segunda-feira, novembro 26, 2012

Mascote FULECO


             

O que é um MASCOTE



"Mascote é o nome dado a um animal, pessoa ou objeto animado que é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa ou evento. Muitas vezes a mascote não é necessariamente o logotipo de uma marca mas passa a ser conhecida como tal devido ao forte carisma com o público. Portanto, muitas empresas passam a utilizá-la como representante principal em campanhas publicitárias."

Como tem que ser um MASCOTE

"Uma mascote, seja de um evento ou de uma campanha publicitária, e tem quase sempre características comuns. Um sorriso estampado no rosto é típico e demonstra a alegria do personagem por estar lá representando "uma marca tão boa e de tamanha qualidade". Têm corpo antropomorfizado e é bastante ativo. Suas cores correspondem às cores da marca que representam ou de um país. Suas formas corpóreas também exibem proximidades com os produtos apresentados. Este último pode ser exemplificado com a popular mascote da marca de esponjas de aço brasileira Assolan. Em sua campanha publicitária, ela se apresenta como uma embalagem da esponja de aço com braços, pernas e olhos que dança músicas populares com letras alteradas divulgando os produtos e os benefícios da empresa."

Recentemente foi escolhido o nome para o Mascote da Copa 2014, nome este que já anda causando polêmica: FULECO- "Depois de mais de dois meses de votação aberta aos internautas e da participação de 1,7 milhão de pessoas, foi anunciado na noite de domingo o nome oficial da mascote da Copa do Mundo da FIFA 2014. O Tolypeutes tricinctus, o famoso tatu-bola, é uma criatura nativa do Brasil e foi escolhida para representar o Mundial."

"O Fuleco recebeu 48% dos votos. Ele concorria com Zuzeco, que teve 31% dos votos, e Amijubi, que recebeu 21%. As três opções de nome foram definidas por um comitê composto por Bebeto, Arlindo Cruz, Thalita Rebouças, Roberto Duailibi e Fernanda Santos. 

O nome Fuleco busca uma representação de futebol e ecologia."

"A mascote oficial do Brasil 2014 é a mais recente de uma longa linha de personagens que entraram para a história da competição. Seguindo os passos de figuras como Zakumi (África do Sul 2010), Goleo (Alemanha 2006) e o precursor World Cup Willie (Inglaterra 1966), a mascote é uma das principais imagens do Mundial, proporcionando à FIFA, ao COL e a outras partes envolvidas uma marca forte para a ativação de campanhas promocionais e o contato com o público."
Alguns colegas da mídia e muitos internautas estão contestando a escolha do nome Fuleco porque segundo o dicionario informal é um apelido para anus.

ver em: http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/fuleco/5232/

Porem pesquisamos o porque da escolha deste nome para o MASCOTE da COPA 2014


-Segundo a FIFA, enfatizar a importância do meio ambiente e da ecologia é um dos objetivos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Resultados de uma pesquisa de opinião pública realizada pela FIFA em 2012 no Brasil confirmam a relevância dos temas da sustentabilidade e do meio ambiente entre o público do país-sede. Mais de 90% dos brasileiros acreditam que a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 deve ser ecologicamente correta.

As três opções de nome foram definidas por um comitê composto por Bebeto, Arlindo Cruz, Thalita Rebouças, Roberto Duailibi e Fernanda Santos. Amijubi é uma representação de simpatia e alegria. Fuleco e Zuzeco trazem uma mensagem ecológica.

Então entendemos que:
FULECO=FUTEBOL+ECOLOGIA

Brasileiro inventa palavras a todo instante, depende de cada um de nós a interpretação.

-Já sobre o Tatu-bola escolhido como mascote



"Fim de janeiro de 2011. A Associação Caatinga estava reunida para identificar oportunidades e discutir questões ambientais em virtude do Mundial. Surgiu, então, a ideia de propor uma mascote. “Quando disseram tatu-bola, houve um silêncio. Todo mundo concordou na hora. Ele é o único mamífero que assume o formato de bola. E a bola é protagonista da Copa”, conta Rodrigo.

A ideia virou campanha na internet, especialmente nas redes sociais. Aos poucos, o apoio de sites, blogs, portais foi crescendo. A divulgação na mídia também. Primeiro, nos meios de comunicação de Fortaleza, sede da entidade, e do estado do Ceará. Depois, em âmbito nacional.

“Percebemos que a campanha tinha potencial e decidimos oficializá-la. Redigimos um documento de 20 páginas e enviamos ao Ministério do Esporte, para o Comitê Organizador Local (COL) e para a FIFA. O tatu-bola é 100% brasileiro e a Copa é uma ótima oportunidade de divulgar a importância da preservação da espécie”, explica Rodrigo.

Tolypeutes tricinctus
Segundo a Associação Caatinga, há 11 espécies de tatu no Brasil. Mas a do tatu-bola, cujo nome científico éTolypeutes tricinctus, é exclusiva do país e não ocorre em nenhum outro local. Uma espécie muito parecida - “um primo dele”, de acordo com Rodrigo, pode ser encontrada no Paraguai, Bolívia e norte da Argentina.

Segundo o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (confira a íntegra da publicação), dos ministérios do Meio Ambiente e da Educação, a principal diferença em relação ao primo Tolypeutes matacusé a presença de cinco unhas nas patas anteriores do tatu-bola.

Ao se enrolar e assumir o formato de bola, ficando estático, ele consegue se proteger de seus principais predadores na natureza, como a onça. Entretanto, contra o homem, as defesas são mínimas. Rodrigo Castro explica que, historicamente, a caça é o grande inimigo do tatu-bola. Mas, recentemente, o desmatamento, as queimadas e a expansão das áreas agrícolas vêm assumindo o papel de principal vilão na devastação da espécie.

O tatu-bola é típico da caatinga e de áreas de cerrado próximas à caatinga. Atualmente, pode ser encontrado em oito estados brasileiros: Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Goiás e Tocantins. Segundo a classificação utilizada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), o tatu-bola está na categoria “vulnerável”, ou seja, corre alto risco de extinção na natureza em médio prazo.

Rodrigo conta que ele deve ser reclassificado na revisão do fim do ano para a categoria “Criticamente em perigo”, quando a espécie corre risco extremamente alto de extinção em futuro imediato. “É a última categoria antes da extinção”, alerta."

"O desenho foi escolhido pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local da Copa após a análise de 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. Depois de extensas pesquisas, o desenho do tatu-bola, criado pela 100% Design, foi identificado como o favorito do principal público-alvo: crianças de 5 a 12 anos."

Fontes:http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/fuleco-e-o-nome-oficial-da-mascote-da-copa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mascote

http://www.copa2014.gov.br/pt-br - http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/fuleco/5232/

Texto opinativo: Keilamiers

CONCURSO MASCOTE DA VICTÓRIA MOTOR HOMES

Depois de toda essa história para falar sobre MASCOTE convidamos você para ajudar a escolher o Mascote para a empresa Victória Motor homes, uma das empresas brasileiras do setor de montagem e fabricação de Veículos de Recreio que mais cresce no país.

Diante do que agora entendemos por MASCOTE crie um desenho que você acha que melhor representará a empresa e envie para o seguinte endereço e concorra a uma bicicleta infantil para o Natal.


Boa sorte!

2 comentários:

  1. COMPARTILHEM ESSA IDÉIA! CIDADANIA JÁ!

    FULECO está a Serviço de Quê ou de Quem???

    Segundo o Dicionário Aulete, Fulecar v. intr.(Bras)- perder todo o dinheiro que se leva ao jogo. Usar conversa para enganar. ...

    FULECO, Palavra Exdrúxula e vazia de qualquer simbolismo construtivo, de qualquer mensagem positiva. Além do que, a infeliz criação presta-se ao deboche pela semelhança com FULERO!

    O Brasil não merece tamanha Ofensa! O belo e encantador animalzinho Tatu Bola - Bem Escolhido! -, tão brasileiro e em forma de uma bola, não merece tal batismo leviano! O Futebol, paixão das maiorias, Paixão do Povo brasileiro não merece um mascote com esse nome estúpido!

    As ditas Maiorias - Futebol é quase Maioria Absoluta! - são tratadas com descaso e menosprezo pelas Elites Dominantes... O que dizer das ditas Minorias???

    Não existe Texto sem Contexto! Tudo é Relacional como diria Pierre Bourdieu! O que se esconde atrás do FULECO? Quais são as Intenções de uma Escolha arbitrária entre três nomes Imbecis???

    Grandes Torcidas Organizadas, Amantes Desorganizados do Futebol e Cidadãos Brasileiros, é Hora de Repudiar tal Escolha "FULERAGEM" que menospreza o Povo Brasileiro!!!

    Unam-se todas as torcidas em coro pelo REPÚDIO a esse batismo a serviço de quê, ou de quem? Una-se o Povo Brasileiro em luta pela Dignidade, pela Cidadania ameaçada face a um nome idiota!

    Não sou amante do Futebol especificamente, mas sou cidadão brasileiro pensante e sensível... Calar-se é IMPOSSíVEL!!!

    Diogo Fontenelle.
    Odontólogo, doutor em sociologia pela UFC e poeta publicado.

    ResponderExcluir
  2. Pois é caro Diogo, nós que trabalhamos na imprensa temos o dever de informar e foi isso que a gente procurou fazer. Já a questão opinativa, temos a nossa sim e concorda com a sua. Porem vamos ver se essa massa que segue futebol e carnaval, mudam essa situação. O que a gente vê é colegas de imprensa malhando o nome sem ao menos pesquisar ao certo o porque foi escolhido. Agora o critério que foi usado, esse é outro assunto. Por nós já está certo, o nome do Macote é "Tatu Bola", se todos o chamarem assim, não vai ter quem diga diferente, nos referimos justamente sobre isso. O poder que temos em mãos para mudar o que quisermos, mas uma andorinha somente não faz verão. Obrigado pelo seu comentário e por visitar nosso blog. Vamos lutar pelo que acreditamos! Abraços, keila

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR COMENTAR!