quinta-feira, outubro 23, 2014

Virus Ebola, saiba como surgiu a doença - Profissionais da saúde recebem orientação em Joinville-SC



Profissionais da saúde recebem orientação sobre vírus Ebola

Joinville,
22/10/2014



Cerca de duzentos profissionais da saúde de Joinville participaram nesta quarta-feira (22) de capacitação sobre o vírus Ebola. O encontro, organizado pela equipe da Vigilância Epidemiológica municipal, ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores. Esta é a segunda ação da saúde para a prevenção à doença.

A primeira, também em forma de palestra, foi realizada exclusivamente para os profissionais que atuam na linha de frente dos atendimentos, como servidores de prontos-socorros de hospitais públicos e privados e pronto-atendimentos da rede básica.

No encontro desta quarta-feira, a enfermeira Ana Maria Brisola, da Vigilância Epidemiológica, apresentou um quadro geral da doença nos países africanos e explicou os procedimentos a serem adotados para identificar e encaminhar pessoas com suspeita da doença.

Pessoas oriundas de países como Guiné, Serra Leoa e Libéria que apresentem os sintomas devem ser isoladas e a Vigilância Epidemiológica acionada. “A possibilidade de o vírus chegar a Joinville é remota, mas é necessário estarmos preparados”, disse Ana.

A orientação geral transmitida para os profissionais da saúde é de que identificados os sintomas iniciais e constatado o grupo de risco (pessoas que vieram de países onde existe a doença), o paciente seja isolado e a Vigilância informada pelo telefone 3417-1383. Caso a doença seja identificada, a pessoa infectada será transferida para o hospital de referência.

Em Santa Catarina são dois os hospitais que estão aptos a receber doentes com o vírus Ebola, ambos localizados em Florianópolis. O Nereu Ramos para pacientes adultos e o Joana de Gusmão para crianças.

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Joinville, Aline Costa da Silva, a principal ação neste momento é a disseminação da informação para as pessoas envolvidas em saúde. “Cartazes e folders serão distribuídos nos PAs e unidades de pronto socorro e temos a previsão de fazer mais uma palestra, desta vez com empresários do setor farmacêutico e profissionais da educação”, comentou.

Sintomas

Os primeiros sintomas do Ebola são febre, dor de cabeça, mal-estar geral e cansaço e, por isso esta doença pode ser facilmente confundida com uma simples gripe ou resfriado.

No entanto, após uma semana de desenvolvimento da doença surgem outros sintomas do vírus Ebola, como enjoo, dor de garganta, tosse persistente, vômito frequente, que pode conter sangue; diarreia frequente, que pode conter sangue; sangramentos nos olhos, nariz, gengiva, ouvido e partes íntimas; manchas e bolhas de sangue na pele, em vários locais do corpo.

Transmissão

O Ebola é uma doença altamente contagiosa que é transmitida pelo contato com o sangue, urina, fezes, vômito, sêmen e fluidos vaginais de pessoas contaminadas, objetos contaminados, como roupas do doente, e pelo consumo, manipulação ou contato com fluidos de animais doentes. A transmissão só acontece quando os sintomas se manifestam, durante o período de incubação do vírus não há transmissão.

Como surgiu a doença


Os primeiros casos registrados de vítimas mortais do Ebola surgiram na África Central no ano de 1976, quando humanos foram contaminados através do contato com cadáveres de macacos.

Apesar de não se ter certeza da origem do Ebola, é conhecido que o vírus está presente em algumas espécies de morcegos que não desenvolvem a doença, mas que a conseguem transmitir. Assim, é possível que alguns animais, como o macaco ou o javali, comam frutas contaminadas com a saliva dos morcegos e, consequentemente, infectem os humanos ao consumir o javali contaminado como alimento, por exemplo.



Informações adicionais
Diego Rosa
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: drimprensa@gmail.com

terça-feira, outubro 14, 2014

Começou a cobrança de pedágio para entrar em Bombinhas-SC


Começa instalação de leitores de placas para cobrança de pedágio em Bombinhas 

14 de outubro de 201439
Foto: Marcos Porto
Foto: Marcos Porto

Atualizada às 13h05

A empresa Telmesh Tecnologia e Sistemas começou a instalar as câmeras tipo OCR que farão a leitura das placas dos veículos que entrarem em Bombinhas, para cobrança da Taxa de Preservação Ambiental (TPA). Os equipamentos serão ligados na quinta-feira e passarão por aferição durante dois dias. Só depois o contrato será homologado com a empresa, que foi a única a participar da licitação.

O custo máximo estimado pela prefeitura para operação do sistema por dois anos é de R$ 6,8 milhões. Haverá equipamentos na entrada principal da cidade, na SC-412, e no Morro de Zimbros, que é usado como acesso alternativo.

A empresa terá que comprovar índice diário de aproveitamento automático das imagens de 90%. O que faltar será aferido de forma manual.

A leitura das placas começa no dia 15 de novembro, mas desde o último mês a prefeitura está fazendo o cadastro dos isentos (pessoas que têm carros emplacados em outras cidades mas terão direito à entrada gratuita no município, como os proprietários de casas de veraneio.

Até agora 426 pedidos de isenção foram aprovados, e há outros em análise. A solicitação é presencial, na Secretaria de Turismo ou na Secretaria de Pesca. Como muitos dos candidatos à isenção só vêm à cidade na temporada de verão, o cadastro será estendido indefinidamente.

A taxa, que é de R$ 20 para carros, poderá ser paga via internet ou em postos de cobrança (ainda indefinidos). O não pagamento vai gerar débito com o município.



A instituição da TPA ainda divide opiniões dentro e fora de Bombinhas. Há quem defenda a taxa alegando que a cidade não tem mais como arcar com um volume tão grande de visitantes. Há quem condene dizendo que era preciso, primeiro, limitar a entrada de veículos.

Até a instituição oficial, em novembro, o pedágio ambiental ainda deve provocar muita discussão em torno da legalidade e da forma de aplicação.

O Ministério Público, que instaurou inquérito logo após o anúncio da TPA, ainda não se manifestou.



Leia mais:


INÍCIO

Postado por Dagmara Spautz, às 8:24

Categorias: Cidades

Decathlon abre nova loja em Joinville


Decathlon Joinville


A Decathlon irá inaugurar uma nova loja em Joinville, para levar a paixão pelo esporte ainda mais longe! A maior loja esportiva chega a mais uma cidade de Santa Catarina para que os apaixonados por esporte estejam ainda mais próximos da sua modalidade esportiva favorita, entre as 55 oferecidas!


O espaço terá mais de 2,1 mil metros quadrados onde além de realizar suas compras com conforto e muitas opções, você também pode comprar online e retirar seu pedido diretamente na loja, sem pagar frete e com muita rapidez! Basta efetuar sua compra em nossa loja online e escolher como opção de entrega “retirar em loja”. Seu pedido será encaminhado até o estabelecimento e você receberá um e-mail avisando quando os itens estiverem disponíveis!
ABERTURA


Local: Rua Quinze de Novembro, 2805

Data: 16/10/2014

Horário: 10h


Venha viver a experiência Decathlon em nossa inauguração! Adquira já seu convite de convidado especial aqui e participe do sorteio de uma bicicleta Rockrider 5.1.


Tenha todas as informações sobre a maior loja de esportes de Joinville no site: www.decathlon.com.br/joinville

domingo, outubro 12, 2014

domingo, outubro 05, 2014

Programa Web Tv do dia 05 de outubro de 2014

Campismo Brasileiro - 05.10.2014 - Entrevista com Eduardo Issa e Letícia do www.travessiadasampericas.com.br
Watch live streaming video from jkjtv at livestream.com
Comunidade- 05.10.14 Eleições e suas curiosidades
Watch live streaming video from jkjtv at livestream.com