sexta-feira, novembro 23, 2012

Sem internet é o fim do mundo!


Um triplo rompimento de fibras ópticas causou hoje a queda de vários provedores de internetno sul do país. Os detalhes ainda estão escassos, mas informações da radio CBN Curitiba no Twitter   dão conta que as redes das GVT, Intelig e Eletronet foram afetadas e clientes no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão com dificuldade de acesso. Além disso, outros usuários relatam problema em São Paulo também.
Como certas operadoras de telecom como a Vivo e TIM confiam na infraestrutura de outras para fornecer acesso de internet aos seus clientes, eles também foram afetados. A informação é corroborada na lista [caiu] onde diversos administradores de rede relatam dificuldades de acesso nas regiões afetadas.
Tecnoblog entrou em contato com a Intelig/TIM. Por enquanto, a empresa informa que ainda está apurando o que aconteceu e que terá um posicionamento oficial em até uma hora. Já o Terra conseguiu a informação  de que o atendimento da GVT está informando aos clientes que houve um problema no backbone em São Paulo. Ainda de acordo com a CBN Curitiba, nenhuma das empresas ofereceu uma previsão de normalização.
Em comunicado enviado à imprensa, a GVT confirmou que seus clientes nos três estados do sul do Brasil estão com dificuldade de acesso. A empresa diz ainda que “a serviço foi afetado depois que três pontos da rede de longa distância que faz a comunicação de dados para várias operadoras de telefonia e banda larga que operam na região foram rompidos”. Sobre a volta do serviço, a GVT informou que “equipes do fornecedor responsável pela rede trabalham para restabelecer o serviço o mais breve possível”.
Já a operadora TIM confirmou o triplo rompimento de fibra óptica em toda a região sul. Esse rompimento afetou os serviços de voz e dados dos clientes da operadora. Ela disse também que “técnicos da TIM e suas parceiras já atuam para correção do incidente e restabelecimento dos serviços o mais rápido possível”.
Por sua vez, a Vivo confirma apenas que os clientes nas regiões do Paraná e Santa Catarina fora afetados, seja com dificuldade no acesso ao serviço de dados ou no serviço de voz. Eles também confirmam que a causa foi uma empresa terceirizada, mas não revelam qual o nome. A empresa diz ainda que “a situação foi normalizada às 15h40 desta tarde, após mobilização de equipes técnicas”.
Artigo atualizado às 16:47 com mais informações.

-O que será que está acontecendo na real?

Abraços, keilamiers



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