Aconteceu em Joinville-SC na Escola Municipal Pedro Ivo Campos no dia 17.10 a entrega de faixas ( obi) de graduação do karatê.
Projeto Jovem Cidadão Escola Municipal Pedro Ivo Campos
Karate-Do
Entende-se como Karate-Do a prática complementar de formação cultural e desportiva baseada no desenvolvimento do sistema de defesa pessoal e evolução interior.
Karate é uma palavra japonesa que significa ‘mãos vazias’. É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. O maior objetivo do karate é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo.
Além de ser um excelente meio de auto-defesa, o karate também é um meio ideal de exercício.
A Secretaria de Esportes de Joinville desenvolve vários projetos e a escola funciona como sede.
Os alunos se inscrevem conforme disponibilidade de horário no contra-turno de suas aulas e de acordo com sua preferência.
O professor Ricardo tem se empenhado muito para que os alunos da escola tenham cada vez mais interesse pelo esporte.
Ele lembra aos pais que todos devem ter dedicação para que seus filhos desenvolvam responsabilidade e disciplina não somente na prática do karatê mas sim de todos os outros esportes, nos estudos e na vida em geral.
O Karate esportivo
Nos últimos anos, foram formuladas regras de combate simulado para se evitar ferimentos graves, com o propósito de introduzir o karate como um esporte competitivo. O karate de torneio é um jogo de reflexos que exige ‘timing’, velocidade, técnica, estratégia, camaradagem e controle, onde prevalecem HONRA, LEALDADE e SENSO DE COMPROMISSO.
Durante os torneios, todos os golpes, embora fortemente focalizados, devem ser controlados precisamente antes do contato.
A graduação no caratê é importante para indicar o nível de experiencia dos praticantes, e é vista como sinal de respeito para os atletas menos graduados. Para demonstrar a graduação os caratecas usam uma faixa com uma cor na região da cintura. A ordem das cores das graduações variam de estilo para estilo mas como padrão, a faixa iniciante é a de cor branca.
Na classificação de faixas coloridas, Kyu significa classe, sendo que essa classificação é em ordem decrescente. Na classificação de faixas pretas,Dan significa grau, sendo a primeira faixa preta a de 1º Dan, a segunda faixa preta 2º Dan e assim por diante em ordem crescente.
Em um plano simbólico, o branco representa a pureza do principiante, e o preto se refere aos conhecimentos apurados durante anos de treinamento.
Desde que foi estabelecido e aceito o sistema de faixas coloridas, a graduação do caratê assemelhou-se muito ao seriamento escolar, entonces, para os alunos galgarem graus ascendentes, até o de mestre, são procedidos testes com diferentes características e exigências, de acordo com o grau de conhecimentos exigidos para a faixa imediatamente anterior, ou seja, o aluno obtem a próxima faixa, se conseguir demonstrar que aprendeu a todo o conhecimento correspondente ao grau que ocupa e pretende superar; em tese, somente quando o aluno aprendeu tudo de um estágio é que está pronto para prosseguir no caminho do caratê.
Habitualmente, também se exige certo período de tempo entre um exame e outro.
Entrega de faixas ( obi) para alunos que fizeram o exame
O Significado do OBI (FAIXA)
O obi é um cinturão ou faixa que serve para manter o kimôno fechado, a faixa tem um significado simbólico. Esse aspecto simbólico são as cores. Tradicionalmente, quando alguém começa a praticar Karatê, recebe a faixa branca. Após anos de treinamento, a faixa tende a ficar cada vez mais escura, assumindo uma coloração marrom.
Se continuar praticando, ela vai se tornando preta. A faixa preta significa que a pessoa esteve treinando Karatê por muitos anos.
Quando o karateca realmente se dedica ao Karatê, sua faixa, após a preta ,começa a ficar branca novamente, depois de muitos outros anos. Assim se completa o ciclo.
fotos: Keilamiers
Entenda as cores do OBI (FAIXA)
Branco é a cor da inocência
Indica quem tem a mente e o espírito "vazios", alguém que é leigo nos aspectos espirituais do Karatê-dô. Também indica que esse praticante ainda não conhece bem as técnicas do Karatê.
Marrom, é a cor da terra
É a cor da solidificação.
A faixa marrom indica que o praticante já se tornou competente, mas sua mente ainda é fértil. Nesta faixa muitos desistem e param o treinamento, julgando-se aptos o suficientes e caem na mediocridade, demonstrando a fraqueza que ainda possuem.
Preto é a fusão de todas as cores
Ela indica quem passou por dificuldades e desafios necessários para superar os obstáculos encontrados nos primeiros anos de Karatê.
Após tornar-se um Yudansha (faixa preta), é que realmente começa a jornada de um karateca.
Cada Karateca deveria saber que a faixa preta não é sinônimo de um prêmio, mas um objetivo e um símbolo da realização de um grande esforço dentro de um sistema de graduação.
EXISTEM TRÊS TIPOS DE FAIXAS PRETAS
1-) Existe a pessoa que por colaborar na divulgação do Karatê-dô tem o reconhecimento de seu serviço com um certificado de Faixa preta Honorário (chamado em japonês de Mey-dan ).
2-) Existe a pessoa que é Karateka e treina regularmente, mas não possui índice técnico para ser aprovado em exame de faixas oficial, por ser muito antigo, e para evitar constrangimentos, pode receber uma faixa preta em reconhecimento ao empenho demonstrado.É o Suisen-dan (grau por antiguidade).
3-) E, por último, existe o Jitsu-Kyoku--dan, que foi aquele praticante que se submeteu a banca examinadora e foi aprovado, possuindo nível técnico e treinamento que justifica a sua graduação.
IMPORTANTE: faixa preta de Karatê não é sinônimo de professor de Karatê, mas sim, de pessoa que se sacrificou o suficiente para conseguir um relativo controle de seu corpo e de sua mente .
Fonte: will-phoenix.vilabol.uol.com.br
Contribuição Deivid Rodrigo Correa