante Jaceguay e Jacob, passa linha de ônibus Vila Nova via Almirante Jaceguay e todo o fluxo da Jacob que vem do Distrito Industrial, lembrando que é usada como alternativa para os moradores do Vila Nova nos horários de pico para fugirem do trânsito da rua XV de Novembro.
Uma solução para amenizar o tráfego nesta rua seria a abertura da marginal para entrar no bairro Costa e Silva e Distrito industrial pela Auto Pista Litoral Sul, que "Esqueceu de abrir essa via".
 Outra solução tbém já programada seria a anpliação da AV. Almirante Jaceguay até a BR 101 por baixo do túnel que permite a passagem para o bairro Vila Nova. Segundo conversa com a Associação de Moradores do Loteamento Cattoni (AMALCA), qual pertence essas vias, já tinha sido liberado do BNDS o valor para asfaltamento e conclusão da Av. Almirante Jaceguay, mas como o pessoal responsável na prefeitura dormiram no ponto, o dinheiro retornou para o BNDS.
 Então senhor secretário Luis Sdrigotti, é falta de vontade política.

O povo não suporta mais ver a ironia destes nossos representantes, pagos com nossos impostos, ter a coragem de dizer que: "nas ruas movimentadas em dias de seca "pó" em dias de chuva "Lama" isso não da pra fugir..."
E explica aí o projeto que está no BNds para liberação de recursos??

Alô prefeitura, prefeito Udo!
Que vergonha...

keila



Incêndio - Distrito Industrial

Joinville, quarta-feira (01.07.15)

Foto: Diogo Kleimmann 
Era em torno das 20:30h deste dia 01 de julho quando percebemos a fumaça preta vinda do distrito industrial.

O incêndio ocorreu na empresa Focus Sul Tecnologia de Termoplásticos no  distrito industrial, rua Clodoaldo Gomes divisa com bairro Costa e Silva em Joinville-SC.

A brigada de incêndio da empresa foi acionada mas não conseguiram conter as chamas,  que segundo relato de amigo do proprietário foi ocasionado por um curto circuito.

Os Bombeiros Voluntários de Joinville foram acionados e até o momento 22:36h trabalham no local. Não há feridos no local. 










Foto: keilamiers www.nosdejoinville.com.br
Moradores próximos temem que se o vento virar, a fumaça tóxica que continua subindo possa atingir suas casas.

Fotos que estão chegando em nossa Página do Facebook.
Agradecemos a todos os colaboradores.
Foto: Vivian Sobieranski 23:15

Foto: Vivian Sobieranski 23:05
Foto: Vivian Sobieranski 23:05

Nesse momento 23:19 ao olhar para fora não estamos mais vendo aquela fumaça preta, creio que os bombeiros conseguiram vencer as chamas.. keila






SAÚDE - Consultórios móveis retomam atendimento na próxima segunda-feira (15)

Joinville,
08/06/2015


Os consultórios móveis da Secretaria de Saúde de Joinville, localizados em frente ao Expocentro Edmundo Doubrawa, ao lado do Centreventos, retomam a realização de exames a partir da próxima segunda-feira (15). Durante essa semana, continua o agendamento dos pacientes e as orientações sobre o preparo para a realizações de cada exame.

A secretaria comprou duas mil consultas de proctologia, 500 de colonoscopia, 1.500 de endoscopia digestiva e 200 de biopsia prostática, totalizando uma contratação de 4,2 mil exames. A previsão é de que sejam realizados 75 exames por dia no local.


A primeira etapa do serviço foi realizada nos dias 29, 30 e 31 de maio, com a realização de exames de EDA (endoscopia digestiva alta). O diretor executivo da Secretaria da Saúde, Paulo Manoel de Souza, ressalta a importância do serviço. "O objetivo é reduzir o tempo de espera pelos exames e consultas ofertadas", explica.

A ação é resultado de uma licitação de compra de exames nessas especialidades, vencida pelo Centro de Integração e Educação em Saúde (Cies), que tem como objetivo dar à população da alta vulnerabilidade social acesso a exames médicos de média complexidade, por meio de unidades móveis e sistema de gestão de saúde que prática os valores da Tabela SUS.

Segundo Paulo Manoel, o contrato tem duração de dez meses, podendo ser prorrogado, se assim for necessário. Na fase inicial, os consultórios ficarão instalados ao lado do Centreventos, podendo ser deslocados para qualquer região da cidade em função da demanda.



Informações adicionais
Diego Rosa
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: drimprensa@gmail.com







LAZER 

Bairro Profipo recebe a primeira edição do ano do projeto 'Felej na Comunidade'
Joinville

Foto: divulgação Prefeitura de Joinville
28/05/2015 

A Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej) realiza neste sábado (30), no bairro Profipo, a primeira edição deste ano do projeto Felej na Comunidade. A proposta da Felej é oferecer opções de recreação e lazer às famílias, especialmente às crianças, na forma de recreação e entretenimento.

Entre os objetivos estão incentivar o desenvolvimento do espírito comunitário e da cidadania e despertar a compreensão de que o lazer é uma forma de estabelecer novos conhecimentos.

As atividades serão realizadas das 14 às 17h30 na rua Cidade de Umbauba, lateral da rua Cidade de Pilar, nos fundos da Associação de Moradores do Profipo. Entre as atrações preparadas pela Felej estão: camas elásticas, jogos de chão, cantinho infantil, pintura de rosto, mini futebol, mini tênis, xadrez e recreação.

O projeto Felej na Comunidade, iniciada em 2013, é coordenado pelo Departamernto de Recreação e Lazer.


Informações adicionais
Diego Rosa
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: drimprensa@gmail.com

ESGOTO

Águas de Joinville vai investir R$ 58 milhões na ETE Jarivatuba


Joinville,
08/05/2015

A Cosatel construções, saneamento e engenharia, empresa de engenharia de São José-SC, foi a vencedora da licitação para construção da primeira etapa da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jarivatuba. A homologação do processo licitatório foi publicada nesta sexta-feira (8), no Diário Oficial da União. O valor da licitação é de R$ 39,5 milhões.
A primeira etapa corresponde à construção da estrutura física da ETE e à compra de parte dos equipamentos. O investimento total da obra será de aproximadamente R$ 58 milhões e, deste valor, R$ 48,5 milhões provêm do Orçamento Geral da União (OGU), crédito a fundo perdido, e o restante, cerca de R$ 10 milhões, será custeado com recursos próprios da Águas de Joinville.
A expectativa é de que a obra comece no final de maio e esteja concluída em três anos. A nova ETE Jarivatuba terá capacidade de tratamento ampliada em relação à atual estação, passando de 200 litros por segundo para 600 litros por segundo, e beneficiará 195 mil pessoas que moram em 18 bairros da área central e zona sul de Joinville.
Localizada no bairro Paranaguamirim, a ETE Jarivatuba é a maior estação de tratamento de esgoto de Joinville, que opera desde 1989. O sistema de tratamento atual é do tipo “lagoas de estabilização”, que será desativado quando a nova estação entrar em funcionamento.


Informações adicionais
Wagner Baggio
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: baggio@joinville.sc.gov.br


SAÚDE 

 Curso capacita profissionais em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia

Joinville,
07/05/2015



A Secretaria Municipal da Saúde de Joinville, por meio do ProgeSUS e da Gerência de Unidade dos Serviços de Referência, realiza neste sábado e domingo (9 e 10), o curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (Advanced Cardiac Life Suport - ACLS) com os médicos e enfermeiros dos Pronto-Atendimentos 24 horas Norte, Sul e UPA Leste. O curso será ministrado do auditório do Hotel Colon, centro.

Com a realização do curso, o principal objetivo da Secretaria da Saúde é melhorar a assistência aos munícipes, oferecendo a segurança necessária para a promoção de um atendimento eficiente e rápido, melhorando as chances de sobrevida da pessoa em situação de urgência e emergência.

O ACLS em emergências médicas, particularmente emergências cardiovasculares, foi desenvolvido pela American Heart Association (EUA). O curso consiste em uma série de intervenções e protocolos utilizados para o atendimento de emergências cardiorrespiratórias que são revisados e atualizados a cada cinco anos em reuniões de diretrizes organizadas e patrocinados por diversos órgãos reconhecidos internacionalmente, entre eles a American Heart Association (AHA).

A enfermeira da Gerência de Unidade dos Serviços de Referência, Mellissa Avelar Castanho, ressalta a importância da qualificação. "Capacitações como esta, de reconhecimento e validação internacional, são essenciais aos profissionais que trabalham em setores de Urgência e Emergência, pois aprimoram o conhecimento, a competência técnica e as habilidades de profissionais médicos e de enfermagem que atuam nos Pronto-Atendimentos de Joinville", explica.

São trinta profissionais, entre médicos e enfermeiros, que participam da qualificação, que totaliza 20 horas de atividades teórica prática, onde são ministrados temas como medidas básicas de ressuscitação cardiopulmonar, desfibrilador externo automático (DEA), manejo invasivo e não invasivo de vias aéreas, manejo das diferentes modalidades de parada cardiorrespiratória (fibrilação ventricular; assistolia; atividade elétrica sem pulso), reconhecimento de arritmia, manejo de arritmias (arritmias supraventriculares e ventriculares instáveis e estáveis) e manejos da Síndrome Coronariana Aguda e do Acidente Vascular Cerebral.

Os profissionais receberão dois certificados, um de participação no curso e outro de conclusão, emitidos pela American Heart Association que somente é entregue aos participantes que obtiverem participação plena em todas as atividades e aprovação nas provas teórica e práticas ministradas durante o curso.



Informações adicionais
Wagner Baggio
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: baggio@joinville.sc.gov.br



Bom dia! Atenção Joinvilenses

TRÂNSITO


Detrans vai interditar trânsito em frente ao Mercado Público se o JEC for campeã...
Posted by Nós de Joinville on Quinta, 30 de abril de 2015



CULTURA

 Arquivo Histórico recebe exposição do fotógrafo Peninha Machado

Joinville,
23/04/2015 



Abre, neste sábado (25), às 10h, a exposição “As Colônias Alemãs no Norte do Estado de Santa Catarina” no Arquivo Histórico de Joinville (AHJ). O trabalho tem autoria do fotógrafo Peninha Machado e conta com a curadoria e pesquisa de Walter de Queiroz Guerreiro, coordenador do AHJ. A entrada é gratuita.

Peninha Machado apresenta, por meio da fotografia, detalhes de uma litografia, produzida na Alemanha, que serviu para divulgar, na Europa, a colonização no norte de Santa Catarina. São 28 cenas registradas pelas lentes da câmera do autor, que retratam diversas particularidades do material de 1898. Além disso, a exposição apresenta ao público a litografia original. 
 


“Este material traz um conteúdo histórico de grande importância para a história da cidade, da colonização, da fotografia, da pintura, das artes plásticas e do marketing. Foi, possivelmente, a primeira peça de marketing de Joinville”, conta Guerreiro.

A exposição “As Colônias Alemãs no Norte do Estado de Santa Catarina” fica em exposição até o dia 15 de maio. O Arquivo Histórico de Joinville fica aberto para visitação de segunda a sexta, das 8 às 17h50. A entrada é sempre gratuita.

Informações adicionais
Diego Rosa
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: drimprensa@gmail.com



Saúde
09/04/2015

Vigilância Ambiental promove ação contra caramujo e escorpião

Divulgação/internet

Joinville,


A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde estará na manhã desta sexta-feira (10/4) na rua São Juliano e arredores, bairro Anita Garibaldi, para conferir denúncia sobre infestação por caramujo africano e dar orientações aos moradores sobre recolhimento e combate ao animal e esclarecer dúvidas.

Como esta região é próxima ao bairro Nova Brasília, onde foram encontrados dois escorpiões amarelos (um no ano passado e outro neste ano), a Vigilância Ambiental também abordará os cuidados com este animal.

A ação será feita pela médica veterinária da Vigilância Ambiental Dieiny Belli e duas alunas de Biomedicina, estagiárias do setor, que receberam treinamento para o trabalho desta sexta.

A equipe deixa a Vigilância às 8 horas em direção à rua São Juliano, e o trabalho deve ser concluído ainda pela manhã. “Vamos bater de porta em porta para verificar o que está acontecendo, ver o que pode ser feito e quais são as dúvidas dos moradores”, explica Dieiny.

Caramujo africano

Ao encontrar caramujos em sua propriedade, o cidadão deve recolhê-lo, sempre protegendo as mãos com luvas ou com uma sacola plástica. Os caramujos devem ser levados em uma sacola ou recipiente até um posto de saúde ou a uma subprefeitura, onde há tonéis próprios para recebê-los. Os tonéis são recolhidos diariamente. Os caramujos vão para um aterro, onde são triturados e enterrados em uma vala séptica.

O caramujo é hospedeiro de um tipo de verme que, se ingerido por seres humanos, pode causar meningite grave e hemorragia no intestino, podendo levar à morte. “Das amostras avaliadas pela Vigilância Ambiental, 50% dos animais estavam saudáveis e outros 50% continuam o verme que causa meningite”, destaca Dieiny.

Por isto, caso tenham sido encontrados caramujos na propriedade, a recomendação é não consumir verduras e legumes colhidos no quintal. Se o morador insistir no consumo, é preciso deixar esses alimentos por no mínimo 10 minutos em um recipiente com uma mistura de água com água sanitária (uma colher de água sanitária para cada litro de água).

Outra orientação é manter terrenos próprios limpos e incentivar os vizinhos a fazerem o mesmo, já que o caramujo aparece com mais frequência em locais com mato, entulho e lixo. “Ele gosta muito de folhas secas de bananeira e restos de limpeza do terreno e usa restos de construção para se abrigar”, explica a médica veterinária.

Se for notada a presença do caramujo em terrenos baldios, o cidadão deve procurar a Subprefeitura da sua região, em caso de terreno público, para solicitar a limpeza da área; se for particular, o procedimento é entrar em contato com a Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 156, para solicitar vistoria do local.

Escorpião amarelo

O escorpião amarelo é considerado o mais venenoso da América Latina. Sua picada provoca dor imediata e, muitas vezes, intensa, com sensação de ardor, queimação ou agulhadas. Nos casos graves, que ocorrem geralmente com crianças, pode haver sudorese intensa, enjoos, vômitos, diarreia e dor abdominal, entre outros sintomas. LEIA MAIS.




Informações adicionais
Raquel Tolazzi
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: raquel@joinville.sc.gov.br


Educação
09/04/2015

Palhaços comandam contação de histórias na Biblioteca Pública neste sábado (11)

Joinville,


A Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin recebe mais uma rodada da tradicional contação de histórias no próximo sábado (11/4), a partir das 10 horas.

Os palhacinhos Pong e Keka, da Cia. Cheios de Graça, animam a comunidade e os convidados especiais, os alunos da Escola Municipal Paul Harris.

A Biblioteca Pública fica na Praça Lauro Müller, Centro. O contato pode ser feito pelo telefone 3422-7000. O evento é gratuito.



Informações adicionais
Raquel Tolazzi
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: raquel@joinville.sc.gov.br



20/03/15
Comunidade

O Jornal Notícias do Dia trouxe hoje uma notícia de Crime ambiental na região de manguezais  no  bairro Espinheiros.



Despejo de restos de construção e móveis é constante na rua Agostinho dos Santos, no bairro Espinheiros Paulo Júnior Paulo Júnior


Leitora do ND flagrou caminhão, de placa MQAH-1875. despejando entulho na beira da rua [...] Veja mais em: http://ndonline.com.br/joinville/noticias/242528-crime-ambiental-na-area-de-mangue-em-joinville.html.


É preciso tomar medidas mais enérgicas contra esses crimes que vemos todos os dias na nossa cidade, a impunidade fica por conta da falta de punição. Fala aí prefeito Udo Döhler​, e à população cabe ajudar na fiscalização pegando numero de placas, fotos dos criminosos, como fez essa moradora,  todos temos responsabilidade. Faça sua parte!
Keila.





14/03/15
Comunidade

Por James Klaus

Acidente na rua Jacob, bairro Costa e Silva

Não é repetição da matéria abaixo, veja:

Carro capota na rua Jacob, bairro Costa e Silva em Joinville-SC
Por volta das 17:00 o VW Santana placas de Joinville-SC, após uma tentativa de ultrapassagem perdeu o controle e capotou diversas vezes, segundo a Polícia Militar que atendia a ocorrência, o motorista abandou o veículo fugindo do local deixando uma mochila com pertences como bíblia, celular e documentos do veículo.
O local onde o veículo caiu é uma área onde os moradores costumam limpar e plantar árvores, por sorte não tinha ninguém no local naquele momento.
Moradores da rua Jacob reclamam dos motoristas que trafegam pela via em alta velocidade e temem tragédia maior, a dois dias atrás um Gol com placas de Curitiba bateu em um Fiat Uno, placas de Garuva, que estava estacionado.
     
Fotos: James Klaus


12/03/15

Comunidade

Por James Klaus

Acidente na rua Jacob, bairro Costa e Silva


Por volta das 10h de quinta-feira (12 março de 2015) um acidente aconteceu na rua Jacob, no Costa e Silva. O Gol com placas de Curitiba é de uma empresa de cimento e bateu neste Fiat Uno, placas de Garuva, que estava estacionado. O Uno pertence a um pedreiro que trabalha na casa em frente ao local do acidente. Com o choque, o Uno teve dois pneus estourados, a lateral traseira danificada e foi jogado para a calçada. O motorista do Gol disse que perdeu o controle do veículo e bateu. Não houve vítimas, mas moradores da Jacob dizem que a velocidade dos carros aumentou muito com o asfaltamento da rua. 
 

 



Joinville 164 anos de história!





TRÂNSITO

Joinville,
24/02/2015


Detrans vai implantar lombadas em ruas da cidade





O Departamento de Trânsito (Detrans) de Joinville vai instalar neste ano pelo menos 30 lombadas físicas em ruas com alto índice de acidentes. A proposta aguarda definição do processo licitatório para contratação da empresa, que deve ocorrer durante o mês de março. Além da relação inicial, outro lote contendo mais vias será preparado para receber a sinalização em 2016.

A escolha das vias segue critérios técnicos. O principal deles é a quantidade de acidentes de trânsito registrados. No estudo realizado pelo Detrans, também foram considerados o volume de tráfego, a velocidade nas vias, as características que colaboram para o excesso de velocidade, o índice de circulação de pedestres e ciclistas e a existência de equipamentos públicos.

Quando for definida a empresa que vai executar os trabalhos, o cronograma de implantação prevê a instalação de 15 lombadas no primeiro lote até a metade do ano e outras 15 até o final do ano. “O limitador neste momento é a disponibilidade de recursos, mas temos previsão de instalar mais equipamentos no próximo ano”, afirma Samuel Bernardes, gerente de Trânsito do Detrans.

Nos pré-estudos elaborados pelo setor estão mapeadas mais 120 ruas onde podem ser instalados os redutores de velocidade. Sobre a demanda por lombadas na cidade, Samuel lembra que a legislação atual não permite a instalação dos obstáculos em vias onde o tráfego ultrapassa 600 veículos por hora nos horários de pico.

Ruas que vão receber as lombadas físicas:

Álvaro Maia, 362

Azulão, 125

Bonito Lindo, 497

Campo Erê, 164

Dilson Funaro, 611

Escrava Benta Poleza, 157

Espigão, 722

Estrada Lagoinha, 485

Estrada Lagoinha, 947

Estrada Lagoinha, 1445

Estrada Timbé, em frente a Assembleia de Deus

Harold Maul, 216

Ibirapuera, 478

Itambé, 591

Jacob Forbice, 532

João Reinhold, 153

João Reinhold, 327

Kesser Zattar, 560

Kesser Zattar, 1258

Lorival Tabert, 310

Martinho Van Biene, 1991

Max Pruner, 1446

Padre Roma, 163

Paulo Roberto Anastácio, em frente a igreja São Gabriel do Arcanjo

Rio de Ferro, 424

Senador Rodrigo Lobo, 1064

Senador Rodrigo Lobo, 2025

Telêmaco Borba, 518

Theonesto Westrupp, próximo à Subprefeitura do Aventureiro

Vidal Ramos, 475

Informações adicionais
Wagner Baggio
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: baggio@joinville.sc.gov.br


-Em um país onde  problema de excesso velocidade nas vias públicas só existe porque os próprios motoristas que querem um trânsito seguro, não respeitam o limite de velocidade. Estes mesmos sabem da impunidade ou ainda, simplesmente, pensam somente neles mesmos.
Não existe outra saída a não ser os redutores físicos de velocidade, conhecidos popularmente como lombadas.
Quando observamos o trânsito com olhar mais amplo, percebemos que redutores físicos de velocidade somente solucionam o problema de excesso de velocidade alguns metros antes e depois da lombada.
Será essa a solução?
Abraços da Keila



Turismo

Joinville
18/02/2015

Ippuj prevê entrega do novo mirante para junho

Segundo técnicos parte mais difícil da obra foi concluída




As obras de construção do novo mirante no morro do Boa Vista devem ser concluídas em junho deste ano. Esta é a previsão do Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj), projetada a partir da prorrogação do cronograma em quatro meses. A concretagem da plataforma, parte considerada a mais difícil da obra, já foi concluída.

O projeto do equipamento contempla as obras de construção do novo mirante com elevador e grande plataforma de contemplação, construção de um mirante chamado “janela” voltado para o centro da cidade e para a serra do mar e uma trilha elevada que contorna o topo do morro entre a vegetação e faz o acesso para a “janela”.

Entre as obras complementares constam a construção de sanitários, lanchonete e salas de apoio ao turista e a reurbanização das áreas do entorno do mirante com complementação dos passeios da rua Guilherme Rau. “O espaço vai garantir mais conforto, segurança e acessibilidade, além da possibilidade de uma vista ampliada da cidade a partir do mirante”, disse diretor-executivo do Ippuj, Vânio Kuntze

Além do mirante, que será a atração principal do Parque do Boa Vista, a trilha elevada que contorna o topo do morro recebe agora os guarda-corpos. “São estruturas metálicas galvanizadas que servirão como equipamento de segurança para as pessoas que visitarem o local”, explica Kuntze.

Uma das novidades para acesso ao mirante será o transporte dos visitantes. Segundo Vânio, a Prefeitura deve disponibilizar linhas especiais de transporte coletivo para facilitar o acesso das pessoas.

O Parque da Boa Vista integra o programa Linha Verde de implantação de nove parques em Joinville, financiados pelo Fonplata. O investimento total na obra é de R$ 3,5 milhões.

Informações adicionais
Adilson Girardi
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: adilson@joinville.sc.gov.br


Saúde Pública

20/01/15
Está ficando insuportável sair nas ruas do Costa e Silva e do Glória

Essa é a rua Servidão Acácio H. Hille, no bairro Glória
uma lateral da rua Lindoia.
Foto: Maria Cristina Dias Lima
Foto: Maria Cristina Dias Lima


Maria Cristina Dias Lima escreveu:

Essa é a situação da minha calçada depois de cada chuva. O esgoto volta pela canalização da Águas de Joinville. Eu reclamei, meus vizinhos reclamaram. Mas o problema continua. Até vieram aqui, mas não fizeram nada. O problema continua e se agrava com a chuva.O cheiro de esgoto é constante e há tempos não posso mais abrir as janelas da minha sala. Mas quando chove a situação piora. Agora eu pergunto: o que fazer????? Não tem como conviver com cocô na calçada!!!
Foto: Maria Cristina Dias Lima

Mais um caso, esse no Costa e Silva
20/01/2015 - 13:22 - Meio Dia Joinville

Moradores de Joinville pedem conserto de rede de esgoto no bairro Costa e Silva

No bairro Costa e Silva o mau cheiro de um vazamento na rede de esgoto tem incomodado muitos moradores. O que deveria seguir para a estação de tratamento está voltando para a rua e formando poças, bem em frente à entrada de um condomínio residencial.

Alô alguém responsável pela saúde pública, adianta fazer campanhas educativas etc... acho que está na hora de uma CPI para investigar essa situação da Águas de Joinville. Cadê nossos representantes? senhores vereadores??- Cia Companhia Águas de Joinville a população está revoltada.

veja o que a Companhia escreve em seu site:

COMPANHIA




Conhecendo a Águas de Joinville



- Missão

Oferecer soluções sustentáveis em saneamento para a melhoria da qualidade de vida, das condições ambientais e do desenvolvimento sócio-econômico.

- Visão

Ser referência por sua excelência em gestão e qualidade de serviços em saneamento.

- Valores

• Respeito ao ser humano.

• Respeito ao meio ambiente.

• Justiça.

• Ética e transparência.

• Compromisso social.

• Profissionalismo.


 http://www.aguasdejoinville.com.br/site/?page_id=68&mode=index

E a pergunta que não quer calar:
E agora senhora dona Àguas de Joinville?

Por: keilamiers
www.nosdejoinville.com.br






06/01/2015 17:45:09

Saúde

Obras da Unidade Básica de Saúde do Vila Nova serão concluídas em fevereiro
Joinville,





O andamento da reforma e ampliação da Unidade de Saúde Vila Nova (sede), na rua XV de Novembro, bairro Vila Nova, foi conferido pelo prefeito de Joinville, Udo Döhler, na tarde desta terça-feira (6/1).

A obra tem previsão de entrega para 10 de fevereiro, informou a engenheira da Topcon Construções Ltda, Andressa Kalef Rangel. Depois deste prazo, a Secretaria da Saúde fará a instalação de equipamentos e mobiliário para ativar a unidade, que tem 75 funcionários e atende a uma população de 26 mil usuários.

A visita foi acompanhada pela secretária da Saúde, Larissa Brandão, a chefe da unidade, Marilda Maestri, a coordenadora da Regional de Saúde Vila Nova, Chana Beninca, e o vereador Mauricinho Soares.

Estão sendo reformados 364 metros quadrados. Com a ampliação, a unidade ganhará mais 96 metros quadrados, além de 15 metros quadrados de abrigo para lixeira e compressores.

A obra contempla adequação dos espaços para atendimento na especialidade de ginecologia e enfermagem, haverá sala para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e salas de reunião, coordenação e chefia. A recepção será mais ampla e confortável.

A equipe de saúde mental (psicologia e terapia ocupacional), que atende em sala alugada, também vai ganhar um espaço na sede. “Com a reforma e a ampliação, a unidade vai poder oferecer todos os seus serviços no mesmo local”, destaca a coordenadora da Regional de Saúde Vila Nova, Chana Beninca.

O valor da obra é de R$ 468.432,01, sendo R$ 394.167,01 da Prefeitura de Joinville e R$ 74.265,00 do Ministério da Saúde.





Informações adicionais
Diego Rosa
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: drimprensa@gmail.com



Joinville,
21/11/14

Rua Jacob, bairro Costa e Silva, começa o asfaltamento tão almejado pela comunidade.

11:00 da manhã do dia 21 de novembro de 2014, na gestão do prefeito Udo Döhler (PMDB) a população em fim está vendo a obra de pavimentação asfaltica da rua Jaocb  ser concluída em conjunto com o governo do estado de SC, Raimundo Colombro(PSD) e uma força gigantesca do deputado Darci de Matos(PSD) e a grande luta da comunidade com suas associações Associação de Moradores do Loteamento Cattoni (Amalca), Associação de moradores do Parque Douat  e comissão de moradores do Costa e Silva ( Comcasa).








Esse é um momento que vai ficar para história do bairro Costa e Silva e principalmente para os moradores do Loteamento Cattoni que irão a partir desta pavimentação resgatar sua  qualidade de vida.







Abaixo relembre alguns momentos  da luta para pavimentação da  rua Jacob no Costa e Silva

INFERNO EM POEIRA
Vídeo apresentando ao prefeito Udo  Döhler Publicado em 3 de out de 2013
Moradores do Loteamento Cattoni e principalmente da rua Pedro Álvaro Schmoeller e rua Jacob no Costa e Silva, estão desesperados com a poeira que estão respirando da rua Jacob a mais de 20 anos. 




Moradores do Loteamento Cattoni e principalmente da rua Pedro Álvaro Schmoeller e rua Jacob no Costa e Silva, estão desesperados com a poeira que estão respirando, a Jacob não é asfaltada mas a Pedro Schmoeller é. Depois que a prefeitura jogou um material para melhorar a rua Jacob o inferno em poeira começou. Crianças  e adultos estão doentes.

O mínimo que se espera é dignidade para viver onde se paga os impostos.

Vejam as fotos recentes 
 15:30 14/05 - Assim é dia e noite desde o dia 07 de março 2013





Obras na rua Jacob - Costa e Silva 23.11




A sociedade organizada  entregou ofícios com reivindicações sobre os problemas do bairro, bem como cobranças das ações que já estão em andamento ,como a obra da rua Jacob, que é sempre assunto da Comcasa e graças ao esforço conjunto da comissão e do Secretário Pedro Campos (PT) atual gestão Carlito Mers ( PT), a referida obra  está em andamento.  

                                         Drenagem e reconstrução da rua Jacob, abandonada por gestores anteriores

 Promessa de asfaltamento realizada por gestores que antecederam Carlito não saíram ou nunca estiveram no papel
                                          Material colocado na via é adequado ao tráfego de peso que a via recebe

                                          Parte da via passa sobre terreno particular

                                         Traçado da Jacob está sendo realinhado e recebendo a base de material "rachão"


O povo sofre as mazelas por incompetência própria, se todos se unissem por uma causa comum, a do bem estar social, os políticos estariam trabalhando com mais qualidade. As reuniões da Comcasa acontecem no terceiro domingo de cada mês, em algum ponto do bairro. Informe-se e se interesse!

Lembre-se: "Quem paga a banda escolhe a música à ser tocada" e não "dança conforme a música". 


Textos: James e Keila
Fotos: James e Jim


As obras de drenagem, alinhamento e base para pavimentação continuam a todo vapor.
Esta obra já é aguardada a mais de  4 gestões da prefeitura,
somente nesta gestão é que a comunidade conseguiu sensibilizar e convencer da importância desta obra.  Secretário da Regional Pedro Campos tem sido muito competente em sua gestão .








Esta rua faz parte da história de Joinville e foi pavimentada somente até a metade, os moradores, empresários e usuários sofrem ao passar por este trecho, sendo ele ligação entre o Costa e Silva e a Br 101 e Vila Nova, importante via de escoamento de produção do distrito industrial e importante artéria de mobilidade urbana.

Após a primeira etapa teremos a luta para pavimentação.
Fotos: James Klaus
Texto:Keilamiers
A notícia que todos esperavam:

Rua Jacob no bairro Costa e Silva, vai ter sua obra asfáltica finalizada.

Veja em:

NÓS DE JOINVILLE WEB TV: Acontece em Joinville: 09  de outubro de 2014 Costa e Silva: Rua Jacob recebe pavimentação Após esperar durante mais de 15 anos, chegou a hora!

Acontece em Joinville

09  de outubro de 2014

COSTA E SILVA: RUA JACOB RECEBE PAVIMENTAÇÃO

Após esperar durante mais de 15 anos, chegou a hora!

Os moradores do trecho ainda não pavimentado da Rua Jacob estavam igual a São Tomé: só acreditariam vendo,ou seja no caso em questão, quando vissem a obra ser continuada.
Nesta semana (06/10/2014) a Comissão de Moradores do Costa e Silva (Comcasa) e Associação de Moradores e Amigos do Loteamento Cattoni (Amalca) já perceberam  a movimentação de máquinas e homens trabalhando na rua Jacob.
 Semanas antes, a Amalca e a Comcasa convocaram uma reunião extraordinária com  a presença do deputado Darci de Matos (PSD), realizada  no sábado (20/09/14) cujo objetivo era saber da situação e andamento do pedido de pavimentação da Rua Jacob.
A sede provisória da associação de moradores é na casa do presidente Paulo Rodrigues

Veja como foi essa reunião:
http://webtvnosdejoinville.blogspot.com.br/2014/09/em-joinville-associacao-de-moradores.html?spref=bl


Veja a entrevista e o áudio da conversa com Romualdo França (Seinfra) com o deputado Darci de Mattos sobre a pavimentação da rua:



               Levantamento topográfico e estaqueamento nivelador de pavimento

                                Máquina alarga e prepara a via para receber a massa asfáltica


Segundo o site da prefeitura (Disponível em https://www.joinville.sc.gov.br), a camada asfáltica deve ser aplicada à partir da semana que vem (15/10/2014)








Placas com mensagem de "Obras, desculpe o transtorno" são colocadas na via, mas na verdade, o transtorno é o pó e a lama. A obra em si, é motivo de alegria para a população que mora na rua e no entorno desta.

A qualidade de vida é um direito de todo cidadão e demorou para chegar. Mas através da responsabilidade e dos esforços da comunidade - que nuca desistiu de lutar - e dos políticos que querem realmente trabalhar pelo bem dos cidadãos, ela está chegando.

Outro fator é a qualidade para a mobilidade urbana que a pavimentação desta via vai proporcionar.

A Rua Jacob é centenária, interliga os bairros Vila Nova e Costa e Silva, é acesso à cidade –no Km 36 da BR-101- e sedia uma Unidade Básica de Saúde da Família (USBF), ou seja, motivos não faltam para a efetivação dessa importante obra.

Fotos e texto: www.nosdejoinville.com.br
Acorda Povo!

SEGUNDA-FEIRA, SETEMBRO 22


NÓS DE JOINVILLE WEB TV: Em Joinville, a Associação de Moradores Amigos do...

NÓS DE JOINVILLE WEB TV: Em Joinville, a Associação de Moradores Amigos do...: Por James Klaus em 22/09/14 www.nosdejoinville.com.br


SEGUNDA-FEIRA, SETEMBRO 22, 2014


Em Joinville, a Associação de Moradores Amigos do Loteamento Catoni (Amalca), em reunião extraordinária, delibera sobre a pavimentação da Rua Jacob, no bairro Costa e Silva

Por James Klaus em 22/09/14

www.nosdejoinville.com.br



O povo cobra


Deputado estadual é chamado por associação de moradores para prestar contas durante reunião da associação





Comunidade da Amalca ouve deputado e busca melhorias






A Associação de Moradores Amigos do Loteamento Catoni (Amalca), no bairro Costa e Silva, recebeu o deputado Darci de Matos (PSD) em uma reunião extraordinária, realizada no sábado (20/09), para saber da situação do pedido de pavimentação da Rua Jacob, no Costa e Silva.


Deputado Darci de Matos (PSD) explica sua ações
Sede provisória da sede  da Associação de Moradores é na casa do presidente Paulo Rodrigues


A via é centenária, interliga os bairros Vila Nova e Costa e Silva, é acesso à cidade –no Km 36 da BR-101- e sedia uma Unidade Básica de Saúde da Família (USBF), mas continua em condições precárias. A poeira toma conta do ar em dias de sol e a lama traz transtornos quando chove, sendo que muitos moradores da região –a poeira atinge uma comunidade de aproximadamente 2000 pessoas- desenvolveram doenças respiratórias ao longo dos anos. O pedido de socorro às autoridades é feito há décadas, mas só teve respaldo em 2012, com o realinhamento da via –a rua Jacob passava sobre o terreno de um morador e um poste da Celesc estava no meio da rua se o traçado desta estivesse correto-, com o início da drenagem e elevação da via com pedra “rachão”.



Luta da comunidade se intensificou em 2009

Foto: www.nosdejoiville.com.br
Rua Jacob passava sobre um terreno particular e poste estava no traçado original da via

Foto: www.nosdejoiville.com.br

Em 12/09/2012  inicia a drenagem e elevação da via com pedra “rachão”.Foto: www.nosdejoiville.com.br
Realinhamento da via e relocamento do poste da Celesc - (2012)Foto: www.nosdejoiville.com.br


Em 28 de julho de 2013, o deputado participou de uma reunião na Amalca e disse que levaria a questão adiante e que faria um “apelo ao prefeito para ver o que é possível fazer na Jacob”. Como fruto desse contato, o prefeito Udo Döhler visitou a região no dia 05 de outubro às 7h37min de um sábado, acompanhado pelos secretários do Seinfra Romualdo França, deputado Darci de Matos, presidente do Ippuj Vladimir Constante e Aldo Borges, então presidente da Fundema para avaliar in loco o que poderia fazer em termos de pavimentação. Conforme artigos e vídeos postados no site da Amalca, o prefeito cogitou a possibilidade de incluir a rua em um projeto do Fundam, uma linha de crédito de recursos federais –e que exigem projetos específicos- e reconheceu a urgência da obra na Jacob.










 Na mesma ocasião, o Secretário da Seinfra afirmou que “Na metade do ano que vem deve começar alguma coisa”, disse Romualdo França ao ano de 2014. Em meados de 2014 a drenagem foi concluída, mas nada de pavimentação e o silêncio das autoridades competentes sobre a obra preocupava ainda mais os moradores.



Rua Jacob em 28/06/14: finalização e conclusão da drenagem

 Foto: www.nosdejoiville.com.br


Rua Jacob em 28/06/14

 Foto: www.nosdejoiville.com.br


Cobrança

Deputado Darci de Matos (PSD)


Cobrado pela comunidade na reunião de 20/09/2014, Darci explicou que deputado não faz obra, mas fiscaliza e legisla as leis e que mesmo assim intercedeu junto ao governo estadual num esforço conjunto com a prefeitura de Joinville. “Pessoal, o que eu pude fazer eu fiz até aqui, mas não depende só de mim. Vou ligar para o prefeito ou para o secretário do Seinfra e convido vocês a ouvirem o que eles têm a dizer sobre a Rua Jacob”, disse Darci em meio às cobranças de posicionamento. O próprio Darci se surpreendeu com a dificuldade de encontrar sinal para celular na região –outra demanda da comunidade-, sendo que somente após caminhar quase toda a extensão do terreno em zigue-zague, posicionando alternadamente o aparelho em busca de sinal, cuja sequência de rodopios lembrava uma cômica dança e provocou graça aos presentes. Insistentemente buscado, o sinal –achado próximo ao pé de limão na propriedade do presidente da associação Paulo Rodrigues- permitiu o contato desejado. Mas a maior surpresa veio da informação obtida –e devidamente gravada- de Romualdo França, que informou a contratação da camada asfáltica para a via e início da aplicação “nos próximos 10 dias”. Aliviado, Darci brinca com Romualdo referindo-se aos votos que perderia se falhasse na missão e, extasiado, comunica a boa nova aos presentes. “A notícia é melhor do que esperávamos, pessoal, a comunidade de vocês está de parabéns pela união e pela força que mostraram. Falei com o Romualdo e ele disse que as máquinas devem começar dentro de uns dez dias. Vocês conseguiram, gente!”. Segundo ele, a verba vem de recursos próprios do governo estadual e do BNDES.
Ouça a entrevista:
http://www.deezer.com/playlist/992904877
Áudio da conversa com Romualdo França (Seinfra):
http://www.deezer.com/playlist/992904877

----------------------

Acorda Povo!






Atendimento da UBSF interditada no Boehmerwald é direcionado para policlínica do Floresta
Joinville,
20/11/2014



Em função da interdição, na segunda-feira (17), da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Boehmerwald 2, na zona Sul de Joinville, todas as pessoas que utilizam seus serviços estão sendo direcionadas para a Policlínica Floresta.

Diariamente, segundo a Gerência das Unidades Básicas de Saúde da Secretaria da Saúde, naquela unidade são atendidas 130 pessoas em serviços de vacinação, testes de gravidez, pré-natal, curativos, consultas, dispensação de medicamentos e odontologia.

A Policlínica do Floresta, para onde estão sendo direcionados os atendimentos, fica na rua República do Peru. As duas equipes de Saúde da Família da unidade fechada foram deslocadas para a policlínica.

Desde a interdição, todos os dias um agente comunitário de saúde faz plantão de informação em frente da unidade interditada, das 8 às 8h40. Esse serviço continuará durante toda a próxima semana.

A interdição foi feita pela Vigilância Sanitária em função de problemas estruturais do prédio, que é locado pela Prefeitura. O proprietário foi comunicado da situação. Também será feita uma avaliação técnica para decidir pela melhor solução entre reformar o prédio ou alugar outro imóvel.

Na próxima terça-feira (25), equipe técnica da Secretaria da Saúde fará reunião com lideranças e moradores da região para prestar esclarecimentos e orientações sobre o atendimento. A reunião será na Igreja Nossa Senhora de Belém, na rua Universidade 110, próxima à UBS interditada.

Diego Rosa
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: drimprensa@gmail.com




Atenção comunidade!

 Participem das audiências públicas sobre a LOT(Lei de Ordenamento Territorial) que irá decidir muitas mudanças em suas vidas.

Assista o vídeo que explica muito bem o que vem por aí:




No período entre os dias 18 e 28 de novembro, a Prefeitura de Joinville, através da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj), irá realizar oito audiências públicas sobre LOT.





19/11/14

Chegou o dia tão esperado para os moradores do Loteamento Cattoni, Parque Douat e demais moradores do Costa e Silva

Foto: Divulgação Prefeitura de Joinville

Foto: www.nosdejoinville.com.br

A inauguração da Unidade Básica de Saúde da Família Parque Douat, no Costa e Silva, em Joinville, foi prestigiada por moradores e lideranças comunitárias do bairro na manhã desta quarta-feira (19).

Foto: www.nosdejoinville.com.br
   
Uma das obras mais esperadas pelos moradores chega ao final

Foto: www.nosdejoinville.com.br

Foto: www.nosdejoinville.com.br

Foto: Divulgação Prefeitura de Joinville
O vice-prefeito Rodrigo Coelho disse que a obra é um benefício direto para as famílias da região do Costa e Silva. “Temos nos esforçado para trabalhar em prol das famílias”, concluiu.

o presidente da Associação de Moradores do Parque Douat e vice-presidente do Conselho Local de Saúde, Lourenço M. Foss Joenk, disse que  a entrega da Unidade é o resultado de um esforço conjunto entre poder público e comunidade.

Foto: Divulgação Prefeitura de Joinville

A secretária da Saúde,  Larissa Grun Brandão do Nascimento agradeceu a todas as pessoas que se envolveram no processo de construção da unidade. “Não é apenas mais um prédio, mas uma unidade de saúde, com todos os equipamentos, mobiliário e pessoal para fazer funcionar”, disse.



Foto: www.nosdejoinville.com.br
 A nova unidade oferecerá à comunidade serviços em clínica médica, pediatria, ginecologia, saúde mental, nutrição, odontologia, serviços de imunização, de enfermagem e visitas domiciliares pelos agentes comunitários de saúde. Serão beneficiadas cerca de 13 mil pessoas.

Foto: www.nosdejoinville.com.br
 Os funcionários já estavam se ambientando com o novo espaço

Foto: www.nosdejoinville.com.br

Foto: www.nosdejoinville.com.br

Foto: www.nosdejoinville.com.br

Foto: www.nosdejoinville.com.br

O valor do investimento na obra física (prédio e área externa) é de R$ 827 mil, sendo R$ 400 mil de recursos do governo federal. A compra de equipamentos não está incluída neste valor.

Foto: Divulgação Prefeitura de Joinville



Foto: Divulgação Prefeitura de Joinville



O atendimento será feito pelos profissionais de saúde transferidos da sede da Regional de Saúde do Costa e Silva, da rua Comandante Telles de Mendonça, que ficará fechada para obras de reforma.


Foto: Divulgação Prefeitura de Joinville


De acordo com o planejamento da Secretaria da Saúde, a Unidade Básica do Parque Douat deverá contar a partir do final do primeiro semestre de 2015 com três equipes de Estratégia Saúde da Família (três médicos, três enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem, quatro agentes de saúde pública e agentes comunitários).

Profissionais que pertencem à Sede de Regional do Costa e Silva que atuarão na unidade do Parque Douat:
1 Nutricionista
1 Psicóloga Infantil
1 Psicóloga Adulto
1 Terapeuta Ocupacional
3 Médicos Ginecologistas
2 Médicos Pediatras
4 Médicos Clínica Médica
5 Odontólogos
3 Auxiliar Consultório Dentário
2 Farmacêuticos
3 Enfermeiras
8 Técnicos de Enfermagem
9 Agentes Administrativos
22 Agentes Comunitários de Saúde
2 Zeladoras

Foto: www.nosdejoinville.com.br
Antes


Depois
Foto: www.nosdejoinville.com.br

A equipe do Nós de Joinville aproveitou para conversar com o secretário da Sub prefeitura Norte Luiz Sdrigotti sobre outras ações no Costa e Silva como o Natal Luz e o secretário adiantou que esse ano estão preparando uma surpresa com o Coral do Colégio Adventista com aproximadamente 200 crianças. 
Sobre a Finalização da pavimentação da Rua Jacob ele informou que 95% da obra está concluída, que até início de Dezembro o asfalto já estará pronto.


Parabéns comunidade pela conquista.


Veja nos posts abaixo um pouco da história desta conquista:


 Unidade Básica de Saúde da Família Parque Douat  quase pronta.


12/11/14


Olha aí mais uma conquista da comunidade do Cattoni e do Douat. Comunidade que luta unida e com seriedade tem êxito. São mais de 2 anos de atraso mas valeu a pena, o local está bonito e útil. Parabéns.




Prefeitura de Joinville - SC

Serão inauguradas até o fim do ano mais três unidades de saúde!

Os bairros beneficiados nesta primeira etapa de inaugurações são os da região de Pirabeiraba, que recebe uma policlínica; do Costa e Silva, onde será entregue a uma nova Unidade Básica de Saúde da Família; e do Paranaguamirim, que vai contar com uma nova UBSF no loteamento Estêvão de Matos.


No site da prefeitura tem a seguinte informação que v. pode acompanhar abaixo no link:

No bairro Costa e Silva, uma das obras mais esperadas pelos moradores chega ao final. A Unidade Básica de Saúde da Família será inaugurada neste mês de novembro. No local, serão atendidas 12 mil pessoas que residem na região. A obra teve custo total de R$ 647.768,12 numa parceria entre Joinville e o Governo Federal.


Leia mais: http://bit.ly/1GIl4QN





Mais uma velha reivindicação da comunidade sendo atendida, Unidade Básica de Saúde da Família Parque Doaut.

Joinville,

8/8/2014 15:55:41


Está em fase final a obra da nova Unidade Básica de Saúde da Família Parque Douat, que está sendo construída no final da rua Inambu, bairro Costa e Silva. O investimento é de R$ 647.768,12, sendo R$ 400 mil do governo federal e R$ 247.768,12 do governo municipal. Na parte externa da edificação, as calçadas, estacionamento, cerca e iluminação estão sendo executados em contrato de R$ 186.598,09, pagos com recursos próprios da prefeitura. Esta unidade vai contar com três equipes de Saúde da Família.





Também com recursos do governo municipal estão sendo investidos R$ 1.141.508 na construção da Policlínica de Pirabeiraba, que, do mesmo modo, está em conclusão e irá receber quatro equipes de Saúde da Família. No conceito de Policlínica, terá serviço odontológico, de ginecologia, pediatria e um Núcleo de Apoio da Saúde da Família, e ainda dois médicos clínicos com qualificação em especialidade, como reumatologia, endocrinologia e geriatria.


No bairro Paranaguamirim, estão quase concluídas as obras de adequação do imóvel onde funcionará a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Estêvão de Matos. As adequações são feitas com recursos próprios da prefeitura e estão orçadas em R$ 330 mil. Alugado, o prédio de dois andares fica na rua Maria Marques Leandro, 505, com área construída de 540 metros quadrados e elevador. Três equipes de Saúde da Família atenderão no novo espaço. Atualmente, as equipes do Estêvão de Matos atendem no mesmo local da UBSF Jardim Edilene, na rua Kurt Meinert, s/n, no bairro Paranaguamirim.


Equipe de Saúde da Família

- 1 médico de Saúde da Família.

- 1 enfermeiro.

- 1 a 2 técnicos de enfermagem.

- 1 agente de Saúde da Família/agente de Saúde Pública.

- Em média, 6 agentes comunitários de Saúde, que fazem visitas domiciliares, sendo responsáveis pela vigilância em saúde nas moradias.

Onde fica:

Unidade Básica de Saúde da Família Parque Douat

Rua Inambu, esquina com Rua Jacob, bairro Costa e Silva

Policlínica de Pirabeiraba


Rua Doutor Carlos Heins Funke, Pirabeiraba (ao lado do Hospital Bethesda)

Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Estêvão de Matos

Rua Maria Marques Leandro, Lote 1, quadra 22, Loteamento Jardim Edilene, bairro Paranaguamirim


Informações adicionais

Wagner Baggio
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: baggio@joinville.sc.gov.br

----------------------------------
Por keilamiers - www.nosdejoinville.com.br




Veja os vídeos com reportagens do acompanhamento das obras pela comunidade através do Programa Nós de Joinville Web TV


08.06.13


O prefeito Udo Döhler e equipe da Secretaria da Saúde, liderada pelo

secretário Armando Dias Pereira Júnior, fiscalizaram na tarde

segunda-feira (08.06.13) as obras dos postos de saúde nos bairros Vila Nova, Costa e Silva, Aventureiro e Espinheiros. As Unidades Básicas de Saúde da

Família (UBSF) tem financiamento de R$ 1.568 milhão do Governo Federal

com contrapartida de R$ 1.350 milhão do Município.


UBSF Parque Douat no loteamento Cattoni do bairro Costa e Silva teve início das obras em em 2012 com previsão de entrega para dezembro daquele ano, a obra atrasou e a população fez denuncias à nova gestão e o novo Secretário de Saúde Armando Pereira em reunião com os moradores no dia 27 abril 2013 prometeu cobrar agilidade. E na data de 08 de julho juntamente com o prefeito em vistoria a esta obra, cobraram da empreiteira para que a obra esteja dentro do cronograma de entrega para setembro deste ano.
novembro 2013


Ritmo das obras da UBSF , novembro 2013-Unidade Basica da Saúde da Família Pque Douat no Loteamento Cattoni-Costa e Silva-Joinville-SC


14/11/13

O prefeito Udo e o vice-prefeito Rodrigo Coelho e comitiva, visitaram pontos críticos que tem tirado o sono da população da região do Loteamento Cattoni e Parque Douat no bairro Costa e Silva. O prefeito cobrou do empreiteiro, o prazo de entrega que está definido em documento para o mês de dezembro de 2013.

A comunidade prometeu tirar fotos todos os dias para que a obra não fique parada mais 1 ano novamente.

Veja matéria sobre essa obra em:
http://moradoresdocostaesilva.blogspot.com.br/2013/11/prefeito-determina-fechamento-do-final.html



-Agora em 2014 o população acompanhou o desenvolver da obra, lenta como são as obras de empreiteiras que ganham licitação das prefeituras. E a mais recente notícia é a da postagem acima, onde até a data de 08/08/14 a obra se encontra desta forma:












nov/14 Obras estão a todo vapor
















fotos: www.nosdejoinville.com.br

Relembrando o caso UBSF Douat


Abril/2012
Unidade Básica de saúde da Família

Construção da unidade de saúde no Costa e Silva: Fim da novela?



APÓS MUITA COBRANÇA POR PARTE DA COMUNIDADE, A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE FINALMENTE AUTORIZOU A ABERTURA DO EDITAL DE LICITAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE PARQUE DOUAT.

Abril de 2012-Autorização para construção

SECRETARIA AUTORIZA CONSTRUÇÃO DO POSTO DE SAÚDE PARQUE DOUAT

A Secretaria Municipal da Saúde autorizou, nesta sexta-feira (13/04/12), a abertura do edital de licitação para a construção da Unidade Básica de Saúde Parque Douat. O novo posto de saúde será construído na esquina das ruas Inambu e Jacob, no bairro Costa e Silva. A obra está orçada em R$ 651 mil, sendo R$ 400 mil do Ministério da Saúde.

Além do Parque Douat, os bairros Aventureiro e Vila Nova serão os próximos bairros a serem contemplados com novas unidades básicas de saúde. O local das construções já foi definido e a abertura dos editais de licitação deve acontecer ainda este mês.

A estrutura física das novas unidades segue um modelo padrão proposto pelo Ministério da Saúde. Os postos de saúde contarão com cinco consultórios médicos, um consultório de odontologia, salas de nebulização, vacina, curativo, sala de enfermagem, além de farmácia e sala para reunião dos Agentes Comunitários de Saúde. A área total construída será de 437 metros quadrados.

Localização das novas unidades de saúde

Unidade de Saúde Aventureiro – Rua Santa Luzia esquina com rua Lidia Rodrigues Teixeira
Unidade de Saúde Parque Douat – Rua Inambú esquina com rua Jacob
Unidade de Saúde Vila Nova – Rua Arthur Hille esquina com rua Alberto Vinci


Indianara Jacomini
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal da Saúde de Joinville








A área fica na antiga quadra de areia, na esquina das ruas Inambu e Jacob, no loteamento Catoni.
 Lançado dia 13 de abril de 2012, o edital prevê a obra orçada em R$ 651 mil.




A escolha do local da obra no Costa e Silva foi através de consulta popular.
A reunião aconteceu em 2010 e contou com poucos participantes, mesmo com uma comunidade -hiperlocal- de três mil habitantes.





Na época, uma enquete foi realizada junto à comunidade, onde a maioria mostrou-se satisfeita com a decisão, mesmo não tendo participado da escolha. A alegação é de que um posto de saúde é mais interessante para a comunidade do que a utilização dada ao terreno na ocasião.
 É que ao lado da quadra de areia havia um galpão, onde segundo moradores das adjacências, servia de abrigo para ações ilícitas, como consumo de drogas e prostituição.




O galpão foi demolido a pedido da comunidade, pois apresentava sinais de cair a qualquer momento. A secretaria regional realizou a demolição, trazendo alívio para quem mora nas cercanias ou precisa passar próximo à área.





Restos de construção estão espalhados no terreno de propriedade da Secretaria de Saúde de Joinville. Ao fundo, na rua Jacob, a "boate" Galo de Ouro, que será vizinha do posto de saúde.





Vista da área a partir da Jacob




Cabe agora à comunidade fiscalizar as obras, para que os prazos sejam respeitados e a qualidade esteja nos conformes, afinal, é o seu dinheiro que está sendo aplicado nessa obra.





Confira, fiscalize! Caso desconfie da qualidade da obra, denuncie no conselho local de saúde do seu bairro.


Localização das novas unidades de saúde

Unidade de Saúde Aventureiro – Rua Santa Luzia esquina com rua Lidia Rodrigues Teixeira

Unidade de Saúde Parque Douat – Rua Inambú esquina com rua Jacob

Unidade de Saúde Vila Nova – Rua Arthur Hille esquina com rua Alberto Vinci



Texto e fotos: James Klaus










Mais uma edição da Feira Porta do Mar acontece domingo

Joinville,
22/10/2014


Está marcada para este domingo, 26 de outubro, a segunda edição da Feira Porta do Mar. Em função do segundo turno da eleição para presidente do Brasil, o evento começa às 11 horas, e segue até as 16 horas, na praça do Parque Porta do Mar, na rua Antônio Gonçalves, bairro Espinheiros.

Quem passear pela feirinha vai conferir o artesanato desenvolvido em Joinville e região, além da bela paisagem local. Em caso de chuva, a feira será cancelada.

O evento é uma realização do Serviço de Incentivo às Organizações Produtivas (Siop), serviço ligado à Secretaria de Assistência Social de Joinville, e do Fórum Regional de Economia Solidária de Joinville e do Norte Catarinense. Conta com o apoio da Fundação Cultural, Fundação Turística e Prefeitura.

A primeira feira aconteceu no domingo passado, 19 de outubro, e foi bem avaliada pelos feirantes, revela a coordenadora do Siop, Lisielen Miranda Goulart. “Eles consideraram o movimento muito bom, tanto de moradores quanto de turistas, e destacaram o potencial que o local apresenta”, ressalta.

No total, o espaço comporta 19 barracas. Até o momento, 16 vagas foram preenchidas. Ainda há vaga. Quem tiver interesse pode entrar em contato pelo 3433-7359 ou pelo siop.gr@gmail.com

A proposta da feira surgiu de uma demanda das associações no fórum de economia solidária. O evento quer movimentar ainda mais o Parque Porta do Mar, incentivando as pessoas a circularem mais pelo local.

Além disso, nesta época do ano, cresce o movimento no Barco Príncipe e nos restaurantes da região. Um bom momento para fomentar a cultura e fortalecer a economia das associações.

Dependendo da movimentação do público, a intenção é criar uma periodicidade para o evento. Isso será analisado na reunião do Fórum junto com os feirantes, marcada para o dia 6 de novembro.



Informações adicionais
Wagner Baggio
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: baggio@joinville.sc.gov.br

Comentando:

Joinville está se especializando em feira ao ar livre, seguindo os passos dos europeus é uma espécie de Flohmarkt moderno ( Mercado das pulgas).
A exemplo da feira do Príncipe que já é sucesso.
Estivemos na feira dia (16/10) e superou nossas expectativas, e tinha feirante dizendo que estava fraco. Imagine os dias fortes de movimento. Lembramos que essas fotos foram tiradas na primeira hora da feira, 9:00.









Parabéns prefeitura de Joinville pelo incentivo.
Foto e comentário: www.nosdejoinville.com.br



Um lugar chamado Diamante

Começamos esse post pela Estrada Bonita
Joinville/Garuva-SC

Pórtico da Estrada Bonita - BR 101 Km 20 - Foto: Divulgação

Como o próprio nome sugere, a região encanta por suas belezas naturais, pela gastronomia e pela preservação do local, formado por pequenas e bem cuidadas propriedades de moradores basicamente descendentes de alemães, comerciantes de produtos coloniais.


 Ao entrar na estrada Bonita você é remetido à uma espécie de pintura mágica!

 Ao longo da estrada observamos a natureza em sua plenitude e parecemos estar no paraíso.

 Ponte Tercílio Bilau,   sobre o rio Bonito, altura máxima permitida 3m,  esta é a divisa das localidades de Joinville e Garuva - SC
.
 Após a ponte você encontra o Recanto Diamante

 No roteiro estão incluídos encantos de lazer, como lagos para pescaria, trilhas e riachos, além de hospedagem e locais para a realização de eventos. A Estrada Bonita é a referência do turismo rural de Joinville e região



 Casa de eventos, serve almoço, café colonial, cucas, doces, pães e um ótimo caldo de cana.




Foto: divulgação




 Local para acampamento, tem alguns pontos de luz cedido pelo proprietário do local, banheiros limpos,  mas não há estrutura para receber grandes quantidades de motorhomes, quem acampar nessa região tem que tomar os devidos cuidados para não despejar nenhum tipo de água servida no local ( não que em outros locais seja permitido essa ação), pois é um local de preservação permanente com normas e leis de proteção ambiental. Atente para a ponte que é coberta e altura máxima é de 3m.

Foto: Erico Neves Acampamento em junho 2014
http://ericoneves.blogspot.com.br/2014/06/vqq-recanto-diamante-rio-bonito.html
Casa do administrador





 Área reservada, jardim para contemplação.













                                  Duas gerações que trabalham unidos pelo amor à natureza

Osnir e filho

Atendimento top


como chegar:
BR 101 Sentido Joinville Curitiba, Após o viaduto da Estrada Dona Francisca (SC 301) Pirabeiraba, siga cerca de 13km, saia a direita, passe por baixo da 101, vire a direita na marginal e entre à esquerda no pórtico. Siga as placas.
Contato:
e-mail: recanto.diamante@yahoo.com.br
fone: (47) 8464-5616

Fotos e texto: Keilamiers



09  de outubro de 2014


Costa e Silva: Rua Jacob recebe pavimentação

Após esperar durante mais de 15 anos, chegou a hora!

Os moradores do trecho ainda não pavimentado da Rua Jacob estavam igual a São Tomé: só acreditariam vendo,ou seja no caso em questão, quando vissem a obra ser continuada.
Nesta semana (06/10/2014) a Comissão de Moradores do Costa e Silva (Comcasa) e Associação de Moradores e Amigos do Loteamento Cattoni (Amalca) já perceberam  a movimentação de máquinas e homens trabalhando na rua Jacob.
 Semanas antes, a Amalca e a Comcasa convocaram uma reunião extraordinária com  a presença do deputado Darci de Matos (PSD), realizada  no sábado (20/09/14) cujo objetivo era saber da situação e andamento do pedido de pavimentação da Rua Jacob.
A sede provisória da associação de moradores é na casa do presidente Paulo Rodrigues

Veja como foi essa reunião:
http://webtvnosdejoinville.blogspot.com.br/2014/09/em-joinville-associacao-de-moradores.html?spref=bl


Veja a entrevista e o áudio da conversa com Romualdo França (Seinfra) com o deputado Darci de Mattos sobre a pavimentação da rua:



                                Levantamento topográfico e estaqueamento nivelador de pavimento

                                Máquina alarga e prepara a via para receber a massa asfáltica


Segundo o site da prefeitura (Disponível em https://www.joinville.sc.gov.br), a camada asfáltica deve ser aplicada à partir da semana que vem (15/10/2014)






Placas  com mensagem de "Obras, desculpe o transtorno" são colocadas na via, mas na verdade, o transtorno é o pó e a lama. A obra em si, é motivo de alegria para a população que mora na rua e no entorno desta.
A qualidade de vida é um direito de todo cidadão e demorou para chegar. Mas através da responsabilidade e dos esforços da comunidade - que nuca desistiu de lutar - e dos políticos que querem realmente trabalhar pelo bem dos  cidadãos, ela está chegando.
Outro fator é a qualidade para a mobilidade urbana que a pavimentação desta via  vai proporcionar.
A Rua Jacob é centenária, interliga os bairros Vila Nova e Costa e Silva, é acesso à cidade –no Km 36 da BR-101- e sedia uma Unidade Básica de Saúde da Família (USBF), ou seja, motivos não faltam para a efetivação dessa importante obra.

Fotos e texto: www.nosdejoinville.com.br

Acorda Povo!














Antigo mirante começa a ser demolido no Boa Vista

No local Prefeitura está construindo novo equipamento, que integra conjunto do parque



O antigo mirante do Boa Vista começou a ser demolido nesta quinta-feira (28). A empreiteira que executa os serviços do parque iniciou a construção da plataforma da janela de contemplação do novo equipamento e a estrutura superior do velho mirante vai dar lugar a um espaço de visualização moderno, com capacidade para até 40 pessoas, com acessibilidade garantida através de elevador localizado no interior da torre.

A 250 metros de altura e proporcionando uma vista de 360º, o Mirante de Joinville fica no topo do Morro do Boa Vista e oferece a mais bela vista panorâmica da cidade, da baía da Babitonga e de São Francisco do Sul. Construído em 1980, logo se transformou num dos principais pontos turísticos de Joinville.

De acordo com o projeto da Fundação IPPUJ, a nova plataforma de contemplação, com vista para todas as faces da cidade, deve ser entregue até o final de 2014. Também será construído um outro mirante, denominado de janela, com vista para a área central e para a Serra do Mar.

Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)

Joinville vai convidar empresários alemães para encontro em 2015

Joinville,
27/8/2014


De 31 de agosto a 2 de setembro, o prefeito Udo Döhler, acompanhado do secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico, Jalmei Duarte, e do secretário de Comunicação, Marco Aurélio Braga, estará em Hamburgo (Alemanha) participando do 22º Encontro Econômico Brasil Alemanha.

Uma comitiva catarinense de cerca de 40 pessoas também estará presente, incluindo o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco Côrte. A Fiesc integra a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), entidade anfitriã do evento no Brasil, considerado o maior na categoria de relacionamento comercial entre os dois países. Ao todo, 150 pessoas do Brasil deverão participar do encontro, em Hamburgo.

No dia 3 de setembro, em Frankfurt, o prefeito, e o presidente da Fiesc, irão falar para cerca de 40 empresários alemães, apresentando Joinville e convidando para o Encontro Brasil Alemanha de 2015, que será sediado pelo município, no Centro de Convenções Expoville.

Será destacado tanto o aspecto industrial da região, que, inclusive, já atraiu a instalação da BMW, como características culturais e geográficas. “Será uma oportunidade de sensibilizarmos a vinda de empresários alemães, de fortalecer e promover negociações com o Brasil, essencialmente com Joinville”, destaca o secretário Jalmei.

Informações adicionais
Diego Rosa
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: drimprensa@gmail.com

Saúde de Joinville faz alerta contra febre Chikungunya

Joinville,
19/8/2014



A Secretaria da Saúde de Joinville emitiu um nota técnica de orientação e alerta a todas as unidades que integram o sistema de saúde do município, desde os hospitais aos Pronto Atendimentos, Regionais e Unidades Básicas de Saúde, sobre a febre Chikungunya, transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.

O alerta enfatiza que existe risco de disseminação da doença no Brasil e recomenda especial atenção a Joinville devido ao possível fluxo de pessoas que frequentaram áreas de transmissão desta doença e que estejam em período de viremia ou de possíveis focos dos mosquitos. Segundo a nota, todas as unidades de saúde irão desencadear ações de investigação e controle vetorial.

A febre Chikungunya chegou às ilhas do Caribe em 2013, causando milhares de casos autóctones (locais). Desde então foram notificados casos importados (alóctones) em vários outros países das Américas, inclusive no Brasil. Pessoas que foram visitar ou são originárias de locais onde há casos dessa febre devem ficar em alerta e, em caso de suspeitas de doença, avisar as autoridades de saúde.


Transmissão

A doença é causada por um vírus do gênero Alphavirus transmitida por mosquitos do gênero Aedes (aegypti e albopictus são os principais). O mosquito só transmite a doença se estiver infectado.


O período médio de incubação da doença é de três a sete dias (podendo variar de 1 a 12 dias). Os sintomas costumam persistir por 7 a 10 dias. A dor nas articulações pode durar meses ou anos, ou converter-se em dor crônica incapacitante. Óbitos pela doença são raros.

Sinais

A doença pode manifestar-se clinicamente de três formas: aguda, subaguda e crônica. A doença aguda é mais comumente caracterizada por febre de início súbito (tipicamente maior que 38,5°C) e dor articular intensa. Os tornozelos, punho e articulações da mão tendem a ser mais afetadas. As articulações maiores como o joelho, ombro e a coluna também podem ser afetadas.

Outros sinais e sintomas podem incluir cefaleia, dor difusa nas costas, mialgia, náusea, vômito, poliartrite, erupção cutânea e conjuntivite. O que pode contribuir na diferenciação com a dengue é o predomínio da dor articular sobre os outros sintomas, além de o paciente definir claramente quais são as articulações afetadas.

A fase febril dura geralmente de 3 a 10 dias. Formas atípicas podem incluir manifestações neurológicas (meningoencefalite, mielite, paralisia facial, Guillain-Barré), além de lesões cutâneas bolhosas e hiperpigmentação da pele. Outras formas atípicas são hemorrágias, uveíte, retinite, miocardite, hepatite e nefrite.

Notificação

Todo caso suspeito deve ser notificado, imediatamente via telefone, por meio da ficha de cadastro individual de notificação – SINAN, no máximo em 24 (vinte e quatro) horas a partir da suspeita inicial, para a Vigilância Epidemiológica do Município. Fone: 3417-1371 (de segunda a sexta-feira das 07h às 19h), ou 8858-8148 (de segunda a sexta-feira das 19h as 07h, e 24 horas nos finais de semana e feriados).

Concomitantemente, a Vigilância Epidemiológica de Joinville se encarregará de repassar a informação para a 23ª Gerência Regional de Saúde.

Também caberá a Vigilância Epidemiológica notificar a coordenação da Vigilância Ambiental, via telefone, e-mail ou entrega da notificação sob protocolo, sobre a suspeita de Febre do Chikungunya e repassar todas as informações da investigação inicial de modo a desencadear a busca por vetores transmissores da doença e ações ambientais na área de residência e deslocamento do suspeito no município.

A origem do nome

Na língua Banto, falada no Sudeste da Tanzânia e Norte de Moçambique, “chikungunya” significa aquele que se dobra, pois a artralgia (dor em articulação) é o sintoma mais característico desta enfermidade.

Informações adicionais
Diego Rosa
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: drimprensa@gmail.com


WEB TV "Comunidade" Prefeito Udo Döhler e secretários na rua Jacob

RETOMADA DA FINALIZAÇÃO DA OBRA DE DRENAGEM DO TRECHO QUE FALTOU NA RUA JACOB.

Segundo o secretário do Seinfra anunciou para a Amalca e na Tv, a rua será pavimentada na sequência, provavelmente até setembro deste ano o asfalto já esteja chegando.

Junho 2014






Assista a visita do prefeito e secretários em outubro do ano passado e a promessa de que no ano de 2014 no segundo semestre se tudo desse certo a rua estaria asfaltada, confira:


05/010/2013



Relembre a Saga da rua Jacob

A saga da rua Jacob


Rua JACOB - 1 ano após início das obras e estamos a mercê do SEINFRA?

VEJAM O QUE POSTAMOS 1 ANO ATRÁS:
RUA JACOB- mais de 13 ANOS DE LUTAS

Obras de drenagem começaram. Terminarão quando?



Iniciada em 07 de junho de 2011, as obras na rua Jacob devolveram a esperança aos moradores.


Lama em dias de chuva...



... ou poeira nos dias mais secos...

 ... mal cuidada e se não bastasse esses problemas, tem gente que deposita lixo na rua...


 Mesmo assim, o ritmo das obras, entre paradas e retomadas, seguiu.


 Mas parou novamente e há quase um mês, nem sinal das prometidas máquinas.
E aí Seinfra (PP-Partido Progressista) como é que é?



DEPOIS DE MUITAS REUNIÕES E LUTA FICOU ASSIM:
NOVEMBRO 20011





ANDREI SOARES ATUAL SECRETÁRIO DA REGIONAL Garantindo que depois dessa fase era só esperar  mais 1 Mês que o rachão para levantar a rua e prepara-la para receber o asfalto, viria com toda certeza.
Inclusive obra prometida pelo prefeito Carlito Mers.
Não lembram?

Então amigos, 6 meses parado a obra e nada da continuação, em reuniões que participamos na secretaria Regional, o secretário nos informa que o SEINFRA é quem está enrolando todo esse tempo.






E a rua Jacob continua assim !
O material depositado já foi perdido, o tal rachão deve vir de outro planeta porque se foram mais 1 ano de inferno em poeira e lama, buracos e sofrimento e nada.
Pior de tudo é o tempo perdido em reuniões de gravatinhas que só falam, falam e não resolvem nada!

O Povo do Loteamento Cattoni e das demais localidades resolveram dar um basta nesta situação.

O prazo para que isso se resolva está esgotado!
A palavra dos senhores secretários e senhor prefeito não vale nada!
O SEINFRA deve ser o cabide de emprego das coligações que os senhores do PT fizeram para ganhar as eleições e criaram a cobra para morder o próprio pé!

Nós o Povo ainda temos uma arma!
As URNAS!

Moradores da rua Jacob desiludidos com todos os Políticos!

Uma das principais vias do Costa e Silva e de interligação com o Vila Nova continua na mira da Comcasa


Relembrando:

A Jacob foi realinhada, tubulada -em parte- e recebeu as primeiras cargas de rachão ou pedregulho em novembro de 2011


Final do ano chegou, a obra parou e membros da Comcasa se reuniram com o Secretário Pedro Campos -no início de fevereiro de 2012- para cobrar a continuação das obras. 


 Tardou, mas recomeçou: No início de março (06) um trator esteira compacta os pedegrulhos. Dias antes, o radialista Osman Lincoln (Rádio Clube) conseguiu -após muita insistência- obter uma explicação pela paralisação da obra. O Secretário Pedro argumentou que o equipamento estava em manutenção...


        Além de compactar a base de pedregulhos, a esteira espalhou uma fina camada de saibro.


                                A rua Jacob ficou esquecida pelos demais prefeitos nos últimos 30 anos...


 A camada de saibro sobre os pedregulhos servem para "travar" a base, evitando que se espraie nas laterais da via.


 A obra na Jacob está sendo realizada com a supervisão dos membros da Comcasa e apoio de alguns poucos moradores do Parque Douat.


 A drenagem foi feita com tubos de 1 metro de diâmetro na maior parte da extensão, o que garante um bom escoamento das águas pluviais.


 A via receberá mais uma camada de pedregulhos, formando uma base sólida para o próximo passo: o asfaltamento. A poeira da Jacob atingi até duas quadras acima de sua extensão, trazendo incômodo à saúde da comunidade do entorno. Onde estão os demais moradores na hora de se unir e lutar pela melhoria da nossa região? A única acomodação que precisamos por aqui é a das pedras recém colocadas na Jacob.



Gilberto Reis, o operador da Esteira, disse que não entende como uma via com tantas casas de luxo ainda não está asfaltada... Ele observa  o movimento intenso de veículos na Jacob -mesmo em estado precário- e não entende, em sua humilde opinião, como é que o povo se sujeita à pagar tantos impostos e receber tão pouco retorno...

Não ousei responder! Envergonhado, fiz mais algumas fotos e voltei para casa,  pensando por que o tratorista, de jeito aparentemente simples e pouco estudo compreende tanto da sociedade...

Acorda povo!!!!


Fotos e texto: James Klaus

Carta ao Candidato Udo Döhler




A Associação de Moradores e Amigos do Loteamento Cattoni (AMALCA) fundada em 20/03/02 CNPJ nº 06.031.787/0001-35.

Gestão 2012/2014 www.amalca2.blogspot.com.br


Oficio n º0011/2012

Ao Sr.
Candidato a Prefeito de Joinville
Udo Döhler


Convite para uma visita ao Loteamento Cattoni no Costa e Silva


Em reunião desta associação no dia 20.10 ficou decidido uma solicitação de visita de V. Sª  a nosso bairro para ouvirmos de perto suas propostas em relação ao Costa e Silva. Gostaríamos de apresentar-lhe a região da Rua Jacob e falar da importância estratégica de nosso loteamento e a forma de auxiliar na solução da mobilidade urbana de nosso município. Outrossim, falar de como a luta de mais de 20 anos para pavimentar a rua Jacob, que tem 90%  da extensão asfaltada dos quais 500m sem pavimento, é centenária e interliga o bairro Vila Nova ao Costa e Silva. Essa via é motivo de politicagem todos esses anos, fazendo o povo de bobo, acreditando nas promessas que ao longo desses mandatos nunca foram cumpridas.

A rua Jacob  escoa parte da produção do distrito industrial, faz a ligação com a rua Almirante Jaceguay- que está no orçamento do BID para ser duplicada- e com a rua dos Suíços, alternativa para chegar ao Vila Nova.
A conclusão da pavimentação dessa via diz respeito à saúde Pública, à Mobilidade urbana e a preservação da natureza, pois além de ser uma rua importante para solução do trânsito caótico de nossa cidade abriga parte das nascentes do Rio Cachoeira, com uma fauna e flora exuberante, sendo motivo até da criação de um clube de Observadores de Pássaros da Mata Atlântica, a Coama: http://coamajlle.blogspot.com.br/

Às margens da Jacob está sendo construído de um Posto de Saúde da Família que ,segundo a Secretaria de Saúde, tem que ficar pronto em dezembro deste ano, obra que está dentro do prazo e será um importante ponto para desafogar os Postos de Saúde e PAs desta região.

Temos um espaço destinado á construção de um CEI, o projeto foi aprovado pela secretaria de Educação e próximo a esse espaço, esperamos a construção de uma praça de lazer com academia de melhor idade, pois nossa região é distante das praças e academias, não temos um local adequado para nossos idosos e crianças passarem os dias com dignidade sem correr risco de sofrer acidente caminhando e brincando nas ruas. Essa praça está inclusa no Orçamento Parcipativo do atual governo, com projeto já pronto.

Sabemos que estás na reta final da campanha e sua agenda deve estar estourada, mas se for possível aguardamos o comunicado do dia em que podemos recebê-lo aqui na comunidade.

Caso não haja tempo hábil gostaríamos de receber uma resposta de recebimento desta, e esperamos ser recebidos nos primeiros dias de seu governo para conversarmos sobre o assunto acima exposto.

Tenha uma boa semana e uma boa eleição!





Atenciosamente,


Vilmar R. Becker
Presidente AMALCA 22/10/2012

Keila Miers
Conselheira fiscal



21/07

Ônibus social atende moradores em mais três bairros de Joinville

Veículo ficará estacionado na Escola Municipal Sadalla Amin Ghanem, no João Costa



A partir desta segunda-feira (21/7), os bairros João Costa, Boehmerwald e Parque Guarani são a próxima parada do ônibus do projeto Assistência Social Itinerante Municipal (Assim).

O veículo adaptado iniciou seus trabalhos em março deste ano e tem como proposta levar serviços como o Cadastro Único, que viabiliza acesso a programas como o Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família e tarifa social de água, luz e telefone, para comunidades mais afastadas do centro de Joinville.

O ônibus social ficará estacionado junto à Escola Municipal Doutor Sadalla Amin Ghanem, na rua Evangelista Justino Espíndola, nº 125, João Costa, para atender aos três bairros.

O atendimento será realizado até o dia 5 de agosto, das 9h às 15h30. A equipe é formada por assistente social, coordenadora, educadora e auxiliar administrativo, além do motorista.

Segundo Márcio Sell, gerente da Unidade de Proteção Social Básica, o ônibus faz atendimento em comunidades onde não há cobertura do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para que sejam levadas informações da Secretaria de Assistência Social a esses locais.

“O objetivo principal é levar informação social e de cidadania e o preenchimento e atualização do Cadastro Único, além de auxiliar as unidades de Cras em territórios que são muito abrangentes”, explica Márcio.

Os profissionais também levam à comunidade orientações sobre direitos dos usuários, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), concedido a pessoas idosas, acima de 65 anos, que não possuem renda e moram sozinhas, e pessoas com deficiência.


Também é feita a distribuição de material informativo sobre cursos e atividades educacionais, culturais, profissionalizantes e de geração de renda, além de encaminhamento para orientação junto à Secretaria da Saúde.

O projeto atende em média 8 a 12 famílias por dia. “No Loteamento José Loureiro, no bairro Ulysses Guimarães, foram atendidas 148 famílias em três semanas”, informa Márcio Sell.

O local foi o último a receber o ônibus.
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)

Olha aí galerinha de Joinville, estamos sendo notícia no site Ciclo vivo Plantando Notícias:

Joinville pretende ter apenas 20% dos deslocamentos feitos em motos e carros até 2030

17 de Julho de 2014 • 



Seguindo as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, muitas cidades brasileiras já têm estabelecido novos projetos. Joinville, em Santa Catarina, é um desses exemplos. A prefeitura local já discutiu o tema com os moradores e deve priorizar investimentos que melhorem o transporte coletivo e a estrutura para pedestres e ciclistas.

O PlanMOB, como foi apelidado o projeto de mobilidade urbana da cidade, foi lançado em junho deste ano e tem como objetivo reduzir o uso de carros e motos de 40% para 20% até 2030. Em contrapartida, as mudanças devem aumentar o uso de ônibus de 25% para 40% nos deslocamentos diários.

Para tornar o transporte coletivo mais eficiente, Joinville planeja melhorar os corredores de ônibus e, possivelmente, reduzir os preços das passagens. A reforma e construção de novas calçadas e ciclovias também devem entrar no projeto para garantir a segurança de quem anda a pé ou de bicicleta.

A prefeitura do município catarinense realizou, até o momento, oito consultas presenciais, com representantes comunitários, empresas, especialistas e ativistas, mas qualquer morador participar da pesquisa através de um questionário on-line, disponível no site do IPPUJ.
(http://ippuj.joinville.sc.gov.br)

Redação CicloVivo.


Esperamos que a Consulta Pública tenha servido para traçar corretamente os novos rumos da mobilidade em nossa cidade tão castigada pela falta de planejamento urbano.
keila



Consulta pública para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMOB)

Joinville,
30/6/2014



Nesta terça-feira (1º de julho) será realizada a primeira reunião de consulta pública para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMOB) de Joinville. O encontro será no bairro Itinga, área de abrangência da Região Sul, na Igreja Nossa Senhora de Belém - Rua Universidade, 110, às 19 horas. Ao todo ocorrerão oito consultas públicas nas regiões das subprefeituras de Joinville. A última será no dia 14 de julho.

Nas consultas, os técnicos do Ippuj vão realizar uma exposição do diagnóstico da mobilidade no município por 20 minutos e depois abrir espaço para perguntas dos participantes. “Queremos ouvir as pessoas que sempre reclamam dos problemas de acessibilidade e mobilidade em Joinville. Nesse primeiro momento, nosso objetivo é constituir uma base de dados e reunir o máximo de informações para compor o plano. É fundamental que a população contribua”, destaca o gerente da Unidade de Integração Comunitária e Desenvolvimento Sustentável do Ippuj, Clailton Breis.

Participação da sociedade

A Prefeitura de Joinville disponibiliza quatro canais para facilitar a participação dos joinvilenses na elaboração do Plano de Mobilidade. O primeiro é através do questionário, com nove perguntas, referentes à rotina e melhorias no transporte público. O material pode ser acessado desde o dia 24 de junho no site da Fundação Ippuj (http://ippuj.joinville.sc.gov.br). O segundo é por meio das consultas públicas; o terceiro é por meio de um dos 20 mil formulários distribuídos pelas escolas da rede municipal de ensino; e o quarto via contato direto com o Ippuj.

Segundo Breis, mais de 500 pessoas já preencheram o formulário. Futuramente, o Ippuj vai realizar consultas com pessoas envolvidas diretamente com o trânsito, oficinas técnicas com especialistas da área de mobilidade e novas audiências, até que as análises estejam concluídas e as definições do PlanMOB possam ser encaminhadas à Câmara de Vereadores de Joinville.


O que é o PlanMOB?

Um dos instrumentos complementares do Plano Diretor de 2008 (que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade), o PlanMOB tem por objetivo definir o que deve ser feito na cidade nos próximos anos, incluindo as propostas de investimentos em serviços, infraestrutura e meios de transporte, assim como a organização do sistema de transporte e seus modais, dentre outras ações. O Ippuj realiza o processo com o Instituto EmBarq Brasil e o curso de Mobilidade Urbana da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Calendário das consultas públicas

1º de julho (terça) • 19h • Igreja Nossa Senhora de Belém • Rua Universidade, nº 110, Itinga.

2 de julho (quarta) • 19h • Auditório da Paróquia Nossa Senhora de Fátima • Rua Monsenhor Gercino, nº 4060, João Costa.

3 de julho (quinta) • 19h • Centro Comunitário Costa e Silva • Rua Saguaçu, nº 225, Costa e Silva.

7 de julho (segunda) • 19h • Rancho do Ancionato Bethesda • Rua Conselheiro Pedreira, nº 624, fundos.

9 de julho (quarta) • 19h • Escola Municipal Prof.ª Rosa Maria Berezoski Demarchi • Av. Júpiter, nº 839, Jardim Paraíso.

10 de julho (quinta) • 19h • Auditório 01 da Igreja Católica Medianeira • Rua XV de Novembro, nº 8763, Vila Nova.

11 de julho (sexta) • 19h • Escola Municipal Dr. Rubem Roberto Schmidlin • Rua Alexandre da Silva, nº 42, Morro do Meio.

14 de julho (segunda) • 19h • Escola Estadual Presidente Médici • Rua Prefeito Helmuth Falgater, nº 1449, Boa Vista.



Informações adicionais
Diego Rosa
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: drimprensa@gmail.com

Setor administrativo do Hospital Municipal São José, faz reunião com sindicato e querem cumprimento da equiparação salarial prometida.

30.06.14

 Hoje (segunda-feira) 30/06/14  a coisa vai pegar lá no sindicato dos funcionários públicos de Joinville. 

Os funcionários dos setores Administrativos do HMSJ ( Hospital Municipal São José) irão  fazer reunião com o sindicato as 13:30 Hs,  segundo eles, estão indignados, em especial aqueles que  não aderiram a greve, só porque foi concedido pelo prefeito Udo, a equiparação da carga horária antes do início da greve deste ano. Uma reivindicação antiga da categoria. 

Segundo a comissão dos funcionários dos setores administrativos,  até a presente data nada foi implantado nada referente a equiparação de carga horária  e  afirmam que neste primeiro momento a equiparação não irá gerar impacto financeiro, eles  não veem motivo para a demora da implantação e  solicitam que seja cumprido o acordo. 
Nesta reunião irão avaliar a situação e qual atitude  tomar.

Enviando pela comissão dos funcionários dos Setores Administrativos do HMSJ




Leis são sancionadas com assinatura digital

Leis são sancionadas com assinatura digital

A Prefeitura de Joinville deu mais um importante avanço no processo de digitalização dos processos administrativos do Executivo. Nesta segunda-feira, 23, o prefeito Udo Döhler sancionou as primeiras leis através da assinatura digital. Em um único ato foram oficializados 18 projetos aprovados pela Câmara de Vereadores. 

Entre os projetos sancionados digitalmente estão o que concede o reajuste salarial de 7,07% aos servidores do município e o convênio com o Corpo de Bombeiros Voluntários. O momento histórico foi acompanhado pelo presidente do Legislativo, João Carlos Gonçalves, pelo presidente da Associação Empresarial (Acij), Mário Aguiar e servidores municipais. 

O prefeito destacou que esse processo dá agilidade e segurança à gestão. Döhler disse que desde que assumiu o Executivo está sendo priorizada a modernização dos trabalhos, através da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O objetivo é desburocratizar a administração e eliminar o trânsito de papel. 

Ele citou algumas ferramentas digitais em vigor, como o programa de acompanhamento das ações do Executivo, o Sigeor. “Estamos modernizando vários processos para agilizar as ações. Até o final deste ano seremos o primeiro município do País a ser 100% digitalizado”, ressaltou o prefeito.
Fonte: Prefeitura de Joinville - SC

A Prefeitura de Joinville deu mais um importante avanço no processo de digitalização dos processos administrativos do Executivo. Nesta segunda-feira, 23, o prefeito Udo Döhler sancionou as primeiras leis através da assinatura digital. Em um único ato foram oficializados 18 projetos aprovados pela Câmara de Vereadores.

Entre os projetos sancionados digitalmente estão o que concede o reajuste salarial de 7,07% aos servidores do município e o convênio com o Corpo de Bombeiros Voluntários. O momento histórico foi acompanhado pelo presidente do Legislativo, João Carlos Gonçalves, pelo presidente da Associação Empresarial (Acij), Mário Aguiar e servidores municipais.


O prefeito destacou que esse processo dá agilidade e segurança à gestão. Döhler disse que desde que assumiu o Executivo está sendo priorizada a modernização dos trabalhos, através da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O objetivo é desburocratizar a administração e eliminar o trânsito de papel.

Ele citou algumas ferramentas digitais em vigor, como o programa de acompanhamento das ações do Executivo, o Sigeor. “Estamos modernizando vários processos para agilizar as ações. Até o final deste ano seremos o primeiro município do País a ser 100% digitalizado”, ressaltou o prefeito.


Fonte: Prefeitura de Joinville - SC

Jogue limpo com Joinville 

Prefeitura lança campanha contra o lixo, esperamos que a mesma comece por ela, ajudando a manter limpo as nascentes dos rios, principalmente às nascentes do rio Cachoeira!


Escola Wittich Freitag, entra no ritmo da Copa do Mundo



O clima da Copa do Mundo tomou conta da Escola Prefeito Wittich Freitag, do Bairro Iririú  em Joinville. Durante toda esta segunda-feira (09), as atividades se concentram na construção da Bandeira Nacional   para a decoração da escola, feita pelos alunos, também reúne as cores das outras nações que competem no mundial.

Segundo a professora de artes, Geneci da Silva, que tem desenvolvido trabalhos referente a Copa do Mundo 2014,  a ideia era construir apenas as bandeiras dos países participante da Copa, mas a medida que iam trabalhando surgiam  mais ideias dos próprios alunos.

A bandeira Nacional,  inicialmente era  pequena, mas foi tomando uma proporção gigante à medida que decidíamos onde iria ser exposta, comenta  a Prof. Geneci

Outros professores da Escola também começaram a dar ideias, assim não só os murais, mas também o uniforme virou verde e amarelo.

"É preciso valorizar mais a educação nesse país se quisermos respeito na sociedade. Os governantes precisam compreender que educação se faz principalmente valorizando os profissionais e alunos."
Att. Geneci



Técnica utilizada: Desenho, pintura guache e colagem


















Blog da escola:http://escolawittichfreitag.blogspot.com.br/





“As aventuras do Boi-das-águas”


Espetáculo será apresentado em sete escolas municipais



Colorido, divertido, recheado de folclore, trova e repente. A praça da Bandeira foi palco para a cultura popular nesta segunda (2), com a estreia da peça “As aventuras do Boi-das-águas”, projeto criado pela Dionisos Teatro e patrocinado pela Águas de Joinville. Inspirada na brincadeira do Boi-de-mamão, a peça conta a história do boi que nasceu num rio de Joinville e fica doente por causa da falta de saneamento. Outras personagens entram na narrativa para interagir e tentar curá-lo.

A estreia contou com um público formado por cerca de 90 alunos da Escola Municipal Anaburgo e também por quem passava pelo local e teve um tempinho para assistir à apresentação. As crianças se divertiram durante toda a peça, principalmente com as personagens Maricota, Bernunça e Urubu.

Tamaris Silva, de oito anos, chegou a fazer parte da apresentação – foi uma das três crianças “engolidas” por Bernunça, personagem folclórica que é uma espécie de bicho-papão. Depois, Tamaris procurou cantar junto todas as músicas da peça que, ao final, conseguiu transmitir uma mensagem. “Aprendi que a gente deve economizar água”, afirma a menina.

Quatro atores se revezaram para interpretar dez personagens. “A criação do texto e das músicas foi feita coletivamente, por todos do grupo”, conta Andréia Malena Rocha, atriz da Dionisos Teatro. Agora, a companhia teatral faz mais 15 apresentações da peça, até 6 de junho, em sete escolas municipais de Joinville.


PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES:

03/06 – 10h50
E.M. Profa. Maria Regina Leal – Espinheiros

03/06 – 13h40
E.M. Profa. Maria Regina Leal – Espinheiros

04/06 – 8h10
E. M. Prof. Valentim João Rocha – Vila Nova

04/06 – 10h30
E. M. Profa. Zulma do Rosário Miranda – Costa e Silva

04/06 – 13h15
E. M. Prof. Valentim Rocha – Vila Nova

04/06 – 15h30
E. M. Anaburgo – Vila Nova

05/06 – 8h
E. M. Dr. Hans Dieter Schmidt – Jardim Paraíso

05/06 – 9h30
E. M. Dr. Hans Dieter Schmidt – Jardim Paraíso

05/06 – 14h15
E. M. Dr. Hans Dieter Schmidt – Jardim Paraíso

05/06 – 15h
E. M. Dr. Hans Dieter Schmidt – Jardim Paraíso

06/06 – 10h15
E. M. Dr. José Antonio Navarro Lins – Espinheiros

06/06 – 14h20
E. M. Dr. José Antonio Navarro Lins – Espinheiros

06/06 – 15h05
E.

M. Dr. José Antonio Navarro Lins – Espinheiros

- See more at: http://www.joinville.sc.gov.br





 Joinville conquista troféus da natação dos Parajasc

Está disponível na internet o Informativo Semanal da Secom
(Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville). 

O jornal de quatro páginas circula apenas em versão on-line.

A edição é publicada sempre às sextas-feiras, com as principais reportagens produzidas pela equipe da Secom, durante a semana.

Confira alguns dos destaques:

- Projeto de Joinville pode virar Referência Nacional.

- Mudanças no trânsito na rua Albano Schmidt.

- Fundamas e Senac oferecem mais seis cursos gratuitos.

- Ramires doa camisa da Seleção Brasileira para CEI.

- Estudante de Joinville na abertura da Copa do Mundo.

- Assinados convênios para diminuir filas na saúde.

- Joinville conquista troféus da natação dos Parajasc.

http://issuu.com/informativocidadeviva/docs/pmj_informativo_semanal_39_26_a_30_


Greve dos servidores públicos de Joinville

Foto: divulgação Sinsej


Greve fecha 82 leitos no Hospital São José
Joinville, 
26/5/2014 


Nesta segunda-feira 98 servidores não compareceram ao trabalho

A greve dos servidores municipais de Joinville causou o fechamento de 82 leitos. No balanço desta segunda-feira (26), 98 servidores não compareceram aos seus postos de serviço. No Pronto Socorro, uma das áreas mais afetadas, foram 23 ausências.
O 1º e o 4º andar do prédio central, setores de internação pós-cirúrgica, foram completamente fechados. Por causa da desativação desses leitos pós-operatórios, as cirurgias eletivas foram canceladas desde a última quinta-feira (22), uma média de 25 procedimentos diários (dias úteis) que não estão sendo realizados.


Dois postos de saúde estão fechados por causa da greve
Joinville, 
26/5/2014 10:59:00


Atendimentos ficam comprometidos nos bairros Comasa e Aventureiro

No levantamento feito pela Secretaria de Gestão de Pessoas, 900 servidores da Prefeitura de Joinville estão em greve nesta manhã de segunda-feira. A quantidade representa 7,33%.
Os efeitos da paralisação neste sétimo dia da greve deixaram sem atendimento em duas unidades de saúde, a Dom Gregório (Comasa) e a Rio do Ferro (Aventureiro).
No total, 180 servidores das unidades de saúde estão em greve. A orientação é que os moradores das regiões com falta de profissionais da saúde a procurarem atendimento em outros postos de saúde mais próximos.
O balanço dos funcionários que estão fora dos postos de trabalho no Hospital Municipal São José serão divulgados no decorrer do dia.
Pronto Atendimentos
O PA Leste está com o quadro completo de funcionários. O atendimento segue normal. No PA Norte, há quatro técnicos de enfermagem trabalhando, um apresentou atestado médico e um está de licença-paternidade.
Dos 12 técnicos de enfermagem do PA Sul, seis estão trabalhando, três estão em greve e três se ausentam por atestado médico.
Os moradores podem entrar em contato com os PAs para saber informações dos atendimentos: Leste - 3435-4221 Sul - 3466-0055 Norte - 3419-0404 Secretaria da Saúde: 3481-5100 Críticas, reclamações e sugestões, ligue pra Ouvidoria: 156
Educação
De acordo com levantamento realizado pela manhã, há 587 servidores paralisados na Educação. As duas unidades com maior adesão à greve são do bairro Aventureiro: a Escola Carlos Gomes de Oliveira, com 17 servidores paralisados; e o CEI Namir Alfredo Zattar, com 16 profissionais fora dos postos de trabalho.
Os supervisores educacionais são encaminhados para dar apoio aos educadores nas escolas que possuem mais professores em greve. A Secretaria de Educação orienta aos pais a enviarem seus filhos às unidades de ensino. Os alunos que comparecem às escolas participam de outras atividades pedagógicas.
Nos CEIs, há 212 servidores em greve: Coordenador pedagógico: 0 Professor: 107 Auxiliar de educador: 74 Cozinheira: 22 Lactarista: 2 Servente: 2 Braçal: 0 Outros: 5
Em escolas municipais, são 375 servidores em greve: Orientador: 8 Supervisor: 11 Professor 1º ao 5º ano: 127 Professor 6º ao 9º ano: 155 Secretária: 14 Auxiliar de Biblioteca: 10 Auxiliar de Educador: 19 Atividades Complementares: 5 Cozinheira: 11 Servente: 1 Braçal: 2 Coordenador da EJA: 0 Outros: 12  
Em caso de dúvidas e outras informações a respeito de creches e escolas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3431-3006.


Informações adicionais
Diego Rosa
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: drimprensa@gmail.com
___________________________________________________________________________

Versão dos servidores

Os servidores falam que os últimos cinco dias foram marcados pela incapacidade do governo de reformular sua proposta e atender aos anseios da categoria.
Foto: divulgação Sinsej



Manter a mobilização

Segunda-feira os servidores estarão novamente nos gramados da Prefeitura em grande número. A tarefa dos grevistas neste fim de semana é manter-se firme na luta e conversar com ainda mais colegas. O Sinsej protocolou novo ofício ontem reiterando à Prefeitura que continua à disposição para alcançar uma solução para o movimento, a partir de avanços significativos na atual proposta do governo.

segunda 926.05) de manhã:
Eldineia Lankewicz

Está lá no Plano 15
Fernanda Rasveiler Blau


Mara Tavares



Fonte: Sinsej


Museu de Arte de Joinville reabre neste domingo

Antiga casa de Ottokar Doërffell apresenta exposições de obras e fotografias



Depois de três anos fechado e seis meses em reformas, o Museu de Arte de Joinville (MAJ) reabre neste domingo, dia 18 de maio, às 17 horas, com uma programação que destaca exposições de pinturas, fotografias e objetos antigos.
A antiga casa de Ottokar Doërffell, sede do MAJ, apresenta nas salas Hamilton Machado, Luiz Henrique Schwanke e Sala Pátio a exposição “Máster Brasileiros”. A mostra contará com obras de 30 artistas nacionais do acervo do museu. Os trabalhos ficarão em exposição até o dia 31 de agosto.
No dia também haverá a abertura da exposição “Casa de Ottokar Doërffel: Templo e Museu”, no Porão da casa. Os visitantes poderão ver fotos, documentos e objetos referentes aos 150 anos da antiga casa de Ottokar Doërffel.
Durante a reabertura também será feito o lançamento do projeto “Canteiro de Obras do MAJ: Arqueologia, Arte, Arquitetura e Ofício”, que consiste em ações para auxiliar o restante da restauração do prédio, visitas guiadas e oficinas de capacitação. O evento contará também com a apresentação da maestrina Fabricia Piva e de maestro Mello e Banda.

Toda programação é gratuita.
 See more at: http://www.joinville.sc.gov.br

Saúde

Agentes de Saúde iniciam visitas para atualizar fila de espera

Trabalho começou nas unidades de Pirabeiraba e Centro e vai se estender em toda a rede municipal


A Secretaria da Saúde iniciou nesta segunda-feira as visitas domiciliares para atualizar a lista de espera na saúde em Joinville. Atualmente 109 mil pessoas estão no cadastro.

O trabalho começou pelas unidades de Pirabeiraba e Centro e vai se estender para toda a rede municipal no decorrer da semana. A expectativa é de concluir o recadastramento em pelo menos dois meses. O objetivo do trabalho é disponibilizar uma listagem real da quantidade de pessoas que aguardam consultas, exames e procedimentos cirúrgicos na rede municipal de saúde. Participam do processo 530 agentes comunitários de saúde.

“As ações serão realizadas em três procedimentos”, disse Vanessa Cardoso Pacheco, coordenadora dos agentes de saúde. No primeiro, os agentes trabalharão exclusivamente em suas microáreas. Na segunda fase, alguns serão remanejados para dar apoio em outras microáreas e na terceira ação serão montadas equipes de agentes para atuar em Unidades Básicas de Saúde onde não existem agentes comunitários, como as dos bairros Floresta, Bucarein, Aventureiro 1, Saguaçu, Jardim Iririú e Comasa.

Nas visitas, os agentes de saúde procuram saber da situação atual de cada morador. “Às vezes o paciente não precisa mais do atendimento ou já buscou o serviço na rede particular”, exemplifica Flávia Wanda Marthi , coordenadora da Regional Centro de saúde, que abrange as unidades dos bairros São Marcos, Nova Brasília e Morro do Meio.

Ao final de cada visita, o agente irá elaborar duas fichas de confirmação de dados. Uma será enviada para o Setor de Regulação da Secretaria da Saúde e outra servirá de base para atualização do prontuário do paciente. Os agentes estarão trajados com o colete e identificação.

Passo a passo

1) Ao chegar na residência, o agente esclarece o objetivo da visita
2) Atualiza dados como nome, data nascimento, endereço, RG, Cartão SUS
3) Informa ao usuário para quais atendimentos está aguardando na fila
4) Avalia a necessidade de continuar na fila
5) Usuário confere dados e assina a ficha de visita
6) Fichas são entregues pelo agente na Regional de Saúde

 See more at: http://www.joinville.sc.gov.br

Decretado ponto facultativo na sexta-feira (02.05) em Joinville-SC


28/4/2014


A próxima sexta-feira, dia 2 de maio, será ponto facultativo nas repartições públicas da Prefeitura de Joinville, conforme decreto (nº 22.267) assinado segunda-feira (28) pelo prefeito Udo Döhler.

O ponto facultativo se deve à ocorrência do feriado nacional de 1º de maio na quinta-feira, Dia do Trabalho. O decreto ressalva as necessidades de serviço de cada secretaria, fundação ou autarquia municipal.



Informações adicionais
Wagner Baggio
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: baggio@joinville.sc.gov.br





Joinville,
23/4/2014

Projeto de Revitalização Ambiental e Qualificação Urbana em Áreas das Bacias Elementares dos rios Cachoeira, Cubatão e Piraí.

Viva Cidade 2 vai investir mais US$ 140 milhões em Joinville





A Prefeitura de Joinville lança nesta quinta-feira (24) o Viva Cidade 2 - Projeto de Revitalização Ambiental e Qualificação Urbana em Áreas das Bacias Elementares dos rios Cachoeira, Cubatão e Piraí. Essa segunda etapa contempla um investimento de US$140 milhões. As principais ações são obras de macrodrenagem na sub-bacia do rio Itaum-Açu e a criação Parque Recreativo e de Lazer Piraí.

O lançamento vai ser na ACIJ, às 10h, durante o Seminário de Encerramento do Projeto Viva Cidade 1. O órgão financiador do projeto é o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) que será neste seminário representado por Juan Carlos De la Hoz, maior autoridade do banco no Brasil que vem a Joinville pela primeira vez.

O evento tem como objetivo apresentar o que foi realizado por Joinville no Viva Cidade 1, assinado entre Prefeitura e BID em 2008 como obras para controle de inundações com macrodrenagem no rio Morro Alto, na rua Timbó e microdrenagem e pavimentação na estrada Barbante e 12 ruas do Morro do Meio.

O Viva Cidade 1 também realizou o Plano de Manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra Dona Francisca, o Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU) da Bacia Hidrográfica do rio Cachoeira; Plano Municipal de Saneamento Básico Água e Esgoto; Plano de Educação Ambiental; Mapa Pedológico de Fragilidade Ambiental; Plano de Monitoramento da Quantidade dos Recursos Hídricos e ampliação do SIMGeo (Sistema de Informações Municipais Georreferenciadas).

O Viva Cidade 2, no componente “Controle de inundações”, vai investir na ampliação da capacidade hidráulica dos rios com obras de macrodrenagem na sub-bacia do rio Itaum-Açu que compreende os bairros Itaum, João Costa, Jarivatuba, Paranaguamirim, Parque Guarani, Boehmerwald, Fátima, Profipo, Santa Catarina, Petrópolis e parte do Guanabara.

O projeto executivo será desenvolvido com base no estudo de concepção feito pelo PDDU para definição das obras.

Outra ação do Viva Cidade 2 é a criação do Parque Recreativo e de Lazer Piraí, um equipamento urbano de utilidade pública destinado a recreação e lazer com infraestrutura e mobiliário adequados para sua utilização.






Informações adicionais
Wagner Baggio
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: baggio@joinville.sc.gov.br

Audiência Pública projeto da Lei de Ordenamento Territorial da Cidade


Confirmado calendário das audiências da LOTJoinville,
15/4/2014 17:08:41




O Conselho da Cidade de Joinville está divulgando o calendário das audiênciaspúblicas em que será apresentado o projeto da Lei de Ordenamento Territorial da cidade (LOT). O secretário executivo do Conselho, Clailton Breis, explica que o cronograma das reuniões está definido desde a primeira reunião ordinária do ano realizada no dia 29 de janeiro, restando confirmar os locais.

Serão oito audiências nas áreas de abrangência das subprefeituras, com início sempre às 19 horas. A primeira será no dia 29 de abril, no bairro Boehmerwald, voltada para os moradores que residem na área da Subprefeitura Sul, que abrange os bairros Boehmerwald, Floresta, Itaum, Itinga, Parque Guarani, Petrópolis, Profipo e Santa Catarina. O local é a Associação de moradores do Bohemerwald, à rua Adolfo da Veiga, número 650.

O calendário completo, assim como o texto original da Lei de Ordenamento Territorial (LOT) está disponibilizado pela Secretaria Executiva no site da Fundação Ippuj. A última audiência pública será no dia 14 de maio, na área de abrangência da Subprefeitura da Região Sudeste, onde estão os bairros Espinheiros, área rural, Boa Vista, Comasa, Iririú, Jardim Iririú e Zona Industrial Tupy.

O secretário Clailton Breis explica que o Conselho da Cidade de Joinville é um órgão colegiado formado por representantes de diversas instituições comunitárias, como Associações de Moradores. Esses representantes foram eleitos na Conferência da Cidade realizada no início de 2013.

Todos os editais de convocação das audiências estão à disposição no site da Fundação Ippuj, com link no site da Prefeitura de Joinville. “De forma a garantir ampla participação da comunidade, estamos conversando com todas as associações de moradores para que participem de forma efetiva e construtiva do processo de formatação da Lei de Ordenamento Territorial. Serão utilizadas faixas, cartazes e convite aos moradores informando as audiências nos bairros. Além disso, iremos contar com o apoio da imprensa para que esse relevante tema seja amplamente discutido pela população”, explica Breis.

Nas audiências, os técnicos da Fundação Ippuj irão apresentar os conceitos gerais da LOT aos moradores. As apresentações serão direcionadas à realidade de cada região da cidade, quando serão tratados todos os aspectos da Lei. “A LOT não se limita apenas a tratar de problemas específicos de ruas, mas sim de uma ampla proposta de Planejamento Urbano para a cidade de Joinville”, enfatiza Breis.

Agenda das audiências

29 de abril – Região Sul – Associação dos Moradores do Boehmerwald

30 de abril – Região Sudeste – Escola Municipal João Costa - Jarivatuba

6 de maio – Centro Norte – Centro Comunitário Costa e Silva – Costa e Silva

7 de maio – Pirabeiraba – Rancho do Ancionato Bethesda - Pirabeiraba

8 de maio – Região Nordeste – E. M. Senador Carlos Gomes de Oliveira - Aventureiro

9 de maio – Região Oeste – E. M. João Valentim da Rocha – Vila Nova

13 de maio – Região Sudeste – Igreja Imaculada Coração de Maria – Nova Brasília

14 de maio – Região Leste – Salão da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição – Boa Vista

Fonte: Clailton Breis, Ippuj, 3431-3315



Informações adicionais
Wagner Baggio
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: baggio@joinville.sc.gov.br


Hospital São José lembra Dia Mundial de Combate ao Câncer

Joinville,
8/4/2014 10:47:32


Hoje, 8 de abril, o mundo inteiro volta sua atenção para uma doença que mata milhões de pessoas todos os anos. 

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde para que organizações e unidades hospitalares ao redor do planeta se reúnam para ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam contra a doença.
Os setores de oncologia do Hospital Municipal São José — ambulatório e unidade de internação — são referências no Norte de Santa Catarina no tratamento do câncer. Só em 2013, foram realizadas 39.241 consultas no ambulatório de oncologia. De janeiro a março deste ano, já são 7.158, sendo 15% destinadas a pacientes de outros municípios. Já na unidade de internação, são 25 leitos e uma equipe multiprofissional preparada para atender pacientes oncológicos.
Além das consultas ambulatoriais, o hospital realiza ainda tratamento com radioterapia e quimioterapia. Foram 17.207 aplicações quimioterápicas e 36.393 sessões de radioterapia, em 2013. Neste ano, nos meses de janeiro e fevereiro, foram 4.097 procedimentos de quimioterapia e 6.428 de radioterapia.


Conheça as formas de prevenção ao câncer indicadas por médicos especialistas, os tipos de câncer e os tratamentos disponíveis atualmente nos links abaixo:
Instituto Nacional de Câncer (INCA)http://www2.inca.gov.br
Fundação do Câncerhttp://www.cancer.org.br
Rede Câncerhttp://www.redecancer.org.br


Informações adicionaisAdilson GirardiSecretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)E-mail: adilson@joinville.sc.gov.br



NÓS DE JOINVILLE WEB TV: Atriz Joinviense Caroline Lisa Schultz perde batal...

Atriz Joinvilense Caroline Lisa Schultz perde batalha contra o câncer justamente no dia mundial de combate.

A cultura de Joinville e do Estado ficou mais vazia na madrugada desta terça-feira (8). Caroline Lisa Schultz perdeu a batalha contra o câncer, que a vinha assombrando desde 2012. Ainda atuante nos últimos meses, o quadro da atriz e produtora agravou-se nos últimos dias, quando ela encontrava-se em Goiás. Transferida para Joinville, onde desenvolveu uma longa e sólida carreira na música e, principalmente, no teatro, Caroline faleceu à 1h20, na casa de sua mãe, e está sendo velada na Capela Borba Gato.
Atriz e bailarina com mais de 20 anos de experiência, Caroline atuava como produtora cultural desde 2000. Em 2006, virou produtora e integrante da Cia. Didois, ao lado de Sabrina Lermenn e Amarildo Cassiando, com quem explorou fortemente a pesquisa em dança-teatro em espetáculos como Samsara, Amor Barato e (R)existência. Produziu espetáculos para os grupos Novo Tempo, Coral Boca da Noite, Compasso Livre, Chá de Cevada, Mercado de Dança e Teatro e Cia. Joinvilense de Teatro. Também respondeu pela direção artística e dramaturgia do espetáculo Os Gatos, da Orquestra de Câmara Villa-Lobos, da Casa da Cultura.
Fora dos palcos, foi secretária e tesoureira da Associação Joinvilense de Teatro (Ajote), diretora de comunicação e vice-presidente da Federação Catarinense de Teatro (Fecate), suplente no Colegiado Nacional de Teatro, trabalhou na Fundação Cultural de Joinville entre 2009 e 2012 e foi secretária executiva do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Caroline batalhou arduamente pela implantação do Sistema Estadual de Cultura, tendo inclusive participado da mobilização que aconteceu no CIC, na Capital, em 2012. No ano seguinte, passou alguns meses trabalhando na Fundação Cultural de Rio do Sul, além de desenvolver um espetáculo de música infantil com o marido, o músico Diogo Goulart.
Fonte:



Águas de Joinville lança 8ª edição do Concurso Teatral Água para Sempre
Joinville,
31/3/2014 12:21:41



As crianças aprendem na escola sobre o rio Amazonas, o São Francisco, até o rio Nilo. Mas qual o nome daquele rio perto de casa? E aquele córrego, que passa debaixo da ponte no caminho para a escola, de onde vem e para onde vai? Como cuidar melhor dele? Levantar essas questões e lançar um novo olhar sobre o rio que está presente no dia a dia é o objetivo do Concurso Teatral Água para Sempre deste ano, que será lançado nesta terça-feira, 1º de abril, às 9 horas no teatro Juarez Machado.

Com o tema “Meu vizinho é um rio”, a 8ª edição do concurso traz um novo desafio a alunos da rede municipal de ensino: criar uma peça de teatro que trate da relação das pessoas com o rio que atravessa a comunidade, e seu papel na missão de preservá-lo. “A proposta é que as crianças conheçam a história e as características do rio que passa pelo bairro onde moram, ou nas unidades escolares em que estudam, e reflitam sobre o que podem fazer para cuidar desse bem natural”, afirma a pedagoga Wanessa Magalhães Brondani, coordenadora da educação socioambiental da Águas de Joinville.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 1º de abril a 16 de maio pelo e-mail concursodeteatro@aguasdejoinville.com.br ou pelo sitewww.concursoteatral.com.br. Nesta edição haverá três categorias: A (CEI - maternal II, 1º e 2º períodos), B (ensino fundamental – 1º ao 5º ano) e C (ensino fundamental – 6º ao 9º ano).

A semana de eliminatórias será em agosto, e a grande final será realizada em setembro. O Concurso Teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Concurso Teatral Água para Sempre 2014

Desde que surgiu, em 2006, o concurso busca mobilizar CEIs e escolas municipais para que os alunos reflitam sobre a importância da relação harmônica entre os seres humanos e o meio ambiente. As crianças são sensibilizadas pela arte teatral e motivadas a pensar sobre sustentabilidade e, consequentemente, passam a sensibilizar a comunidade também, promovendo uma mudança de comportamento.

A avaliação da comissão julgadora leva em conta, além da apresentação final da peça, a qualidade dos trabalhos que são desenvolvidos em aula, durante o processo de criação. Serão selecionadas três peças vencedoras por categoria, com prêmios para a escola, coordenadores e alunos participantes.



Para os alunos vencedores da categoria A, o prêmio é uma tarde em uma casa de festa infantil e, para as categorias B e C, um passeio ao Beto Carrero World. Os coordenadores ganham um tablet cada um e as escolas campeãs, dependendo da categoria, serão premiadas com um computador, um notebook ou uma TV 40”.



Cronograma
• Inscrições: de 1º de abril a 16 de maio
• Publicação de projetos e portfólios: até o dia 22 de agosto de 2014
• Seleção: 25 a 29 de agosto de 2014
• Tarde dos campeões: setembro de 2014

Para mais informações:

wanessa.brondani@aguasdejoinville.com.br

concursodeteatro@aguasdejoinville.com.br

www.concursoteatral.com.br



Informações adicionais
Adilson Girardi
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: adilson@joinville.sc.gov.br

Obras podem afetar transporte coletivo

Joinville,
28/3/2014



A Prefeitura Municipal de Joinville e as empresas concessionárias do transporte coletivo solicitam a atenção dos clientes para eventuais atrasos de linhas do sistema, gerados por interdições de vias em decorrência de obras realizadas pela Prefeitura de Joinville ou pela Celesc. Mesmo com os ajustes realizados nos horários, pode haver atrasos por causa dos congestionamentos nestas vias e em seu entorno.

No bairro Costa e Silva estão ocorrendo diariamente várias interdições aleatórias. Na rua Rui Barbosa ocorrem interdições parciais durante todo o trecho. Na rua Nove de Março e laterais ocorrem obras da Celesc até 15 de abril e não devem ocorrer interdições totais, de acordo com o Ittran (Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville), porém irão ocasionar lentidão no trânsito e possíveis atrasos. As instituições envolvidas nestes projetos estão procurando trabalhar de forma conjunta para minimizar os impactos das obras, que trarão, a curto prazo, uma grande melhora no sistema viário da cidade.

Terminal Centro

Rua 9 de Março

As obras podem afetar todas as linhas com saída e passagem pelo Centro



Rua Benjamin Constant

As obras podem afetar a linha 0244 – Benjamn Constant



Antes da rua Elza Meinert

As obras podem afetar a linha 0247 – Circular Costa e Silva/Elza Meinert



Terminal Tupy

Rua Costa e Silva

As obras podem afetar a linha 0290 – Costa e Silva/Tupy



Terminal Norte

Av. Santos Dumont

As obras podem afetar as linhas 0100 – Sul/Norte, 0130 – Norte/Iririú/Tupy, 0133 – Norte/Iririú Direta, 0205 – Bom Retiro, 0206 – Paraíso, 0207 – Canto do Rio Circular, 0208 – Norte Campus, 0213 – Norte Aeroporto, 0216 – Jardim Sofia/Rua Barão Teffé, 0241 – Centro Campus, 0290 – Costa e Silva/Tupy e 0552 – Estrada da Ilha.



Rua Rui Barbosa

As obras podem afetar as linhas 0202 – Circular Parque Douat e 0203 – Circular Rui Barbosa



Terminal Itaum

Estrada Rio do Morro

As obras podem afetar a linha 1211 - Tropical Circular

Informações adicionais
Wagner Baggio
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: baggio@joinville.sc.gov.br


Arquivo Histórico comemora 42 anos com atividades culturais neste sábado

Lançamento do terceiro volume da Revista do Arquivo Histórico de Joinville - Fotografo: Bruno Isidoro -
Joinville,
21/3/2014



A Fundação Cultural de Joinville prepara uma série de atividades para marcar o aniversário de 42 anos do Arquivo Histórico de Joinville, neste sábado (22) a partir das 10 horas, na avenida Hermann August Lepper, esquina com rua Dona Francisca. Entre as atrações, o lançamento do terceiro volume da Revista do Arquivo Histórico de Joinville, a apresentação do projeto Pesquisa em Evidência “Nossos compositores pioneiros” com o Duo Fávero & Bernardes e a apresentação dos violonistas do Quarteto Sambaqui. A entrada é gratuita.

O Arquivo Histórico de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 1.182, de 20/03/1972, com o objetivo de recolher, guardar, conservar, restaurar e preservar a documentação produzida por instituições governamentais de âmbito municipal e documentos privados de interesse público sob sua guarda, garantindo acesso às informações. De 1972 até 1986, o Arquivo funcionou em uma sala da Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin. Em 1986, a partir de convênio com o Governo da Alemanha, foi inaugurada a sede da instituição.

Reconhecido internacionalmente pelo seu acervo, o Arquivo é constituído por documentos textuais, cartográficos, iconográficos e sonoros, de valor para a pesquisa histórica. Entre estes, dados da imigração europeia ao Brasil no século XIX, do Fundo Colônia Dona Francisca e da Coleção Carlos Ficker, além de Coleções e Fundos Públicos e Privados, destacando-se os Fundos dos Poderes Judiciários, Legislativo e Executivo.

Horário de visitação: 2ª a 6ª feira - 8h às 18h

Endereço: Av. Hermann Lepper, 650 – Saguaçu
http://www.arquivohistoricojoinville.com.br/

Informações: (47) 3422.2154

Informações adicionais
Adilson Girardi
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)

Parque zoobotânico  será inaugurado neste sábado (08/03) dentro da programação do aniversário da cidade 

Foto: Rogerio da Silva
O novo Parque Zoobotânico será inaugurado neste sábado, dia 8, às 10h30, devolvendo aos joinvilenses e aos turistas uma importante opção de lazer e contemplação na área central da cidade, junto ao Morro do Boa Vista - rua Pastor Guilherme Rau, s/n.

Logo após a cerimônia de inauguração, o parque será aberto ao público. O funcionamento será de terça a domingo, das 9 às 17h30 horas com entrada gratuita. Às segundas-feiras, o local estará fechado para manutenção.

O investimento foi de R$ 3.408.762,60, sendo R$ 3.055.649,01 do financiamento do Fonplata e R$ 353.103,59 da Fundema. O novo parque conta com acessibilidade em todos os ambientes, duas pontes na trilha rústica, espaço de contemplação com palco, arquibancada, quiosques e barracas, circuito de caminhada, academia de ginástica ao ar livre, novas guaritas e espaço para exposições.

Toda a área ao longo do lago, incluindo a Ilha dos Macacos, recebeu proteção contra a erosão e drenagem geral. Também foram construídos novos banheiros, vestiários e cozinha para funcionários, clínica veterinária, garagem para veículos de serviço e instalação de mobiliários.

O parque foi equipado com material visual para os visitantes, portal com recepção e controle de acesso, além de urbanização e paisagismo dos espaços.

Cuidados com os animais

Sydnei Diniz, biólogo responsável pelos animais, lembra que os visitantes devem obedecer algumas regras para assegurar o bem-estar e a segurança. Ele reforça que é expressamente proibido alimentar os animais, tocá-los ou tocar em seus recintos. “São animais frágeis, que dependem de cuidados especiais e, acima de tudo, merecem sempre nosso respeito e consideração”, reforça o biólogo.

Também é proibida a entrada com animais de estimação (cães, gatos, aves e etc), bebidas alcoólicas, bem como utilizar instrumentos musicais e equipamentos sonoros.

Os animais do Zoo
RÉPTEIS 111
Tigre d´água 25
Tartaruga de ouvido vermelho 40
Jabuti 43
Jacaré-de-papo-amarelo 2
Jiboia 1

AVES 40
Ema 1
Jacuguaçu 1
Gavião Caracará 2
Papagaio-verdadeiro 10
Curica 3
Papagaio do peito roxo 1
Arara-canindé 7
Arara-vermelha-grande 1
Araracanga 1
Maitaca 4
Coruja-orelhuda 1
Mocho-diabo 3
Tucano-de-bico-verde 2
Gralha-azul 3
MAMÍFEROS 21
Macacos-prego 12
Capivaras 6
Graxaim (cachorro do mato) 1
Quati 1
Furão 1

TOTAL DE ANIMAIS 172



Foto: Rogerio da Silva

Acesso de veículos ao novo Zoobotânico será controlado 

O acesso de veículos ao Parque Zoobotânico será restrito a idosos e a pessoas com deficiência. A medida tem como objetivo organizar os espaços no entorno do equipamento que será inaugurado neste sábado (8), depois de um período de reformas e ampliação. 


Como funcionará o estacionamento:

- Só idosos e pessoas com deficiência poderão estacionar os veículos no Parque Zoobotânico. Demais visitantes não poderão passar com os carros pela guarita de acesso, na subida do morro, com exceção das pessoas que subirem apenas para embarque e desembarque.
- Para a solenidade deste sábado (8), às 10h30, o estacionamento no pátio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) será exclusivo para autoridades e imprensa.
- Nos dias de semana, com exceção de idosos e pessoas com deficiência, os visitantes deverão procurar as vagas existentes nas ruas do entorno.
- Pessoas que moram no morro do Zoobotânico poderão subir com os carros, mas não podem estacionar no entorno do parque.
- Funcionários e visitantes das empresas próximas ao Zoobotânico poderão subir de carro, mas os veículos precisam ficar nos estacionamentos das empresas e não na rua. Carros não autorizados que permanecerem na rua serão multados pelo Ittran.

Mudanças no trânsito

Para dar mais segurança e fluidez ao trânsito, o sistema viário nas proximidades do parque também muda a partir desta sexta-feira. Com as alterações, a rua Saguaçu, a partir da rua Dona Francisca, tem mão única em direção ao parque, formando um sistema binário com a rua Biguaçu, que mão única no sentido contrário. As mudanças passam a valer a partir desta sexta-feira (7). A ligação entre as ruas (Saguaçu e Biguaçu) poderá ser feita pelas ruas Amazonas e Chapecó. 

Foto: divulgação
Também será implementado nesta sexta-feira (7) um semáforo na esquina da rua Biguaçu com Dona Francisca. O aparelho ficará ligado no modo intermitente (para os motoristas se adaptarem) durante a sexta-feira e passa a funcionar plenamente a partir de sábado (8).

O estacionamento nas ruas Saguaçu (a partir da rua Chapecó), Amazonas (trecho total) e Biguaçu (entre as ruas Amazonas e Chapecó), passa a ser em 45º graus. “A proposta é aumentar o número de vagas para as pessoas que visitam o Parque”, disse Vânio Kuntze, diretor executivo do Ippuj.

O projeto foi explicado pelo Ippuj (órgão que faz o planejamento da cidade) para a comunidade em reunião com moradores, representantes de empresas, escolas e condomínios. 



Inauguração de área de lazer marca reabertura do Parque da Caieira

Parque Caieira - Fotografo: Rogerio da Silva - Data: 06/03/2014
Joinville,
6/3/2014

A inauguração de uma área de lazer, com academia de ginástica e quiosques, marcará a reabertura do Parque da Caieira, na rua Valdemiro Rosa, bairro Adhemar Garcia. O local estava fechado para visitação desde junho do ano passado. A cerimônia de inauguração será às 16 horas deste sábado, dia 8.

O investimento foi de R$ 284.491,17, recursos do financiamento do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países do Prata (Fonplata). O novo espaço de lazer, construído na entrada do parque em área de mil metros quadrados, conta com academia de ginástica, três quiosques, parque infantil e passeios.

O projeto também contemplou a reforma e adequação para acessibilidade dos sanitários da área administrativa e construção de um deck de madeira para visitação das oficinas líticas, junto à lagoa do Saguaçu, no interior do parque.

Os visitantes devem ficar atentos pois alguns equipamentos no interior do parque estarão com acessos restritos, casos do mirante de madeira, dos fornos, da casa do pescador e da lanchonete e sanitários, que sofreram a ação de vândalos.


Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: anildo@joinville.sc.gov.br




Trade turístico de Joinville recebe diretor da Embratur

Parque da Expoville. Rua XV de Novembro, às margens da BR-101, ao lado do Pórtico da cidade.
Foto: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=597377940341162&set=pcb.597385417007081&type=1&theater


Nesta quinta-feira (6/3), o diretor Administrativo e de Finanças da Embratur, Tufi Michreff Neto, estará em Joinville para reunião com o núcleo do trade turístico da cidade.

No encontro, Michreff – que também é joinvilense – vai reforçar o respaldo do Ministério do Turismo (MTur) e da Embratur em ações para o desenvolvimento turístico de Joinville e municípios da região.


Entre os assuntos da pauta, o cenário dos preparativos da Copa pelo MTur e Embratur, para esta região, com a confirmação de Curitiba para o mundial; convênios e editais do MTur e Embratur; perspectivas de apoio aos projetos da região.


Para o presidente da Fundação Turística, Raulino Esbiteskoski, a presença do diretor da Embratur é de extrema importância para o turismo de Joinville.


"É uma excelente oportunidade para a nossa cidade. Vamos estreitar o relacionamento com o governo federal e buscar apoio direto em importantes projetos que temos em Brasília. Além disso, vamos receber um direcionamento efetivo para a viabilização de ações que visem o desenvolvimento do turismo de negócios e o turismo rural, bem como a promoção da marca Joinville, no cenário internacional", declarou Esbiteskoski.


A reunião acontecerá no Centro de Convenções da Expoville, às 9 horas.

Graziella Marques Bilá

Fundação Turística de Joinville

Assessora de Imprensa
(47) 3453-2663 / 8496-9802



Hospital São José adota nova sistemática de visitas a pacientes



Hospital São José adota nova sistemática de visitas a pacientes
Joinville,
20/2/2014 16:25:18



A partir de segunda-feira (24), o Hospital Municipal São José passa a atender as visitas de pacientes em novos horários. As alterações foram definidas após reuniões entre diretoria, chefias de setores e servidores, e tem como objetivo melhorar o fluxo de visitas, oferecendo horários mais elásticos.

Além dos novos horários, uma outra novidade na recepção de visitas vem sendo implantada nos últimos dias. Foram instaladas três catracas na entrada do hospital e agora o acesso da visita é permitido apenas após seu cadastramento.

“Esse cadastro nos permite ter o controle de quem entra e de quem sai do hospital, garantindo maior segurança aos pacientes, funcionários e aos próprios visitantes”, afirma Adilson Andrzejewski, supervisor do setor de internação da unidade.

Para realizar o cadastro as visitas devem apresentar qualquer documento oficial com foto na recepção da internação. Uma vez feito, esse cadastro é permanente e nas próximas visitas é necessária apenas a apresentação de um documento. Já cadastrada, a visita recebe um crachá que irá liberar uma das catracas. Para sair basta depositar o crachá na urna existente na própria catraca.

Confira como ficou a nova tabela de horários de visitas:

Quartos de enfermaria

10h30 às 17h30

Uma visita de cada vez



UTI Geral, UTI Neurológica e Centro de Tratamento de Queimados

8h às 8h30 / 14h30 às 15h / 19h às 19h30

Duas visitas por dia, uma de cada vez



Pronto Socorro (observações masculina e feminina; medicação)

13h às 17h

Uma visita de cada vez



Pronto Socorro (emergências)

10h às 10h30 / 14h30 às 15h / 19h às 19h30

Uma visita de cada vez



Centro Cirúrgico (recuperação)

10h30 às 12h / 19h às 19h30

Uma visita por dia

Informações adicionais
Wagner Baggio
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: baggio@joinville.sc.gov.br


Prefeitura reduz taxa para serviços de transporte escolar e fretamento

Joinville,
13/2/2014



O prefeito de Joinville, Udo Döhler, anunciou na tarde desta quinta-feira (13/2) a redução do valor da “taxa de gerenciamento do sistema de transporte público em regime especial”, que começou a ser cobrada neste ano para os serviços de transporte escolar e fretamento. De 12 UPMs (unidade padrão municipal) anuais, que representariam R$ 2.580,00 (UPM em fevereiro vale R$ 215,04), ficou acertada durante reunião com os autorizatários dos serviços a cobrança de 4 UPMs anuais (R$ 860,00), em seis parcelas, durante o período de abril a setembro.

A redução beneficia 190 prestadores de serviço, sendo 115 do transporte escolares e 75 do fretamento. A cobrança da taxa é determinada pelo artigo 5º da lei municipal 3575/97, e o valor de 12 UPMs anuais foi definido pelo artigo 7º do decreto municipal nº 11036/93. A Prefeitura irá elaborar um projeto de lei fazendo a alteração da cobrança.

O prefeito explicou que a taxa precisa ser cobrada por força de lei, caso contrário a Prefeitura pode ser acusada de praticar renúncia fiscal. “Mas discutimos exaustivamente um valor que pudesse ser absorvido por vocês, que fazem um trabalho de qualidade”, disse Döhler.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Associação de Condutores e Transportes Escolares de Joinville (Actej), Gilberto Lima. Durante o encontro, ficou acertado que os prestadores de serviço que já efetuaram o pagamento de uma ou duas UPMs serão compensados pela Secretaria da Fazenda.

Outro pedido também foi atendido. O prazo final para os autorizatários entregarem toda a documentação exigida pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) passou desta sexta-feira, 14 de fevereiro, para a próxima sexta, 21 de fevereiro. “Como iríamos discutir a taxa de gerenciamento do sistema, estamos pedindo mais prazo para a entrega dos documentos”, explicou o presidente da ACTEJ, Gilberto Lima.


Informações adicionais
Raquel
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: raquel@joinville.sc.gov.br



Águas de Joinville lança edital para selecionar projetos

Joinville,
11/2/2014



A Companhia Águas de Joinville abriu as inscrições para o edital de patrocínio do 1º semestre de 2014. Serão investidos R$ 90 mil, com recursos próprios da empresa, para apoiar projetos e eventos relacionados às atividades principais da Companhia. Os projetos podem abordar temas como o abastecimento de água (produção e distribuição) e esgotamento sanitário (coleta e tratamento de esgoto), além das responsabilidades complementares (gestão e educação ambiental, preservação e conservação do meio ambiente, em especial dos recursos hídricos).

As inscrições deverão ser feitas em formulário específico e entregues no endereço da sede da Companhia (Rua XV de Novembro, 3950 - Glória) até 14 de março. O edital completo, os formulários e anexos podem ser encontrados no sitewww.aguasdejoinville.com.br/patrocinio.php .

O orçamento do edital está dividido em uma cota de até R$ 20 mil, uma cota de até R$ 30mil e uma cota de até R$ 40 mil.

A publicação do resultado da seleção está prevista para o dia 4 de abril de 2014.

Interessados podem tirar dúvidas ou obter mais informações sobre o edital e inscrições pelo e-mail sistemas.gestao@aguasdejoinville.com.br.

Apoio promocional ou institucional

A solicitação de materiais, produtos, palestras ou serviços sem investimento financeiro (apoio promocional) ou de apoio institucional (uso da logomarca) pode ser feita em qualquer período. Para isso, basta preencher o Formulário de Solicitação de Apoio disponível no sitewww.aguasdejoinville.com.br, no link patrocínio, e entregá-lo na sede da empresa (Rua Quinze de Novembro, 3950 - Glória), endereçado ao gabinete do presidente. A resposta sai em até 20 dias a partir da entrega do formulário.

O quê: Edital de patrocínio 2014/1

Inscrições: até 14 de março

Resultado: previsão dia 4 de abril

Informações: www.aguasdejoinville.com.br/patrocinio.php ou sistemas.gestao@aguasdejoinville.com.br



Inaugurada pavimentação da rua Tuiuti

A via municipal recebeu investimentos aproximados em R$ 8 milhões



Foi inaugurada na terça-feira (4), em evento que contou com a presença do governador Raimundo Colombo, a obra de pavimentação da rua Tuiuti. Inserida no Pacto por Santa Catarina, a via municipal recebeu investimentos aproximados em R$ 8 milhões. O programa contempla ainda outras sete intervenções voltadas à melhoria na mobilidade urbana da maior cidade catarinense.

A Tuiuti, uma das vias mais importantes de Joinville, recebeu drenagem, substituição de três quilômetros de paralelepípedos por asfalto e sinalização. A rua de tráfego intenso liga o bairro Iririú ao Aventureiro, o bairro mais populoso do município. De acordo com o último censo do IBGE, são mais de 34 mil habitantes.
Atualmente, recebem asfaltamento as ruas Rui Barbosa e Albano Schmidt e a Estrada Rio do Morro. Estão sendo aplicados nas três obras R$ 21,7 milhões. Também em execução, no Binário do Vila Nova e na duplicação da avenida Santos Dumont, estão sendo aplicados aproximadamente R$ 80 milhões.

A entrega do binário do Vila Nova será no dia Nove de Março, aniversário de Joinville. Nesta obra, numa extensão de 3,9 quilômetros e investimento de R$ 8,5 milhões, estão trabalhos de terraplenagem, pavimentação asfáltica, drenagem, sinalização e obras complementares como as pontes dos rios Motucas e Águas Vermelhas.

Neste ano, devem iniciar a pavimentação da rua Minas Gerais e a implantação de corredor de ônibus na rua Nove de Março, onde serão investidos R$ 10 milhões.


Reforma e ampliação em unidades de saúde do Jardim Paraíso inicia segunda (10)

Luciano Moraes/ND
Joinville,
5/2/2014

A partir desta quarta atendimento para a comunidade será direcionado para postos dentro do bairro


As obras de reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde da Família I e II, no bairro Jardim Paraíso, iniciam na próxima segunda-feira (10) com prazo previsto de 8 meses para retornar. Neste meio tempo as unidades estarão interditadas e o atendimento para a comunidade passa a ser realizado em outros dois postos localizados dentro do bairro. A partir de hoje os locais estarão interditados para a mudança do mobiliário.

De acordo com a auxiliar de coordenação Fabiane Besen, os pacientes da Unidade I devem procurar a Unidade de Saúde da Família III, localizada na Estrada Timbé, s/nº, próximo à antiga secretaria regional do Jardim Paraíso e os da Unidade II passam a ser atendidos na Unidade V, na Avenida Júpiter, 1.758.

A distribuição das equipes foi pactuada entre a coordenação da regional Costa e Silva e o Conselho Local de Saúde do Jardim Paraíso. Na ocasião, as equipes da saúde solicitaram ao conselho a colaboração e parceria para orientar a população que procura atendimento nas unidades do bairro. As obras nas unidades do Jardim Paraíso eram reivindicações antigas da comunidade e uma cobrança dos membros do Conselho de Saúde.

Mais informações pode ser obtidas com a coordenação da regional, pelo fone 3473-6851.

Informações adicionais
Adilson Girardi
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: adilson@joinville.sc.gov.br


Paralisação no Pronto Socorro do São José é hoje(04)

Servidores querem alertar a imprensa e comunidade I Foto: Francine Hellmann

Os servidores do Pronto Socorro do Hospital Municipal São José (HMSJ) farão duas horas de paralisação dia (4/2), das 11h30 às 13h30. Os trabalhadores exigem providências para a superlotação. Ao meio-dia de hoje havia 65 paciente internados no local a mais do que a capacidade máxima, de 37 pessoas. Eles eram atendidos por apenas seis técnicos de enfermagem. 


O diretor do Sinsej Tarcísio Tomazoni Júnior telefonou para o presidente do hospital Marcos Krelling, mas até agora nenhuma medida foi tomada para aliviar a situação. Muitos pacientes foram internados nos corredores, onde não há ar-condicionado. Outros, estão na sala de medicação, que deveria ser um espaço de atendimento inicial e provisório.

Servidores relatam que as macas acomodadas nestes espaços estão muito próximas umas das outras. Além disso, temem cometer erros devido à quantidade de pacientes atendidos ao mesmo tempo.

Em dezembro, a Prefeitura divulgou a abertura de 47 novos leitos no hospital. Porém, logo em seguida foram fechados 36, que funcionavam em local inapropriado.

Texto atualizado às 17h33 do dia 03.02 por:


REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO LOCAL DE SAÚDE - COSTA E SILVA

COMUNIDADE DO COSTA E SILVA É AMANHÃ DIA 03/02!!


Dia  03 de fevereiro de 2014
HORÁRIO: 19:00 horas
LOCAL: UBS Costa e Silva (Sede Regional)
RUA: Rua Almirante Jaceguay, s/n – Costa e Silva
Venham e vamos discutir como está a saúde do nosso bairro.
Cleia Giosole
Presidente do Conselho Local de Saúde




Prefeitura reafirma interesse em investimento de empresa sul-coreana

Joinville,
31/1/2014



A Prefeitura de Joinville e a empresa sul-coreana Yudo firmaram na manhã desta sexta-feira (31) uma agenda de trabalho para a implantação de um complexo imobiliário de ferramentaria na cidade. O prefeito Udo Döhler e o executivo José Dantas estiveram reunidos para analisar alguns pontos do processo de liberação da terraplanagem para a construção do empreendimento. Os trabalhos serão acompanhados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Jalmei Duarte.

A empresa sul-coreana espera investir US$ 100 milhões no seu complexo imobiliário. A unidade fabril instalada na região do aeroporto de Joinville investiu no ano passado R$ 11 milhões em novos equipamentos de ferramentaria. A instalação do maquinário deve ser concluída no próximo mês. Isto demonstra que a empresa continua investindo em Joinville e não tem interesse de abandonar a implantação da planta imobiliária.

“A Yudo vai incorporar novos conceitos tecnológicos e vamos lutar para transformar Joinville no maior polo de ferramentaria do Brasil. Interessa ao município que a Yudo possa crescer”, diz o prefeito Udo.

A Prefeitura aponta que o Projeto Legal, que será implantado pela Secretaria de Infraestrutura, irá ajudar a agilizar o processo de construção de prédios e empresas na cidade.


Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: raquel@joinville.sc.gov.br


Cursos gratuitos de formação profissional do Pronatec são oferecidos em Joinville

Joinville,
31/1/2014



A Secretaria de Assistência Social, por meio da Gerência de Unidade de Gestão de Fomento e Geração de Renda, informa que estão sendo oferecidas 183 vagas em Joinville para cursos gratuitos de formação profissional do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) - Brasil Sem Miséria.

Os cursos são voltados para pessoas cadastradas no Cadastro Único, beneficiários do Bolsa Família, com idade entre 15, 16 e 18 anos, dependendo do curso, até 59 anos. Os cursos serão custeados pelo Governo Federal e serão disponibilizados em Joinville no Senac e no Senai Norte.

Para se inscrever é necessário levar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho e comprovante do cadastro único.

A matrícula dos beneficiários do Programa Bolsa Família não implicará a perda do benefício. Isto se ocorrerá apenas nos casos em que o aumento da renda familiar ultrapasse o limite de meio salário mínimo per capita. Se a renda não for superior a R$ 140,00 por pessoa, a família continua no programa.

O Pronatec é uma ação de formação profissional voltada para beneficiários de programas federais de transferência de renda. O compromisso é capacitar 1 milhão e 100 mil pessoas até o final de 2014, por meio de cursos de formação inicial e continuada (FIC), com carga horária entre 160 e 400 horas.

Relações de Vagas

Senai – Pronatec

Curso - Vagas - Local – Pré-requisito

Padeiro – 20 - Senai Sul - 16 anos e ensino fundamental incompleto

Padeiro – 20 - Casa Brasil Sul - 16 anos e ensino fundamental incompleto

Costureiro Industrial – 20 - CRAS Jardim Paraíso -16 anos e ensino fundamental incompleto

Costureiro Industrial - 20 - CRAS Jardim Paraíso - 16 anos e ensino fundamental incompleto

Costureiro Industrial – 20 - Senai Norte - 16 anos e ensino fundamental incompleto
Mestre de Obras – 10 - Senai Norte - 18 anos e ensino fundamental completo



IF/SC Pronatec

Espanhol (básico) – 24 - Cesita e Cesavi – 15 anos e ensino fundamental incompleto

Inglês (básico) – 24 - Cesita e Cesavi - 15 anos e ensino fundamental incompleto

Operador de Computador – 10 - IF/SC - 15 anos e ensino fundamental incompleto



SENAC Pronatec

Auxiliar Administrativo – 15 – Senac - 15 anos e ensino fundamental incompleto



As inscrições podem ser feitas nos seguintes locais:

CRAS Morro do Meio: Rua do Campo, 664 - Tel.: 3454.9092
CRAS Paranaguamirim: Rua Antonio Wronske, 305 - Tel.: 3438-8065 e 3466-4270
CRAS Adhemar Garcia: Rua Antenor Douat Baptista esquina com José Clara de Oliveira, s/n- Tel.: 3438.3636 e 3466-4091
CRAS Parque Joinville: CEU – esquina das ruas Jequié c/ Theonesto Westrupp. Tel.: 3437-7359 e 3473-0685

CRAS Comasa: Rua Maracujá, 620 (Boa Vista). Tel.: 3422-3483 e 3429-6952



Serviço de Preparação e Formação Profissional (Geração de Renda): Rua Abdon Batista, 342, centro (junto ao Cepat). Tel.: 3422-5998 e 3467-0978



Informações adicionais
Raquel
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: raquel@joinville.sc.gov.br





CULTURA

 “Concertos Matinais” abrem espaço para músicos da região

Joinville,
29/1/2014



Músicos interessados em integrar as apresentações de 2014 do projeto “Concertos Matinais” poderão, a partir desta quinta-feira (30), se candidatar a participar. As inscrições ficarão abertas até o dia 15 de fevereiro. “Estamos abrindo espaço aos interessados, buscando melhorar ainda mais este projeto tradicional no cenário musical joinvilense”, afirma a coordenadora de orquestra da Fundação Cultural, Fabricia Piva. Os músicos devem enviar um release com foto para
orquestracidadejoinville@gmail.com.

Em 2014, serão 60 apresentações, divididas em locais como Lírica, 62º Batalhão e Casa da Memória. “Este ano teremos um diferencial, que são as oito apresentações no Teatro Juarez Machado”, conta Fabricia. O projeto “Concertos Matinais” tem como principal objetivo a abertura de espaços para apresentações de músicos de Joinville e região.

O resultado dos aprovados será divulgado no dia 26 de fevereiro no site da Fundação Cultural de Joinville.

Informações adicionais
Elair
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: elairjornalismo@yahoo.com.br


Terminam na sexta-feira (31) inscrições para curso nacional de prevenção ao uso de drogas

Joinville,
28/1/2014



A Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) informa que termina nesta sexta-feira (31) o prazo para as inscrições na 3ª edição do Curso Fé na Prevenção, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ).

O objetivo é capacitar 15 mil pessoas de todo o Brasil para desempenharem papeis de liderança religiosas ou atuarem em movimentos do mesmo seguimento para ações de prevenção do uso de drogas e outros comportamentos de risco.

Em Joinville, a Seprot está incentivando a participação de representantes das comunidades terapêuticas que trabalham com a recuperação de dependentes químicos. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.fenaprevencao.senad.gov.br

Os interessados também podem obter mais informações na sede da Seprot, rua Anita Garibaldi, 79, bairro Anita Garibaldi, telefone 3419-0765, com Jaqueline ou Dio.

O curso é organizado pela Unidade de Dependência de Drogas (UDED) do Departamento de Psicobiologia e pelo Departamento de Informática em Saúde (DIS) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A formação é gratuita e oferecida na modalidade de educação a distância. A capacitação tem duração de 4 meses, carga horária de 120 horas e certificação de extensão universitária pela Unifesp aos alunos aprovados.

O conteúdo aborda temáticas relacionadas ao conceito e à classificação de drogas, além de técnicas de abordagem, intervenção breve, formas de encaminhamento e entrevista motivacional na prevenção do uso de álcool e/ou outras drogas. A data de início será divulgada após o período de seleção dos alunos.


Informações adicionais
Anildo
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: anildo@joinville.sc.gov.br


Meninas entre 11 e 13 anos vão receber a vacina contra o HPV pelo SUS

Postado 22/1/2014 às 11h37 (Atualizado em 22/1/2014 às 14h48) 


Getty Images


A vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) começa a ser aplicada na rede pública de saúde partir do dia 10 de março em meninas de 11 a 13 anos. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação será feita por etapas, ou seja, em 2015 o foco será meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, meninas de nove anos.

A meta é vacinar 80% do público-alvo, o que representa 5,2 milhões de meninas. A vacina estará disponível em 36 mil postos da rede pública de saúde durante todo o ano. Para receber a imunização, a adolescente deverá apresentar o cartão de vacinação ou um documento oficial com foto.

Segundo o ministro da saúde, Alexandre Padilha, cada calendário será definido pelo município, mas a orientação é que as primeiras doses sejam tomadas nas escolas.

— Certamente será a maior campanha mundial contra o HPV. Estimulamos que a primeira e segunda doses aconteçam na escola, mas também queremos que a adolescente vá aos postos de saúde. A gente espera que a ida ao posto estimule as adolescentes a tomarem outras vacinas e as mães, ao levarem as filhas, procurarem exames preventivos.

Duração da vacina contra o HPV ainda é desconhecida

O HPV é a principal causa do câncer de útero e a imunização só estará completa depois de três doses. A segunda deverá ser tomada seis meses após a primeira e a terceira após cinco anos.

Vacina contra o HPV também previne câncer de ânus

Segundo a coordenadora da campanha, Carla Domingues, o índice de imunização chega a quase 100%.

— A vacina é 98% eficaz contra o câncer de útero, é uma das vacinas mais eficazes que temos no nosso calendário. Mas devemos alertar que é uma medida preventiva e não curativa e não substitui o exame preventivo, o papanicolau e o uso de camisinha.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e ainda não tiveram contato com o vírus.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o HPV atinge 290 milhões de mulheres no mundo, 32% estão infectados com os tipos que mais causa câncer de colo do útero.

Custo e campanha

No primeiro ano serão compradas 15 milhões de doses com o custo de R$ 31,02 por dose e total de R$ 465 milhões. Segundo o Ministério da Saúde, é o menor preço do mercado internacional. Em cinco anos, a vacina passará a ser produzida pelo Brasil, por meio do Instituto Butantã.

Para orientar as meninas e pais, peças informativas serão veiculadas por meio de cartazes, rádios, filme para TV, anúncio em revistas, outdoors. Com o tema “Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção”, a campanha será veiculada, principalmente, nas redes sociais.


Rua Guanabara terá corredor compartilhado por ônibus e ciclistas e calçadas compartilhados por ciclistas e pedestres

Joinville,
21/1/2014



Em reunião que ocorreu nesta terça-feira (21), na Prefeitura de Joinville, associações de moradores e empresários dos bairros Guanabara, Paranaguamirim, João Costa e Fátima aceitaram a proposta da Prefeitura de implementar o corredor compartilhado por ônibus e ciclistas na rua Guanabara. Os passeios também serão compartilhados por ciclistas e pedestres. As mudanças passam a valer a partir desta quarta-feira (22).

“Vamos fazer com todo o cuidado e com toda a segurança para todos os envolvidos. Se houver algum tipo de problema, a Prefeitura não descarta rever o processo”, garantiu o prefeito Udo Döhler, que participou do encontro. Na reunião, que contou com a presença de integrantes do Ippuj, Ittran e do secretário da subprefeitura Sudeste, Vilderson Laureano, foi exibido o projeto de revitalização dos passeios da via e de alargamento da ponte.

Orçado em cerca de R$ 300 mil, o projeto deve ser implementado em até 5 meses. A ponte sofrerá um alargamento na estrutura metálica e os passeios serão reconstruídos e sinalizados. Por sugestão do prefeito, serão feitas licitações separadas, para que a ponte seja construída antes.

Nos próximos dias, a via já receberá sinalização horizontal e vertical. A cada 50 metros será indicado que no corredor podem circular ônibus e pedestres. O Ittran também fará o monitoramento constante do local, para evitar abusos.

O diretor executivo do Ippuj, Vânio Kuntze, explica que os ônibus não poderão transitar numa velocidade maior do que 30 quilômetros por hora. “Mesmo nessa velocidade, eles chegarão muito mais rápido em seus destinos do que chegavam antes do corredor. E a preferência será sempre do ciclista”, alerta.



Informações adicionais
Rodrigo Schwarz
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: rodrigo.schwarz@joinville.sc.gov.br

Comentando:
O mundo está virado mesmo. Se um ciclista resolver ir a 5km/h na via o ônibus vai ter que parar na via e esperar! Ou se um motorista mais nervosinho (e quase não tem),  resolver partir pra cima de um ciclista?
A cidade precisa evoluir, há algumas semanas atrás um  projeto de Semana das Bicicletas foi aprovado, adianta comemorar Semana das bicicletas em Joinville?
De duas uma:
- Incentivem o povo andar de bicicleta, pelo bem da natureza e a cidade é geograficamente favorável , e de condições de trafego, ou
2- Incentivem a população andar de coletivo público, diminuindo as passagens de ônibus e colocando mais linhas e mais transportes dignos de serem usados.

Keila Miers - nosdejoinville@nosdejoinville.com.br


Borrachudo é tema de palestra com especialista na Fundação 25 de Julho

Joinville,
20/1/2014



Técnicos da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural (25 de Julho), e lideranças da Comunidade terão um encontro com um especialista no controle do borrachudo, nesta terça-feira (21/2), na Fundação 25 de Julho, das 9 às 11 horas. Quem irá compartilhar informações é o doutor em Ciências Biológicas, na área de Entomologia, Honório Francisco Prando, que é engenheiro agrônomo e também mestre em Agronomia.

Prando é o responsável técnico da Prestadora de Serviços Augustus, empresa responsável pelo combate sistemático ao inseto, no município, com aplicação do biolarvicida Bti (Bacillus thuringiensis israelensis). Com vasta experiência sobre o cálculo de vazão de cursos de água, das doses do agente biológico e da eficácia dos larvicidas, ele vai falar sobre a metodologia de aplicação de Bti em córregos e rios.

O objetivo é divulgar as informações a respeito do borrachudo é também ter a parceria da comunidade da zona rural, que pode contribuir no controle, a partir de iniciativas que combatam um criadouro, por exemplo. Um material de apoio com orientações será impresso e distribuído à comunidade.


Iniciativas que contribuem no controle
- Proteger as margens dos rios. Elas abrigam pássaros e insetos que se alimentam de borrachudos.
- Não jogar esterco ou dejetos humanos nos córregos e rios.
- Construir esterqueiras ou utilizar fossa.
- Manter limpo o leito dos rios, retirando galhos da água.
- Não pescar fora de época, nem usar redes e tarrafas. Os pequenos peixes são devoradores das larvas do borrachudo.
- Libélulas, aranhas, rãs, sapos e lagartixas também comem as larvas.


Sobre o borrachudo



O borrachudo, como é popularmente chamado, é um pequeno mosquito de cor escura que vive em todos os lugares, especialmente na beira de rios e matas próximas das casas. Sua picada é dolorida e produz pequeno hematoma que produz intensa coceira. Seu meio de reprodução são as águas correntes oxigenadas. Quem pica o homem são as fêmeas do inseto, que necessitam do sangue humano para maturar seus órgãos reprodutivos. O ciclo de reprodução, desde a cópula até a postura dos óvulos, nascimento das larvas, pupas e dos insetos, é de 30 dias.

Até o final dos anos 90, quando a Prefeitura adotou um esquema terceirizado de combate, o borrachudo representou um preocupante problema social no meio rural de Joinville. Desde então, com a aplicação sistemática de larvicida e política de proteção ambiental, o mosquito está sob controle. No verão, contudo, a população dos borrachudos tende a aumentar em razão das chuvas intensas, maior afluxo de pessoas na área rural e despejo de matéria orgânica nos rios, como esterco e dejetos humanos.

Teoricamente, as 17 mil pessoas que moram na zona rural de Joinville são alvo dos borrachudos. O controle sistemático, feito durante todo o ano, consiste na aplicação quinzenal do larvicida em 6 mil pontos.
Foto: divulgação


Informações adicionais
Elair
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: elairjornalismo@yahoo.com.br

Comentando:

Não devemos esquecer que uma das causas do aumento do borrachudo é a poluição, maior na zona urbana, que acaba eliminado das águas os predadores naturais das larvas do mosquito, como o peixe lambari.

Keila Miers- nosdejoinville@nosadejoinville.com.br



Rua Tuiuti será inaugurada em fevereiro

Joinville,
13/1/2014



Uma das mais importantes vias da zona Norte de Joinville, entre os bairros Iririú e Aventureiro, a rua Tuiuti já tem data para ser entregue à comunidade totalmente asfaltada em seus 3 quilômetros, num investimento de R$ 7,9 milhões. A inauguração será no dia 4 de fevereiro com a presença do governador Raimundo Colombo.

Todos os trabalhos de terraplenagem, pavimentação com asfalto, drenagem, obras complementares e sinalização fazem parte do contrato firmado com o Governo do Estado junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para o Programa de Integração Regional e Desenvolvimento Urbano de Joinville objetivando melhorias no sistema integrado de transporte coletivo.

No mesmo pacote estão a pavimentação das ruas Rui Barbosa, Albano Schmidt, Minas Gerais, o binário do bairro Vila Nova com duplicação da rua Quinze de Novembro – todas obras em andamento.

Depois da inauguração da rua Tuiuti em fevereiro está confirmada a entrega do binário do Vila Nova no dia Nove de Março, aniversário de Joinville. Nesta obra, numa extensão de 3,9 quilômetros e investimento de R$ 8,5 milhões, estão trabalhos de terraplenagem, pavimentação asfáltica, drenagem, sinalização e obras complementares como as pontes dos rios Motucas e Águas Vermelhas.

Informações adicionais
Wagner Baggio
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: baggio@joinville.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COMENTAR!